Homenagem ao circo e teatro elaborada por artista local - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Homenagem ao circo e teatro elaborada por artista local

7 de fevereiro de 2014

 

No dia 27 de março é comemorado o dia internacional do teatro e do circo e já existe um planejamento de programação para esse dia. O desenhista, humorista, palhaço, produtor cultural Edson Chucky está com o projeto de realizar uma dinâmica onde possa unir o circo e o teatro em manifestações de rua.

 

Para a programação, Chuky tem o interesse de homenagear alguns nomes do teatro e do circo daqui de Paulo Afonso como Palito de Picolé, Palhaço Pimpão que são palhaços muito tradicionais aqui da cidade, bem como o grupo de Teatro Curicaca que teve muito destaque nas décadas de 80 e 90. Uma Cia de teatro de rua considerada uma das maiores da Bahia. “Poucas pessoas de Paulo Afonso lembra, mas em Jacobina, no encontro de teatro, me perguntaram se o Curicaca ainda existia... Eu gostaria de fazer uma mostra, uma instalação, uma homenagem ao grupo”.

 

Foto apenas ilustrativa retirada da internet. fonte G1.com

 

Para esse dia, está na programação um cortejo envolvendo a maior quantidade de ofertantes de arte na Av Getúlio Vargas e com o encerramento na Praça da Tribuna. Já está confirmada a presença de alguns malabaristas e grupo teatro de Jacobina, Bonfim e Salvador. O interesse é fazer tanto peças quanto oficinas de teatro, iniciação de malabares, jogos de palhaço, proporcionando uma troca de experiência entre os grupos participantes e o público expectador. “a ideia é trazer oficinas de companhias de outras cidades, porque a gente fica muito ilhado, aqui não tem escola...

 

 

 

Essa será a primeira ação do “Pulo do gato”, uma produtora de arte idealizada pelo próprio Chucky com os parceiros Rafael Luiz como design gráfico e animação e Bruna Cordeiro como gestão de projetos. Segundo ele, a ideia dessa produtora é sintetizar certas experiências vividas por ele nas suas atuações como palhaço, humorista, desenhista, ator.... “E por que o pulo do gato?? Porque pulo do gato é uma manha, uma sacada. ‘O pulo do gato, porque Paulo Afonso merece mais arte’”!

 

Foto divulgação antiga (apenas ilustrativa)

 

Dentre as vivências do artista estão a experiência no grupo Humor Ereto, que fez muito sucesso aqui em Paulo Afonso e circulou por outras cidades da região onde ele e os colegas de atuação e produção tiveram que colocar muita ação na “conta dos couros”, como diz ele ao se referir a batalhar, persistir, se privar de certas mordomias. Nessa época eles se viravam para divulgar, vender, conseguir apoio, atuar. Ou seja, as pessoas que comercializavam eram as mesmas que panfletavam, que cuidavam do som, e corriam em busca de apoio. Mas foi uma prova de que o sucesso é alcançado com muito trabalho conjunto.

 

 

Fotos rede social de Chucky

 

Outra atuação é a profissão de palhaço e animação de festas. Uma profissão que não é reconhecida por muitos, mas é uma arte que está em extinção e gera renda como outra qualquer. E essa é também uma batalha do “Pulo do Gato”, a de formar novos palhaços para que seja possível montar certos espetáculos.

 

 

O Chucky desenhista está com um projeto de ilustração infantil onde um livro de 32 páginas está sendo desenvolvido e terá o seguinte título: “As aventuras do nosso herói”. Dessa produção, 14 páginas já foram escritas e 7 desenhadas. “Apesar de ser um livro infantil, estou tentando buscar uma poética com imaginário infantil e a poética adulta.”

 

 

Trecho do livro: “enquanto todas as pessoas do mundo estavam indo para algum lugar o nosso herói estava exatamente onde ele queria estar, quase sempre a olhar para o céu...”

 

 

Além desse projeto, faz desenhos sob encomenda, fez a ilustração do livro de Antônio Galdino, que será lançado em breve, um trabalho para a revista mais destaque, na coluna de política.

 

*os encontros aconteciam nas quartas feiras, mas esse ano as reuniões acontecem terças feiras, às 19h no Colégio Carlina

 

Diante desse cenário do desenho em Paulo Afonso ele utilizou a rede social para criar o grupo “Desenhistas de Paulo Afonso” que hoje já está com mais de 200 membros e semanalmente alguns deles se reúnem para trocar experiências como um grupo de estudos e, posteriormente fazer uma exposição dos participantes. O grupo é aberto e os trabalhos podem ser visualizado por qualquer pessoa.

 

 

Dentre todo o diálogo que a AcertePauloAfonso teve com o artista, assuntos como cadeia produtiva da arte foram abordados, bem como economia criativa, necessidade de formalização, transformação da arte em ofício, posicionamento do artista no mercado, santos de casa que podem fazer seus milagres, o público como melhor moeda do artista, comportamento do poder público mediante o cenário cultural. “Tem que se relacionar com o publico. Divulgar. A divulgação é para convencer. Por que é que a gente que faz cultura, que teoricamente é algo mais nobre, não se posiciona de maneira imponente?.... Paulo Afonso tem uma galera que produz coisas de qualidade de uma lado e fala que ninguém dá o devido valor e não consome, e do outro lado as pessoas que dizem que só consomem coisas de qualidade mas que ninguém faz.”

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.