Sarau Literal - Libertando palavras
19 de fevereiro de 2014A cada momento o cenário cultural de Paulo Afonso está ganhando uma nova maneira de se manifestar. Passaram-se os tempos onde as pessoas esperavam os apoios para realizar grandes ou pequenos feitos. Os artistas, idealizadores, incentivadores da cultura estão entendendo que é “fazendo que se faz” e as iniciativas independentes estão a cada momento tomando conta da nossa cidade e revelando belíssimos trabalhos artísticos, novos artistas e estimulando o fortalecimento do cenário.
Dessa vez, o rapper Zack Mc teve a iniciativa de realizar o I Sarau Literal – Libertando Palavras, onde a proposta é que todas as pessoas que se manifestam com a escrita possam participar, comparecer, trocar experiências num mesmo local oportunizando a revelação de talentos que estão “guardados dentro de casa”, “fechados no caderno”, ou “esquecidos na timidez dos que não se expõem”. Será um bate papo no parque belvedere no próximo domingo, dia 23 a partir das 14 horas.
crédito: divulgação
Segundo ele, a ideia de realizar esse sarau veio de um diálogo com a colega Ivonete que revelou um interesse em realizar algo que estimulasse a leitura e escrita nas pessoas da cidade dela (Tacaratu/PE), mas não tinha experiência alguma. Então, em contato com Zack, eles resolveram realizar um Sarau aqui em Paulo Afonso. Pois sabem que tem muita gente que está cheia de textos, poemas, contos, repentes, versos, prosas guardados em casa ou expondo nas redes sociais seus desabafos despretensiosos. Esse sarau vem com a proposta de estimular as pessoas a colocarem pra fora todo o talento que elas possuem em palavras que serão compartilhadas nesse momento no Belvedere.
Nesse primeiro encontro, a proposta é de “reconhecimento de área”. Abrir um espaço para que as pessoas se apresentem, exponham seus trabalhos, falem um pouco da sua atuação. Quer sejam elas escritoras oficiais ou não (o evento é direcionado para todos que simpatizem com o tema). O interesse é de repetir esses encontros e formar algo semelhante a um grupo de estudos porém em um lugar aberto e inspirador como é o Parque Belvedere. A partir desse domingo é que eles saberão a periodicidade desses encontros.
Iniciativas como essas têm revelado grandes talentos como é o caso do grupo de Desenhistas de Paulo Afonso, criado por Chucky na rede social. Hoje eles se encontram toda semana para trocar experiências, mostrar seus trabalhos e, certamente, em algum momento, irão expor suas obras no decorrer desse ano. O grupo vem crescendo a cada dia e está mostrando que vem dando certo.
No Sarau, alguns desenhistas também irão manifestar sua arte por lá. Ou seja, haverá uma interação artístico cultural naquele espaço tão propício a situações inspiradoras, os desenhistas podem levar seus trabalhos também. E, quem sabe, não surjam belas parcerias para livros ilustrados, ou algo do tipo??!!
Outra iniciativa independente é o Jazz na Rua da Frente que oportuniza outros artistas a expor seus trabalhos em praça pública num momento musical de bastante descontração.
Assim como outro evento que acontecerá também no domingo que é o “Vá de bike”, às 16h no gramado da igreja São Francisco. Igor Gnomo group fará uma espécie de ensaio aberto para captar recursos para gravação do seu novo trabalho.
De antemão, as pessoas que irão para o Sarau estão convidadas a pegar sua bike, fazer um belo passeio pelo Belvedere, parar para participar do sarau e, em seguida, terminar a pedalada lá no gramado da Igreja São Francisco. O domingo, sem dúvidas, será cheio de atividade interessante para fazer. Não fiquem fora dessa.
O idealizador convida a todos que exponham seus trabalhos, façam com que o sarau ganhe a cada dia mais adeptos e revele mais talentos. Quem tem algum texto, crônica, resenha, poema, poesia, crítica, repente, rima, prosa.... e, claro, os desenhos levem para esse grande encontro de experiências!
Por Ana Paula Araujo