2o dia de Campo da APECUR/PA - encontro entre amigos do leite - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

2o dia de Campo da APECUR/PA - encontro entre amigos do leite

5 de novembro de 2025

No dia 05 de novembro de 2025 aconteceu o 2º encontro de campo da APECUR/PA – Associação dos Pecuaristas Regionais de Paulo Afonso, um evento idealizado pela associada Ivelize do Bogó, uma mulher empreendedora no ramo da bovinocultura de leite que se dedica frequentemente ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite na sua região. Como grande articuladora que é, Ivelize conseguiu reunir mais de 80 pessoas na sede da associação com o intuito de aliar produtores e instituições envolvidas no desenvolvimento da agropecuária do município de Paulo Afonso e região.

 

 

Na sua fala de abertura do evento, Ivelize destacou a importância do associativismo e dos encontros que fomentam a cadeia. Destacou que a associação existe hoje por causa do evento de lançamento do PRODETER que aconteceu em 2019. O PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial promovido pelo Banco do Nordeste é um programa que reúne estratégias e articulações para promover o desenvolvimento de um território de forma sustentável. O programa busca fortalecer as cadeias produtivas e, nesse evento citado, cadeia escolhida para o desenvolvimento foi a de bovinocultura de leite, onde foram apresentadas estratégias e engajamento entre os agentes econômicos e produtores. O lançamento do PRODETER foi a “virada de chave” desses produtores que se encontravam sem foco e senso de comunidade. A partir desse programa tão agregador os produtores se uniram, buscaram apoios técnicos e aderiram ao associativismo há um ano.

 

 

No evento estavam presentes entidades representativas e instituições de apoio à agricultura e cada um, em sua fala, destacou a importância do associativismo, desenvolvimento tecnológico, articulação política, experiência técnica e administração financeira. Além das instituições citadas, também estavam presentes representantes da indústria de beneficiamento do leite que é de suma importância para o engajamento dos produtores da região. Dentre toda cadeia citada, estavam presentes: Nino Rangel – Superintendente da CODEVASF, Marilda Galindo – Gerente Estadual de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Luiza de Deus – Coordenadora da Secretaria de Agricultura do Governo do Estado, Graziele Soares - Gerente do SICOOB, Jorge Robson – Representante da ADAB; Jorge – Zootecnista da indústria Max Sal, Edvânio – representante do Laticínio Sucupira, Vanderlei – Representante da Secretaria de Agricultura de Paulo Afonso e Ivelize do Bogó – articuladora do evento, associada e incentivadora do desenvolvimento local.

 

 

O superintendente da CODEVASF, Nino Rangel, aproveitou o evento para fazer a doação de uma ensiladeira para a associação, destacando a importância do maquinário como aliado ao produtor rural. Para a associação, esse será o pontapé inicial para possibilitar outras vitorias que serão conquistadas com a utilização e rendimento desse equipamento que possibilitará aquisição de mais implementos.

 

 

Após as formalidades do evento, os palestrantes iniciaram suas falas mantiveram a atenção do público que permaneceu interessado até a finalização do evento.

 

Um dos palestrantes foi o Sr Gerson Pereira, Zootecnista e proprietário da empresa GEAGRO NUTRIÇÃO ANIMAL que apresentou os resultados que os produtores vêm gerando após contratação da assessoria técnica. Deixando claro que não há mais espaço para amadorismos e que a tecnologia está a favor do produtor.

 

 

O outro palestrante foi o Bruno Alves que compartilhou  um pouco da sua experiência como produtor e como conseguiu ganhar o premio do primeiro torneio girolando com uma produção de incríveis 118 litros de leite.

 

 

O evento foi iniciado às 8:30 da manhã e encerrado as 14 horas com a presença massiva de praticamente todos os convidados que estavam no começo que permaneceram atentos até o fim, demonstrando interesse real no desenvolvimento local e na aprendizagem. Eventos assim contribuem para a formação de público, entendimento do trabalho coletivo, troca de experiência e contratações colaborativas. Articulação bem feita sempre renderá bons resultados. “Queria agradecer imensamente a todos que estiveram presente, aos patrocinadores que acreditaram no nosso evento, ao laticínio Sucupira, que mesmo não recolhendo matéria prima no nosso município esteve presente e apoiou também no café da manhã e no incentivo ao desenvolvimento local, aos amigos produtores de outros municípios – Jeremoabo, Santa Brígida, Água Branca (que já sinalizou que irá associar, pois tem um terreno na região). A credibilidade da associação vem a cada dia se fortalecendo a trazendo mais associados interessados em desenvolver a região”, diz Ivelize feliz em ver a proporção que esse evento vem tomando.

 

 

 

Por Ana Paula Araujo
@apsuppa

Leia mais

« 96 97 98 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.