Grande livro que guarda para sempre no papel a História de Paulo Afonso!
21 de fevereiro de 2014O escritor e professor Antônio Galdino, arquivo humano da história de Paulo Afonso, estará lançando o seu livro “De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros” no próximo dia 27 às 19h na pérgula da piscina do Clube Paulo Afonso, quando o autor estará vendendo e autografando seus livros. Para a ocasião, será servido um coquetel, que será acompanhado de algumas homenagens sejam em forma de vídeos (com depoimentos de grandes personalidades da história de Paulo Afonso) ou em formas de discursos (descrevendo algumas situações de nossa história). Tudo isso aliado a momentos de música puramente nordestina com Deca do Acordeon, cantando temas que falam de Paulo Afonso.
Convite
O lançamento deste livro marca também os 10 anos do jornal Folha Sertaneja, criado pelo autor em 18 de Fevereiro de 2004, como diz o Professor Galdino,“a única publicação impressa de Paulo Afonso, jornal ou revista, que conseguiu caminhar tanto”.
Crédito Divulgação - capa do livro
No conteúdo do livro, o autor faz uma grande homenagem a Abel Barbosa, que possivelmente estará presente, onde cita boa parte da sua luta para a emancipação de Paulo Afonso, sua decepção por nunca ter sido eleito pelo povo como prefeito, sua alegria de governar nossa cidade (mesmo que por indicação), fatos curiosos de suas fugas e, claro, sua grande luta para a derrubada do muro de pedras que dividiu nossa cidade por muitos anos. E esse assunto será bem representado no livro com a história de Abel Barbosa em poema de cordel escrito por Eduardo Viana e ilustração de Edson Ckucky.
Ilustração que simboliza a luta de Abel Barbosa para a derrubada do muro - Edson Chucky
um pedaço do muro que permanece até hoje
Como o nome do livro já diz, as histórias serão contadas desde quando Paulo Afonso era apenas um simples povoado com poucas casinhas pertencente ao município de Santo Antônio de Glória, ou Glória Velha, até os dias de hoje, passando, nesse período, pela chegada da Chesf, que fez a população crescer, se multiplicar de um dia para o outro. A luta pela emancipação política, dando mais autonomia ao local, os aspectos físicos e geográficos, aspectos culturais e as influências de outros estados na formação da nossa cultura.
Rua da frente - Vila Poty - Desfile 1956
O livro também mostra a chegada das primeiras igrejas evangélicas e seus pioneiros, da igreja católica; uma curiosidade sobre a criação da porta da Igreja São Francisco, a nossa formação social, o desenvolvimento econômico, o surgimento das feiras, artesanato, História dos pioneiros nos negócios da cidade (onde alguns deles continuados até hoje sob comando de seus descendentes como hoteis, fotografia, construção civil, escolas)...O Porquê do nome Paulo Afonso e as histórias que cercam essa grande transformação desde os tempos pioneiros de Forquilha, a discriminada Vila Poty até Paulo Afonso do Século 21, ano de 2013.
Rua do comércio - Glória Velha/BA
No aspecto político, ressalta toda a historia da Câmara de Vereadores, destacando a presença da atuação da mulher no Parlamento, bem como uma pequena biografia de todos os presidentes desta Câmara Municipal. Também mostra todos os prefeitos de Paulo Afonso, desde o primeiro, Otaviano Leandro de Morais (1959) ao atual, Anilton Bastos Pereira (no terceiro mandato a partir de 2013).
Cerca de duas centenas de fotos, algumas históricas, inéditas, ilustram todo o livro.
Comicio - Otaviano Leandro de Moraes
Um aspecto interessante também é a história da nossa cidade mãe, a Glória Velha, antiga Curral dos Bois, que hoje está debaixo d’água, coberta pela Barragem de Itaparica e que poderia ser um grande ponto de mergulho para a apreciação dos praticantes da atividade, aumentando assim sua oferta de atrativos turísticos e atraindo ainda mais visitantes que, nos finais de semana lotam o belo balneário construído recentemente na nova sede da cidade, erguida às margens da Barragem de Moxotó. Várias fotos históricas, uma delas feita pelo autor uma semana antes da inundação da Velha Glória, ilustram essas páginas que falam da “terra mater”.
Glória Velha
Prefeitura Municipal de Glória Velha - 1 semana antes de ser inundada. autoria Antônio Galdino
Enfim, o livro promete grande acervo histórico com 456 páginas, dentre elas mais de 30 são coloridas e cerca de 200 fotos para ilustrar e comprovar tudo aquilo que está lá descrito. É certo que com tantos anos de existência é praticamente impossível colocar no papel toda a história da cidade, porém, a raiz, o miolo, a base da história em si estará registrada e eternizada nesse livro tão cheio de detalhes e que, para o autor é praticamente um filho de parto muito sofrido.
Antônio Galdino - autor do livro
Há interesse e projeto do autor em transformar esse livro numa versão mais compacta para ser trabalhado nas escolas de Paulo Afonso. E, para isso, dependerá apenas do interesse dos órgãos públicos em produzir esse material para tal fim.
“O investimento é muito alto. Só a impressão é o preço de carro popular e já houve quem me chamasse de doido porque o apoio financeiro está longe de cobrir os custos. Acho mesmo que sou meio doido mas, na realidade, fica a satisfação, a alegria, de estar contribuindo para que estas e as futuras gerações conheçam melhor a sua terra, o lugar onde nasceram ou onde foram aceitos como filhos, como é o meu caso, que recebi o título de Cidadão de Paulo Afonso há mais de 20 anos, em 13/12/1993. Tenho plena consciência, como disse no livro, que ainda vou ficar devendo, que ainda deixei de fora, por falta de mais informações, pessoas importantes, o que procuraremos corrigir em outras edições,mas estou feliz pelo que consegui apresentar. E quero destacar um detalhe que para mim é muito importante: preferi fazer esse investimento em uma gráfica de Paulo Afonso, a Editora Fonte Viva, onde faço, há 10 anos, o jornal Folha Sertaneja. E faço isso porque sei do comprometimento de cada funcionário ali na busca da qualidade do seu trabalho. Vi umas provas do livro e fiquei satisfeito com essa qualidade gráfica e editorial e, por fim, destaco o trabalho do diagramador Admilson Cruz, cuidadoso nos detalhes o que faz desse livro uma grande obra. É, literalmente, um livrão”, afirma Galdino sorrindo por ter ciência que o livro será praticamente a receita pela despesa, “se forem vendidos todos os mil impressos”, acrescenta ele. Mas, está consciente de que o valor histórico é impagável.
O livro custará R$ 40,00 e será vendido no dia ou através do contato GALCOM: Rua da Concórdia, 555 – Chesf, Paulo Afonso; tel: 75-3282-0046/ 9234-1740/9968-2263, em até 2x no cartão Visa ou Master Card. Também pode ser adquirido pelo email: [email protected] e pela rede social do autor AQUI e o pagamento será por depósito bancário para a AG-4225-0 – CC-32700-X, do Banco do Brasil ou AG-3052-0 – CC-55691-2, do Bradesco, com o acréscimo de R$5,00 para as despesas do correio.
Não deixem de comparecer e adquirir seu livro autografado. Sem dúvidas esse livro será uma grande aquisição. Dia 27 de fevereiro às 19h na Pérgula da Piscina do CPA. Estão todos convidados
Curtam nossa FanPage AQUI
*Agradeceos a Galdino por disponibilizar algumas das fotos que estarão no livro e pelo excelente bate papo esclarecedor e cheio de histórias interessantes que só quem estiver com o livro em mãos saberá!
Por Ana Paula Araujo
FOTOS: Acervo Antônio Galdino