ADRENA - Atividades no AR (ou pendurados) - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

ADRENA - Atividades no AR (ou pendurados)

9 de novembro de 2013

ACERTE A AVENTURA, Porque aqui os dias são sempre cheios de Energia!

Atividades no AR (ou pendurados)

 

Bunguee Jump, Base Jump, Rope Swing, High line.

 

Levando o energético F3 a tiracolo, suas aventuras são sempre mais emocionantes. É a energia que impulsiona a aventura!

 

 

 

 

 

 

BUNGUEE JUMP

 

DEFINIÇÃO: Esse esporte radical consiste em saltar de lugares altos com uma corda elástica presa, normalmente, aos pés.

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: No Brasil, por falta de locais adequados, o bungee jump é normalmente praticado com o auxílio de plataformas metálicas. Uma exceção notável é a Ponte Dom Pedro II, uma estrutura de aço construída sobre o Rio São Francisco aqui na cidade de Paulo Afonso. Com um vão de 85 metros, é um lugar perfeito para saltos espetaculares. Já aconteceram saltos no bondinho da Chesf também, porém, hoje não mais. Recentemente alguns atores da rede globo vieram fazer a gravação de uma minissérie e, em breve nossa bela ponte aparecerá nas telinhas globais.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: A Ponte Dom Pedro II é o melhor local porém, atualmente, é necessário que se tenha uma autorização do DNIT para a execução.

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Valdilson dos Anjos é bombeiro e já saltou diversas vezes da Ponte Dom Pedro II: “a emoção é única porque essa ponte foi construída na década de 50 e essa atividade é sensacional, pois o salto de Bunguee Jump nessa ponte é o único no Brasil com mais de 80m de altura e com a possibilidade de se molhar nas águas do São Francisco. Eu realizei alguns saltos e a emoção é inesquecível. Cada salto é uma emoção diferente. Além do salto, tem o cânion, a ponte naquela altura... é adrenalina demais. Por mim eu saltava toda semana. É preciso ter coragem, ter medo também, e quem gosta de aventura, é uma adrenalina inesquecível, arranca todo o stress possível. Vale muito a pena!"

 

FOTO: arquivo pessoal de Valdilson

 

 

BASE JUMP

 

DEFINIÇÃO: O próprio nome do esporte já diz B.A.S.E. (building, antena, span e earth formations) que traduzindo fica: prédio, antena, ponte e formações naturais (como as montanhas). 

É um salto de pára-quedas que é realizado de qualquer ponto que tenha uma altura mínima necessária, para que dê tempo do pára-quedas abrir. O pára-quedas é especial para uma abertura rápida e deve-se ter muita técnica para realizar um salto

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: Também realizado no High Vibe que aconteceu aqui na cidade, 3 atletas de Base Jump saltaram da Ponte Dom Pedro II. Rodrigo Almeida, Gabriel Lot e Fernando Brito. O salto aconteceu enquanto 2 high liners atravessavam as fitas também presas à estrutura da ponte.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Devido a altura necessária para o salto, o melhor local é a Ponte Dom Pedro II.

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Gabriel Lot é um dos base Jumpers citados e: “a sensação é, como sempre, maravilhosa, muito maneira, medo pra caramba no começo, aí quando o pára-quedas abre é só alegria... Base Jump é isso, cada vez que a gente salta tem esse medo... É um esporte perigoso, mas que a gente tenta fazer da melhor maneira possível.

 

FOTO: AcertePauloAfonso

 

 

ROPE SWING

 

DEFINIÇÃO: Lembra muito o Bungee Jump só que ao invés de se cair direto do ponto de ancoragem a pessoa se afasta lateralmente ou, no caso o salto em pontes, a via passa por baixo e assim, ao saltar, se cria um pendulo e sobe novamente.

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: Já aconteceram saltos como esse em diversos pontos da cidade. Na ponte Dom Pedro II ( o lugar que gera mais adrenalina), na ponte de acesso à Ilha, no algorão. Qualquer ponto que se possa armar um pêndulo é possível realizar.

 

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Ponte Dom Pedro II

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Uillams é praticante e instrutor da atividade: “Não vou mentir que me da um medo só de olhar, mas também me da uma vontade... imagina a adrenalina que é, e também a sensação de estar voando… Amo o Rappel, gosto da Tirolesa e pensar em ter alguma sensação parecida com aquela de cair me deixam relaxado. A questão também e que achei muito difícil achar informações sobre essa pratica na internet e acho valido contar aqui um pouco sobre o esporte, os perigos e as curiosidades. Então vamos lá, chega de blá blá blá e vamos ao conteúdo. Aqui em Paulo Afonso não sei quem trouxe, eu vi isso em 2002 com um grupo que estava praticando na ponte na entrada da ilha (Paulo Afonso), foi ai que comecei a praticar e me aperfeiçoei. Hoje não sou o melhor em saltar (risos), mas sim o cabeça em montar na ponte Dom Pedro II, nossa ponte de metal a 86 metros de altura. E um esporte de alto risco que só deve ser feito acompanhado de gente experiente, e também já aviso que e uma pratica que pode acontecer de machucar a coluna assim como o bungee jump."

 

FOTO: arquivo pessoal Uillams

 

HIGH LINE

 

DEFINIÇÃO: é uma das variações do slack line, uma fita apropriada esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. No caso do higjline, como o próprio nome diz, precisa estar em um ponto alto.

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: Aconteceu recentemente o Projeto High Vibe 11, idealizado por Caio Amador. Os high liners posicionaram as fitas nas laterais da ponte Dom Pedro II e atravessaram simultaneamente com os base Jumpers saltando. Por enquanto, essa foi a única prática na ponte aqui da cidade, mas o legado já foi deixado e muitos praticantes de slackline aqui da cidade estão “ensaiando” para a próxima visita. A equipe do energético F3 estava lá a todo tempo dando uma energia a mais para os praticantes da atividade.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Como aconteceu APENAS na ponte Dom Pedro II, é certo que lá seja o melhor local. Porém, nada impede que novos experimentos aconteçam. Alguns praticantes de slackline aqui da cidade estão querendo montar um high watter line lá no Algorão. Certamente será fantástico. Os testes já foram iniciados.

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Caio Afeto é High Liner profissional e veio para Paulo Afonso realizar o feito inédito com o seu projeto High Vibe:  “Fazer Highline é como flutuar no ar, uma mistura de sensações que nos provoca medo, adrenalina, desafio, superação...São muitas as palavras necessárias para descrever essa arte de se equilibrar nas alturas, eu venho me dedicando a bastante tempo no highline, hoje a liberdade que tenho ao caminhar nas alturas me incentiva a continuar me desafiando em cada local, como na Ponte Dom Pedro II onde tiver o prazer de sentir tudo isso em um ambiente totalmente novo e diferente. Com um potencial tão grande para ser explorado, a Cidade de Paulo Afonso é sem dúvida um destino certo para os praticantes do highline.”

 

FOTO: Mário Roberto

 

Acompanhe todas as séries

Atividades off road: aqui

Atividades em terra: aqui

Atividades em água: aqui

Matéria principal

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]
www.acertepauloafonso.com.br

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.