ADRENA - Atividades fora de estrada - Off Road - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

ADRENA - Atividades fora de estrada - Off Road

28 de novembro de 2013

ACERTE A AVENTURA, Porque aqui os dias são sempre cheios de Energia!

 

 

As atividades fora de estrada  - OFF ROAD - são, sem dúvidas, especiais pois proporcionam um contato mais próximo com a natureza. E o energético F3 é o companheiro perfeito para essas aventuras. Divirtam-se!

 

 

 

 

 

TRILHAS ECOLÓGICAS A PÉ

 

DEFINIÇÃO: caminhadas (longas ou não) por lugares afastados dos centros urbanos que proporciona o contato direto com a natureza. Essa deve ser uma prática responsável, consciente e ecológica. Afinal,

“Da natureza nada se tira a não ser fotos.

Nada se deixa a não ser pegadas.

Nada se leva a não ser recordações.”

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO E PROXIMIDADES: Existem vários locais para seguir trilha em Paulo Afonso, as mais conhecidas são a Serra Umbuzeiro – ponto mais alto de Paulo Afonso – o passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 507 metros acima do nível do mar tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso. 

 

Trekking no Raso da Catarina - O raso é dividido entre reserva biológica e indígena. Para aqueles que gostam de caminhar, o Raso da Catarina é a verdadeira prova de fogo. Título muito adequado não apenas pela presença de um sol escaldante, mas também pelo fato do solo ser de areia pura, o que dificulta o desempenho do andarilho. Fundo de um antigo mar interior, o Raso é só areia, coberto por uma vegetação arbustiva, onde as sombras são limitadas a poucas árvores, que milagrosamente conseguem crescer num dos locais mais inóspitos do mundo. Localizada na reserva indígena dos índios Pankararés, a Baixa do Chico, é um cânion seco com 12 km de extensão no coração do Raso, desafiando àqueles que se atrevem a percorrê-lo.

 

Os obstáculos a serem vencidos são o calor, a sede, o cansaço e as dores musculares. As recompensas são as vistas dos belos paredões da única reserva biológica de caatinga no mundo e a experiência de percorrer trilhas que no passado apenas cangaceiros, como os de Lampião (que se conta ter escondido uma botija repleta de ouro no local) eram capazes de enfrentar.

 

Tem também o Rio do Sal, Anjiquinho (do outro lado do cânion, já no município de Delmiro, porém com facilidade de acesso vindo de Paulo Afonso), a margem do cânion próxima ao Grande Hotel (hoje desativado) que possibilita contemplação de diversas espécies de pássaros e possibilidade de ver os macacos prego; Serra do Retiro (no município de Nova Glória porém, também de fácil acesso) um pico também muito alto e com uma visão magnífica do entorno; trilha do Rio do Sal que proporciona um belo de um banho de rio ao final dos esforços.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Todas as trilhas são acessíveis. Algumas com um grau maior de complexidade, o contato com a natureza permite visualização de diversos animais. Os mais comuns são os micos e as aves com suas belezas infinitas. O conjunto de pontos positivos, tanto no que se refere ao acesso, belezas naturais, facilidade de locomoção, visual e disponibilidade de guias a Serra do Umbuzeiro é o melhor lugar para visitar.

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Felipe Pereira é repórter da TV São Francisco e esteve aqui na cidade para gravação de uma série de reportagens que irão ao ar em dezembro e janeiro pela TV BA e TV São Franciso e, quem sabe, para o quadro "Tô de Folga" da rede Globo: "A caminhada é fantástica, tem lindas paisagens ao longo do caminho, os desafios de passar por buracos mais apertados, conhecer um pouco da historia do cangaço é sensacional e... vale a pena, vale a pena cada gota de suor que a gente derrama aqui pra chegar, olha essa vista, que coisa linda, que coisa sensacional. Aqui você consegue, sem dúvida alguma, repor todas as energias, por isso que vale a pena, eu faria de novo... agora daqui a um mês ou dois porque é o tempo que eu vou levar para me recuperar". Assista ao vídeo aqui

 

E Ailton Nery é o camera man da equipe e: "É cansativo para quem não pratica esporte, mas realmente é fantástico poder desfrutar de imagens por onde você passa e quando chega aqui em cima é simplesmente maravilhoso. Quem nunca veio, pode vir pra cá, é simplesmente estraordinário". Assista ao depoimento aqui

E vejam que ele não tem pecados, pois passou pelo buraco da agulha veja aqui

Foto: Arq pessoal Felipe

 

Na foto: Felipe e Ailton

 

 

TRILHAS EM MOTOCICLETA

 

DEFINIÇÃO: atividade off road praticada em motocicleta apropriada. As motos passam por trilhas de toda a complexidade possível gerando muita adrenalina e é praticado sem nenhum dano a natureza, estando sempre em contato com ela e sujeito a desafios. No off road, o objetivo é enfrentar vários tipos de obstáculos, em trilhas realizadas em terrenos irregulares, pedregosos, com trechos críticos, passagens d’água lama, solo arenoso e outras adversidades.

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO:as trilhas são compostas por rios, areões, caatinga fechada e uma paisagem de impressionar. De moto é possível passar por dentro de um cânion, onde um dia já passou um grande rio. Outro lugar exuberante é o Raso da Catarina, com seus paredões em rocha” revista ProMoto ano 10 numero 96.

 

Em Paulo Afonso existem grupos de amigos que fazem trilhas periodicamente como o Bicho do Mato, Papa-léguas, Calango Louco entre outros. Os grupos se reúnem semanalmente, normalmente vão pro Raso da Catarina, Santa Brígida, Jeremoabo, stand de tiro no Rio do Sal, Lagoa do Sal. Cada semana uma aventura diferente. Paulo Afonso é um lugar privilegiado para esse tipo de atividade.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Sem dúvidas, o Raso da Catarina é o melhor lugar por ser diferente. O Raso é um cânion seco e, devido a isso, possui várias particularidades. As trilhas são mais fechadas, radicais, tem pedregulhos, areal. É, sem dúvidas, uma trilha única.

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: José Eduardo é competidor de enduro desde 2009 e já conquistou boas colocações em muitas delas. Seu maior desejo é trazer uma etapa do campeonato baiano pra Paulo Afonso: “O Raso da Catarina é um santuário que só quem chega lá sabe, não tem como descrever! A sensação é única ao chegar lá. É totalmente diferente de todos que já andei: Trilha diferenciada... é coisa de cinema! Quem gosta de trilha esse é O lugar. Não é todo mundo que tem a chance de fazer trilha de moto em um canion sem água. E depois, nada como tombar um bom banho de rio no Velho Chico.” Saiba mais sobre o esporte clicando aqui

 

Foto: Arquivo pessoal

 

TRILHA EM JEEP

 

DEFINIÇÃO: Assim como a trilha de moto, é uma atividade off Road, porém praticada em carro apropriado com tração nas 4 rodas

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: um grupo de pessoas amantes da natureza e das aventuras resolveram se reunir e fundar uma associação que recebeu o nome de Paulo Afonso Jeep Cluce ha mais de 12 anos. E assim eles exploram todo esse nosso entorno em seus jeeps cheios de ousadia. Passando pelo Raso da Catarina, serra de Água Branca, Delmiro Gouveia... enfim, todos os lugares que necessitem de um pouco mais de esforço para explorar. O Jeep Clube não é só diversão, afinal, também dá um suporte em casos de catástrofes, calamidades, públicas, resgate, órgãos de defesa do meio ambiente. Procura sempre preservar a natureza e denunciar crimes ecológicos e agressão ao meio ambiente. Mas algumas dessas trilhas não podem ser explorads sem a presença de um guia. A possibilidade de se perder é existente.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Certamente o nossa canion seco no Raso da Catarina é, sem dúvidas, o melhor local para essa exploração. Devido a maior complexidade da trilha. Terreno irregular, passagens difíceis. 

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Florisval (Flor) é um típico Jipeiro e dá o seu recado: "Um veículo com tração 4X4, isopor com bebidas e gelo, tira-gosto de frios, um grupo de amigos e a família são requisitos indispensáveis para que se tenha um final de semana agradável, que alivia o stress, revigora as energias para a volta da rotina do dia a dia. Normalmente esses momentos são registrados com belíssimas fotos e vídeos. Não se preocupe em ir muito longe, nossa região é belíssima e podemos aproveitar as belezas do rio São Francisco, Raso da Catarina, Serra de Água Branda, Delmiro Gouveia, Piranhas...

Se chover??? Melhor ainda, as dificuldades aumentam e é disso que o jipeiro gosta: água, lama, erosões, areia...

Esses momentos são marcantes pois solidifica a amizade e exercita o companheirismo e a solidariedade.

Nosso lema é: Não deixe nada além de pegadas, não leve nada além de lembranças e não tire nada além de fotos. Preserve para que os outros possam aproveitar também.

 

Foto: Klycinha Nascimento

 

MONTAIN BIKE

 

DEFINIÇÃO: Como uma das mais acessíveis atividades off roads, a atividade de trilhas de bicicleta não são feitas de maneira competitiva. É um exercício para o corpo, mente e alma. O uso da bicicleta com pneus apropriados anti derrapantes proporciona a passagem por lugares com areia fofa, terrenos irregulares e de difícil acesso.

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: A cidade é recheada de excelentes lugares para fazer trilhas. Desde passeios curtos a passeios longos e intermunicipais. Um grupo de atividade frequente de pedaladas (o PedaleirosBikeClub) por aqui pela cidade se reúne todas as terças e quintas para passeios noturnos e urbanos. Nos finais de semana, sempre marcam trilhas mais longas. Dentre elas, o Rio do Sal, Riacho, povoado Arrastapé, Juá, Campos novos, alguns sítios de integrantes do grupo. A cidade tem uma infinidade de trilhas, sejam elas com banho de rio para refrescar no meio do caminho ou muita areia e seca pela frente. Todas com belíssimas paisagens no entorno.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: Dentre as diversas possibilidades de trilhas pelas redondezas, a do rio do sal é uma das melhores opções porque proporciona um delicioso banho de rio pelos cânions do São Francisco. Um momento de refrescar e recarregar as baterias para a longa volta. Porém, atualmente o acesso está proibido, é área militar. :/

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Jerry Silvestre é pedaleiro assíduo. “Agradeço a oportunidade de relatar aqui o meu depoimento sobre bike, e relatar o meu interesse hoje por bicicletas. Comecei a pedalar por problema de saúde, pois tenho 1,69cm e estava com 96,5kg, eu mal podia subir uma escada, mal podia me agachar, se estava sentado no chão, pra levantar era aquela agonia. Eu cheguei a jogar futebol nos finais de semana, mas o contato físico muitas vezes me machucava e fazia com que eu perdesse um ou dois dias de trabalho, daí então resolvi procurar um esporte que não tivesse contato físico, foi então que veio a ideia de pedalar. Comprei minha primeira bike sem saber de nada sobre o assunto e como diz o ditado: sentei a bota. Pedalei por muito tempo sozinho, perdi bastante peso e cheguei ao ponto em que perder peso estava mais difícil, comecei a pensar em desistir e foi quando fiquei sabendo de um grupo que pedalava em nossa cidade, só que eu não conhecia ninguém do grupo e ficava com vergonha de ir pedalar. Certo dia, em uma loja de bike, eu conheci Mity Kawasaki, onde a mesma me convidou para participar do grupo, daí por diante foi só ir pedalar com o grupo e lá fiz muitos amigos. Pedalo hoje no grupo PEDALEIROS BIKE CLUBE e participo de algumas competições, hoje me sinto muito melhor, pois cuido da minha saúde, divirto-me e fiz vários amigos. Sem contar que foi pedalando que conheci melhor a minha cidade, nela encontrei lugares lindos, lugares que de carro eu jamais conheceria. E é isso meus amigos! Quem quiser pedalar com o grupo PEDALEIROS BIKECLUB é só ir as terças e quintas, no Lindinalva Cabral, às 19h30min. CUIDE DA SAÚDE, DIVIRTA-SE E FAÇA MUITOS AMIGOS!"

 

Foto: Jerry, Mity, Vinícius e Gabriel

 

BICICROSS

 

DEFINIÇÃO: uma bicicleta BMX aliada a algumas rampas e curvas são o paraíso dos praticantes dessa atividade.

 

PRÁTICA EM PAULO AFONSO: A cidade já teve algumas pistas de bicicross. Mas nunca um lugar com uma periodicidade grande. Já construíram uma pista no BTN, Prainha, na época do Eco Esportes Radicais tinha uma pista próxima ao Parque de Exposições e hoje tem uma pista que foi iniciada, mas não concluída. Mas mesmo assim os apaixonados pelo esporte tentam usufruir do local como podem. Como não existe pista oficial de bicicross na cidade, os esportistas treinam em um espaço onde ela foi iniciada, porém, devido a falta de algumas autorizações, foi embargada.

 

MELHOR LOCAL PARA A PRÁTICA NA CIDADE: A inexistência de uma pista oficial dificulta a prática, mas ela é existente. O local que existe hoje é o que seria a melhor das pistas que já foram construídas, devido a boa localização. Ela fica em uma localização mais central, facilitando o acesso. O Bicicross em Paulo Afonso é algo antigo e, mesmo com as dificuldades para treino, a cidade tem vários competidores e campeões baiano, brasileiro até sulamericanos. Ficando claro que o pauloafonsino é cheio de talento e força de vontade para praticar a atividade.  Sem dúvidas, um local adequado, com infra-estrutura no entorno ajudaria a multiplicar esses talentos.

 

DEPOIMENTO DE QUEM PRATICA/PRATICOU A ATIVIDADE NA CIDADE: Fernando Alcântara (Fernandinho) é tatuador e praticante desde “moleque” como ele mesmo diz: “Pra mim, o bicicross é um estilo de vida!” e André Biamax, competidor e possuidor de vários títulos, dentre eles o sulamericano: “para mim também é um estilo de vida, mesmo com dificuldades para treinar aqui na cidade eu não vivo sem o bicicross. Treino todo sábado e levo o nome de Paulo Afonso para todos os campeonatos que participo."

 

Foto: Arquivo pessoal

 

A última matéria da série sairá em breve falando sobre atividades que envolvem terra e água. Fiquem atentos e a vontade para sugerir novos desafios ADRENAntes...

Acompanhe todas as séries

Atividades no ar: aqui

Atividades em terra: aqui

Atividades em água: aqui

Matéria principal

 

Por Ana Paula Araujo

www.acertepauloafonso.com.br

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.