Paulo Afonso sendo mostrado em forma de música por aí - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Paulo Afonso sendo mostrado em forma de música por aí

22 de dezembro de 2013

 

Mais do que nunca o pauloafonsino Igor Gnomo está levando o nome da nossa cidade por aí afora. Depois da volta da maior feira de música da América latina em São Paulo, agora o instrumentista levou o nome de Paulo Afonso para o Distrito Federal. Entre os dias 01 a 17 de dezembro Igor esteve em mais uma série de trabalhos que cada vez mais consagram sua qualidade musical. Em um bate papo com o AcertePauloAfonso o instrumentista conta tudo o que aconteceu nessa viagem e fala um pouco da sua história na música, bem como os trabalhos para 2014.

 

 

Na última matéria concedida para o site (aqui) entramos na campanha para sua vitória no festival sergipano APERIPÊ de música instrumental e o resultado foi mais que satisfatório, afinal, pelo segundo ano consecutivo ele foi vencedor.
 

 


Festival Aperipê de música, Igor Gnomo – melhor instrumentista 2013. (foto: Pulp Brasilis)

 


 

Na sua recente passagem pela capital do país, Igor (juntamente com os músicos Gildo Madeira, Hugo Dias, André Oliveira, o produtor Cal Roque e o assistente de som Junior Bocão) acompanhou o cantor Gean Ramos em um show de abertura na Conferência Nacional de Saúde Indígena, realizada no Centro de Convenções de Brasília.

 

 

“Encontramos todo tipo de etnia indígena, uma fusão de cultura e um clima muito brasileiro. O show do Gean apresentou composições do seu primeiro cd e também do seu DVD. Foi muito legal poder estar com os amigos de Paulo Afonso neste show.” Afirma o músico.

 

Show na conferência nacional de saúde indígena (Brasília-DF) acompanhando o cantor e compositor Gean Ramos. FOTO: Cal Roque

 

 

Após o show do Gean Ramos, Gnomo ficou para mais uma série de trabalhos, desta vez para acompanhar a ex-The Voice Brasil Patrícia Rezende no show de lançamento do cd  “Aquela paz”. O cd da cantora e compositora trata-se de um projeto para levar “aquela paz” às pessoas mais carentes, dependentes químicos e a quem menos tem condições de ir ao teatro ou a um show. "Foram vários dias de produção, ensaios e convívio com profissionais do meio artístico e músicos de alto nível. Foi uma honra poder conhecer e dividir o palco com os músicos Jadão Bass (Ellen Oléria), Allen Pontes (Leila Pinheiro, Jair Oliveira, Luciana Mello, Paulinho Moska, Aline Barros, Hermeto Pascoal, Luiza Possi) Felipe Vieira (produtor e multi-instrumentista) e todos os outros envolvidos. Patrícia Rezende não é somente uma cantora ou uma “ex-The voice”, ela é muito humana, cristã, verdadeira e sabe verdadeiramente como conduzir um trabalho sério com sua alta dosagem de humildade e musicalidade. Conheci a Patrícia em 2008 em uma situação bem engraçada, os músicos que iriam acompanhar ela em sua apresentação em Paulo Afonso tiveram alguns problemas e não pôde comparecer, o proprietário da casa me ligou e eu sem a conhecer fui na hora do show com meu violão, o resultado é que foi uma noite muito divertida e a partir daí ficamos amigos. Estes dias ao lado da Patrícia me fez rever conceitos sobre a vida, sobre como é importante fazer o bem e respeitar o próximo, a simplicidade é uma arma gloriosa que derrota coisas terríveis que encontramos em cada esquina da vida artística", afirma o músico.

 


O show “Aquela Paz” foi realizado na noite do dia 13/12 no teatro Dulcina Moraes, sobre a direção de Tarsis Malta. No dia seguinte Patrícia se apresentou com sua equipe na Comunidade das Nações para uma multidão de fiéis, uma apresentação realmente muito quente.  O cd apresenta canções consagradas do gospel e segue com apresentações por todo o país levando a palavra e a música aliadas em uma só esfera cultural.

 

 

Igor Gnomo e Patrícia Rezende (foto: Massi Filho)

 

 

Allen Pontes (bateria) e Igor Gnomo.

 


“Além da troca de informações, conteúdos e aprendizado, estar em Brasília nestes últimos dias me fez conhecer pessoas que estão produzindo muito no País e deixar a minha semente no terreno. Em janeiro volto para mais uma atividade e projetos que não posso falar no momento. Um deles é a apresentação do Igor Gnomo trio (instrumental) em um pub de jazz, a mesma seria realizada neste mês, mas por motivos de datas e outros compromissos remarcamos” diz Igor.
 

 

Foto: Arquivo pessoal
 

 

Em paralelo a toda essa movimentação durante sua viagem, pela segunda vez, o músico foi pauta da renomada revista especializada em música e guitarra “GuitarLoad”. Uma entrevista de 8 páginas, a qual o músico fala sobre suas influências, seus últimos trabalhos, parcerias e o que vem em 2014. (confira)
 

 

uma das páginas da revista Guitarload.

 



Este ano de 2013 foi muito especial para o meu crescimento musical e pessoal, pude conhecer lugares diferentes, pessoas e músicos de diversos segmentos, isso tudo ajuda na nossa formação. Foram vários dias de estrada, tentando chegar a tempo e fazer da melhor forma possível, mas acredito que o mérito foi dos melhores, encerrando assim as atividades deste ano com o endorsamento e apoio de marcas de alta qualidade no país como a Creation FD (pedalboard), JBS (pedais), T-Miranda (amplificadores e pedais), Elifas Santana (luthieria e guitarra), Aero estúdio (ensaios) e Ideia 4 (projetos gráficos, site). Além da equipe da Acerte Paulo Afonso e a Virgulino produções que, juntos, colocamos em prática mais uma boa ação com a música e arte: o JAZZ na rua da frente.

 

 

Jazz na Rua da frente (Foto: Cal Roque)

 

 

Parceria com T-Miranda

 

 

 

“Neste novo ano minha meta principal é lançar meu novo cd, táticas diferentes do ultimo trabalho que foi lançado, algo mais profissional, lançamentos é o que vai definir melhor este ano que está chegando. Pretendo dobrar o número de apresentações instrumentais e chegar a novos ouvidos e lugares.  Já temos datas marcadas para próximas apresentações, em janeiro tenho a honra de abrir o workshop de um dos maiores guitarristas do país em Aracaju, o Jurandir Santana. E no dia 23 estarei em mais uma apresentação no projeto Quinta na praça da Tv São Francisco. Acredito na política do “faça você mesmo” e assim quero seguir em frente sem a “âncora” dos governantes e do poder que tenta distribuir a cultura. Levo comigo uma frase que ouvi do Silvio Xavier, “A arte é o poder”, e assim vou seguindo nos próximos dias, o futuro só a Deus pertence e a esperança e foco são os combustíveis principais para as próximas batalhas.
Agradeço de coração ao site Acerte Paulo Afonso por tamanha dedicação ao turismo, arte e todos os segmentos produzidos na cidade. Espero poder contribuir sempre para vocês.


 

 

FOTO: Driele Mutti

 

 

Igor Gnomo, Gildo Madeira e André Oliveira. Foto: Driele Mutti
www.igorgnomo.com

 

 

Esse papo com o guitarrista só confirma o quanto ele é um artista dedicado e esforçado para que seu sucesso seja atingido. Nem bem chegou na cidade e já tinha apresentação agendada com o seu trio no restaurante O Gato Risonho na última quarta-feira (chuvosa) que lotou o estabelecimento com uma bela aprtesentação instrumental com uma participação vocal do cantor Duda Rodrigues.

 

 

Em sua caminhada, vem desenvolvendo o seu trabalho autoral instrumental desde 2010, em 2011 lançou o seu primeiro cd intitulado “NorDestino” dando seqüencia a uma carreira como artista solo sem abandonar o lado “sideman” acompanhando artistas de vários segmentos e gêneros como a MPB, rock, blues, jazz, poesia, forró, axé e gospel.

 


Neste ano de 2013 o músico realizou ao todo 28 apresentações instrumentais, 62 apresentações acompanhando outros artistas, passou por Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Paraíba. Como já dito, além de receber pelo segundo ano consecutivo o prêmio de melhor instrumentista no festival de música Aperipê (Sergipe) e concorrer também com uma de suas composições no festival Educadora FM (Bahia), teve inclusão na coletânea “na introduction to brazilian Jazz” ao lado de grandes nomes como Yamandu Costa e Roberto Silva e assim sendo espalhada para milhares de pessoas em outros continentes.
 

 

Sem dúvidas uma maneira de qualidade para divulgar o nome de Paulo Afonso por aí afora.

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.