O brilho do III Jazz na Rua da Frente - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

O brilho do III Jazz na Rua da Frente

18 de novembro de 2013

No último dia 16 aconteceu a III edição do Jazz na Rua da Frente. Um projeto produzido pela Virgulino Produção que tem como propósito principal captar recursos par a produção do DVD do guitarrista Igor Gnomo (idealizador do projeto).

 

Cada edição vem com uma novidade diferente. A primeira tinha um cunho mais solto, no estilo “traga seu instrumento e toque conosco”, envolvendo apenas músicos. E foi onde a Virgulino Produção entendeu que esse projeto poderia ser apresentado de maneira roteirizada e com convidados pré definidos. Que foi o que aconteceu na segunda edição. Foi lançada uma programação prévia incluindo música, humor, poesia, fotografia e desenho.

 

Para essa terceira edição, o diferencial foi o convite ao compositor Jorge Papapá para ser homenageado e entrevistado da noite. Os artistas que foram convidados e confirmados para a programação foram:

 

Igor Gnomo, Gildo Madeira e André Oliveira, como o trio base do evento convidam:

Ércio Chaves – Violino

Kaká Oliveira – Sax

Thiago e Eduardo Sandes - Trompete

Driele Mutti - Fotografia

Gecildo Queiroz - Humor

Denir do Valle – Poesia

Welson Fortes – Desenho

 

Por motivos pessoais, não foi possível a presença dos músicos Ércio Chaves, Kaká Oliveira e Thiago Sandes. E a exposição das fotografias de Driele Mutti também ficou impossibilitada por causa do prestador de serviço contratado para expor o telão que não compareceu.

 

Mas essas ausências não tiraram o brilho da noite. O cantor Amilton Leonardo, que estava de passagem para um compromisso, fez questão de cantar 2 músicas compostas por Jorge Papapá e passou toda sua emoção e prazer em fazer essa homenagem cantando “” e “Deu no Jornal”. Uma abertura louvável e bem recebida por todo aquele público lindo que estava presente.

 

Foto: Cal Roque

 

Uma parte emocionante e contagiante foi a participação da poetisa Denir do Valle, que exibiu pela primeira vez publicamente todo o seu dom para interpretação da poesia cantada. Estreando com poesia de Patativa do Assaré Basi de cima, Brasi de baixo, arrepiou todos que estavam presente. Uma poesia cantada e com um fundo musical do trio base. A conexão foi tão perfeita que todos achavam que eles tinham ensaiado mas foi puro improviso e lindo! Uma apresentação tão bela com direito a aplausos calorosos e assobios vibrantes da plateia. Nas 2 outras aparições, e não menos calorosas e emocionantes, uma poesia de sua própria autoria "Alguns sonhos", belíssima por sinal e a outra de Manoel Bandeira, "A Volta", levando-a a emoção extrema, chegando próximo às lágrimas. Uma prova de que a artista SENTE a poesia que está declamando. Veja um pouco clicando aqui

 

Foto: Cal Roque

 

O trompetista Eduardo Sandes compensou a ausência do irmão que não pôde comparecer. Sozinho, mostrou que a dupla de trompetistas que tem o projeto de músicas para casamento está mais do que apta para abrilhantar qualquer cerimônia. Deu um verdadeiro show de  desempenho na "despedida" do seu trompete verdinho. Muitas pessoas pararam na praça para ouvir o som daquele instrumento marcante. 

 

Foto: Cal Roque

 

O desenhista Welson Fortes, todo vestido a caráter, tentou desenhar a apresentadora do Jazz, Ana Paula Araujo mas, como não tinha condições da mesma ficar parada para que ele pudesse fazer jus ao seu dom de desenhar, escolheu a modelo Nadja Monteiro. A técnica de desenho utilizada por ele é de, em média, um dia para a conclusão. Mas seu profissionalismo, dedicação e dom permitiu a produção do desenho no período do apresentação. Um desenho belíssimo.

 

Foto: Cal Roque

 

O humorista Gecildo Queiroz, que está com o lançamento do seu 3º livro para os próximos dias, estava lá para fazer as pessoas sorrirem. Ou seja, foi no papel de humorista mas além de fazer o público sorrir, ainda fez o público cantar com sua "música" elaborada com muito sacrifício para compor. Ele expôs toda sua técnica de composição e cantou uma “música autoral” que foi acompanhada pelo trio base. Ou seja, o humorista foi lá para fazer humor mas acabou pagando de cantor com direito a acompanhamento do público que aprendeu a letra da “música” rapidinho.

 

Foto: Gecildo Queiroz

 

O “convidado de última horaSivlio Xavier levantou o astral dos que estavam presente ao cantar Odara (Caetano Veloso) e Tanta Saudade (Djavan). Admirador, amigo e parceiro de Jorge Papapá, estava na plateia vibrante pela homenagem e foi convidado por Igor Gnomo para fazer parte do palco. Foi um momento maravilhoso, pois cantou juntamente com Jorge e agitou a plateia. Impressionante a vibração do mesmo ao cantar.

 

Foto: Cal Roque

 

O grande homenageado da noite, com toda sua irreverência e descontração, se sentiu tão a vontade no ambiente que cantou, recitou poesia, brincou. Um grande compositor que aceitou o convite para participar e com toda humildade e maestria abrilhantou a noite falando um pouco da sua carreira, da importância de conhecer os compositores das músicas que circulam pelo mundo afinal, é ele que permite que os intérpretes tenham o que reproduzir. Além das músicas que Amilton Leonardo cantou, teve também “Amor de ninguém”, gravada pelo cantor pauloafonsino Duda Rodrigues (sendo  isso mencionado por Jorge como um artista que acreditou na música dele quando ninguem conhecia ainda), “Deixo” e “Ilumina”, todas de autoria de Jorge Papapá que ficaram conhecidas nacionalmente na voz de grandes intérpretes como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, entre outros grandes cantores. O que, para alguns, foi surpresa saber que era de autoria do mesmo.

 

Falou também sobre a importância de projetos como esses, do papel do empresário ao apoiar iniciativas assim e, claro, falou do seu programa Balaio que vai ao ar aos sábados na Rádio Delmiro FM, um programa que fala sobre música e arte.

 

 

Foto: Cal Roque

 

 

Mas a noite foi abrilhantada pelo público participativo, com a presença de muitas famílias, turistas, pessoas das cidades vizinhas. Muito bonito ver crianças filmando, fotografando, aplaudindo. A interação, energia que circulava na praça da Tribuna foi, sem dúvidas, a maior atração, como disse Denir do Valle, “uma conexão maravilhosa que ligava o evento”. Ao final, todos se sentiram a vontade para levantar os braços e pedir bis!

 

 

Foto: Cal Roque

Gildo Madeira, Silvinho Xavier, Jorge Papapá, Igor Gnomo, Jr Bocão, Ádila Auana, Eduardo Sandes, André Oliveira, Ana Paula Araujo, Clícia Nascimento, Cal Roque

Foto: Jeovanna Boas Ofertas 

 

O evento só foi possível graças aos apoiadores: Cachoeira Veículos, ASCOPA, César Seguros, portal de turismo www.acertepauloafonso.com.br, Ótica Cristal, lojas Rio Malhas, Escape Center, StockCar acessórios, Candeeiro Iluminações, Paulinho Design, KL2 Comunicação, Júnior Bocão sonorização.

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

www.acertepauloafonso.com.br

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.