O Lançamento do livro que conta a História de Paulo Afonso - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

O Lançamento do livro que conta a História de Paulo Afonso

28 de fevereiro de 2014

O lançamento do livro “De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e memórias de pioneiros” aconteceu na noite de ontem na pérgula da piscina do CPA. O espaço estava todo dedicado aos convidados que compareceram em peso. Como o livro é um retrato do que aconteceu em Paulo Afonso desde quando esta ainda era o povoado de Glória Velha e chamado Forquilha, até o ano de 2013, muitas personalidades foram citadas nesse livro e, boa parte dos que ainda estão vivos, compareceu ao evento que nada mais é do que uma grande homenagem aos pioneiros de Paulo Afonso que foi transformado em livro e celebrado nesse coquetel de lançamento.

 

No local, o stand de venda de livros foi armado com uma boa quantidade desses exemplares como também do livro de “Angiquinho, 100 anos de história”, mais uma autoria de Antônio Galdino, e foi lançado no ano passado. Os livros podiam ser comprados também com cartão de crédito. O preço do livro De Forquilha a Paulo Afonso é R$ 40,00 e Angiquinho, 100 anos de história é R$ 25,00. Poderão, também, ser adquiridos posteriormente pela rede social do autor (AQUI), pelo email: [email protected], pelos tels: 75-3282.0046/9968.2263 e 9234.1740. Em até 2x nos cartões Visa e Master.

 

 

Como o Jornal impresso de autoria de Galdino e intitulado Folha Sertaneja completou seus 10 anos de existência registrando os principais acontecimentos da cidade desde 2004 pra cá, a celebração serviu também para comemorar o aniversário do jornal. Para a edição de aniversário, a publicação de número 120 do Folha Sertaneja publicou a matéria 10 anos da Folha Sertaneja um livro conta a história de Paulo Afonso, com a redação do site AcertePauloAfonso  (AQUI). O que nos deixou bastante orgulhosas em saber o quanto a nossa matéria traduziu bem o conteúdo do livro.

 

 

Para a abertura, Antônio Carlos Zuca iniciou a apresentação da noite destacando a presença das personalidades que também estão com um pouco da sua história retratados no livro e a importância que esse trabalho tem para a história de Paulo Afonso. “Paulo Afonso recebe hoje um grande documentário da nossa história.... Galdino é o retrato vivo de Paulo Afonso” disse ele se mostrando preocupado com a história “pós Galdino”, sem saber quem iria conta-la.

 

E, assim, apresentou um pequeno vídeo com pioneiros citados no livro e que contribuíram para o conteúdo do mesmo como: Diogo Andrade, Manoel Pereira, Zé Rudival, Lisette Alves, Severino Dentista e Abel Barbosa falando sobre a luta pela emancipação e a primeira eleição na cidade; Cláudio Xavier falando dos registros fotográficos; Tupim Nóbrega falando sobre a música; Profa Etenilda falando sobre o ensino; Bert Cerqueira falando sobre o jornal O Mandacaru e o pioneirismo nas rádios; e fechando com a fala de José Freire contando um fato curioso sobre a sua fantasia de toureiro no carnaval, conto que arrancou muitas risadas do público ali presente.

 

 

O Professor Edson Barreto iniciou o momento literário, onde falou um pouco da história do autor, desde quando saiu de Zabelê, antigo distrito de Monteiro/PB, até os dias de hoje e chamou essa trajetória de “Antônio Galdino, um voo pelo céu literário e um pouso de boiadas de conquistas na terra da energia

 

 

E finalmente, com a palavra, Antônio Galdino disse, emocionado, que esse livro era para ser uma biografia de Abel Barbosa, mas o mesmo, humildemente, solicitou que fizesse algo mais amplo levando o autor a se aprofundar mais nas pesquisas e guardar no papel toda, ou boa parte da história de Paulo Afonso. Falou também sobre o propósito do livro “Dr Ricardo Holanda comentou que livro não é para ganhar dinheiro, ninguém ganha dinheiro com literatura, com produção literária... o objetivo maior é deixar esse legado para as próximas gerações”... “os jovens de hoje pouquíssimo conhecem da historia de Paulo Afonso, quase nada, não sabem os personagens, como surgiu, por que tem o nome de "Paulo Afonso” [...] o livro é uma forçadinha de barra”. Falou também da importância de ter esses livros nas escolas, transformá-lo numa edição mais compacta, com menor custo; da sua tristeza em ver o antigo restaurante da Chesf ser derrubado “não havia necessidade de derrubar um patrimônio daquele... por que não usou um desses muitos terrenos vazios?”...

 

Em seguida, registou a presença de alguns que contribuíra para esse trabalho “fico feliz que tenha essa plateia me ouvindo e vou fazer questão de nominar algumas pessoas, embora todos sejam igualmente importantes, mas nós conseguimos reunir aqui, isso é bom, Paulo Afonso está mudando, graças a Deus, conseguimos reunir aqui para o lançamento de um livro, para a comemoração dos 10 anos de aniversário do Jornal Folha Sertaneja, esse público que está aqui que deixou seus compromissos para virem nos ver e, dentre eles, estão vários ex prefeitos, a começar por Abel Barbosa, Paulo de Deus, Frederico Fausto, Luiz de Deus, Anilton Bastos, isso não é honra a mim, mas a um produto que vai servir para a comunidade de Paulo Afonso, para esses ex gestores e para os próximos trabalharem melhor.” Registrou a presença de outros políticos ali presentes, da família, dos colegas de trabalho, da equipe do Jornal, da equipe que produziu o livro juntamente com ele. Agradeceu emocionado a cada um que compareceu e franqueou a palavra para os que se sentissem a vontade e foi para o seu “posto” de autógrafos.

 

Personalidades que fizeram o uso da palavra

 

Ao final, Deca do Acordeon puxou aquele forró pé de serra cantando a música de Luiz Gonzaga “Paulo Afonso” e o forró seguiu até o fim da noite.

 

 

Sem dúvidas esse livro ficará para a história da nossa cidade, afinal, ESSA história jamais irá se perder graças a Antônio Galdino que teve a sensibilidade de produzir um material tão rico em informações. E como História passada não se muda, esse livro será imortal e sempre atual.

 

 

 

Curta nossa FanPage AQUI e fique atento às fotos que serão publicadas em breve.

 

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Fotos: Klycinha Nascimento

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.