Palco livre colaborando com a preservação do Velho Chico - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Palco livre colaborando com a preservação do Velho Chico

7 de junho de 2016

 

A apresentação do Projeto Palco Livre que aconteceu no último domingo teve uma parceria que deu um "Q" de conscientização para o público que se fez presente.

Essa edição teve como parceria a Comissão de Meio Ambiente que estava realizando a Semana do Meio Ambiente desde o último dia 3 (saiba mais AQUI) e continuou com programação até hoje. Diante dessa situação, a coordenação do Palco Livre trouxe os convidados que estivessem direta ou indiretamente envolvidos com o tema que era "Velho Chico - eu sou responsável?" e a noite foi de muito aprendizado e música boa.

 

A abertura do evento se deu com a Orquestra de Flauta Doce da Casa da Criança 1 com 15 crianças tocando diversos instrumentos com orientação de seus professores.

 

 

 

O cantor Sapiranga trouxe a sua música da capital Baiana e intercalou sua apresentação com músicas autorais ou não, cantou músicas do seu disco novo A Popular Música Brasileira) que gravou com participação de Zeca Baleiro, Margareth Menezes e Xangai. Mas sua participação foi contaminada com o tema e além de músicas, o artista cantou alguns aboios que falavam 

da vida do sertanejo e dos diversos rios que já visitou e "só faltava o São Francisco" mas agora não falta mais. Na dinâmica do Palco, o cantor fez suas apresentações nos intervalos do bate papo com os convidados, agradeceu o convite e deixou claro o quanto foi bem acolhido na cidade.

 

 

 

 

 

Outra convidada que não pôde esconder a satisfação em estar ali falando de um tema tão complexo que é o meio ambiente foi Valda Aroucha. Ela que ministra tantas palestras nunca tinha estado em um local como aquele falando de um tema tão importante de maneira descontraída e para um público diferente daquele que costuma ter. Falar da preservação do São Francisco "puxando" a responsabilidade para cada um de nós, e mostrando que não é necessário grandes projetos para contribuir com a preservação do meio ambiente. Ao ser questionada sobre o convite ao Palco ela disse: “Revigorou minha vida, eu ando muito entristecida com tudo o que vem acontecendo, e essa tristeza brasileira (....) E essa alquimia aqui, eu estava aqui pensando, os meninos tocando e eu pensando como isso estava me revigorando( ...) essa é a alquimia que o Rio São Francisco precisa, se todos nós nos juntarmos, cada um na sua causa a gente pode! (...) então é a cultura fazendo a sua parte. Eu não podia deixar de dizer uma coisa, aproveitar essa sabedoria especial que nunca houve antes na semana do meio ambiente de Paulo Afonso, todas muito especiais, mas essa teve esse mexido, esse caldeirão, esse palco livre pode deixar o rio São Francisco também livre, livre de tanta arbitrariedade, tanta maldade...

 

 

A artesã Regina Soares esteve presente para falar sobre o seu projeto de curtimento do couro da tilápia e o uso responsável da matéria prima utilizada.

 

 

Um momento interessante e onde fica evidente que o Palco está LIVRE para as diversas manifestações, foi quando Zé de Ló pediu o uso da palavra e mencionou o interesse em ser expectador dessa edição do Palco Livre porque soube que iria falar sobre o meio ambiente. Fez diversas considerações sobre o tema e finalizou com 3 belíssimos poemas de sua autoria que falavam sobre o velho Chico.

 

 

O produtor Jackson Carvalho contou um pouco da sua experiência nas diversas cidades que visitou com a peça "Gonzaga, da Nascente a Foz" e se emocionou ao lembrar de casos que presenciou nessas andanças. Destacou bem o sentimento que o povo ribeirinho tem com o São Francisco e o têm como algo sagrado, afinal, é dali que a maioria deles tiram o próprio sustento.

 

 

 

A banda Caatinga estava no palco representada por Marcelo e Vandeilson e, com suas músicas que falam do sertanejo, da caatinga fizeram um belíssimo show de encerramento. Com a maioria das músicas cantadas sendo de autoria da própria banda, os meninos falaram também sobre o 1º EP da banda que será lançado em breve nas redes sociais.

 

 

 

O projeto Palco Livre é uma realização da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e tem como objetivo agregar as diversas manifestações culturais, bem como oferecer para a população um forma de entretenimento responsável. A exemplo dessa edição, além de apresentações culturais, o espaço está aberto para bordar temas sociais. O projeto acontece quinzenalmente no Espaço Cultural Raso da Catarina e tem como apresentadores Ana Paula Araujo, Jorge Papapá e Clériston Nascimento (Buiu) sob a direção de Tiago Carvalho.

 

Toda a cobertura do aúdio evento acontece ao vivo pela radiopapapa.com.br e a cobertura informativa acontece no site acertepauloafonso.com.br. A próxima edição acontecerá no dia 19/06/2016 com atrações regionais ligadas ao cenário junino. Para maiores informações, curta a FanPage (AQUI)

 

 

 

 

 

Redes sociais dos convidados

 

Banda Caatinga - AQUI

 

Cantor Sapiranga – Site: http://www.sapiranga.mus.br/

                             Rede social: AQUI

 

AGENDHA - AQUI

 

Regina Soares – AGAPPA AQUI, rede social particular AQUI

 

Jackson Cavalcante – JaRô AQUI, rede social particular AQUI

 

           

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Fotos: Klycinha Nascimento

 

 

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.