Encerramento da Primeira Etapa das Oficinas de Ecotilápia em Paulo Afonso/Ba
1 de março de 2015O encerramento do Projeto Ecotilápia realizado pela artesã Maria Regina Soares da AGAPPA, para quem não lembra a artesã foi contemplado através no Edital 08/2013 - Territórios Culturais do Governo da Bahia / Secretária de Cultura através do Fundo à Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.
A artesã Regina Soares atendeu o gurpo de mulheres do CRAS Barroca levando o projeto de Ecotilápia e demostrou para o grupo que do peixe nada é descartado. Com capacitação de mais de 40 horas e parceria com o Sebrae através da analista Nadja Maria Monteiro o grupo de mulheres do CRAS conhecida como as Marias' puderam aprender passo a passo de como beneficiar o couro da tilápia e confeccionar produtos que podem ser comercializados na feira de artesanato que será realizada no dia 08 de março,(breve mais informações aqui em nosso portal).
O projeto tratará de forma sustentavél o descarte dos restos do peixe, já que boa parte dessa criação é comercializado somente o filé deixando para trás o couro, escamas e espinha que são matéria prima fundamental para a confecção de acessórios, brindes, agendas, produtos para decoração. Além disso, poderá oferecer aos familiares dos pescadores ou criadores do peixe em cativeiro mão de obra qualificada e diminuir o descarte de forma inadequada do peixe no meio ambiente.
Fotos: Klycinha Nascimento
O projeto que iniciou dia 02/02/2014 no Municipio de Paulo Afonso contou com a presença de Nadja Maria Monteiro - Analista de Projetos do SEBRAE PA - Paulo Afonso, que é parceiro projeto falou da importância do trabalho da artesã Maria Regina e informou que o SEBRAE certificará cada participante.
Foto: Rubinho Lima
Para a entrega dos certificados Maria Regina contou com a presença do representante Territorial de Cultura do Território Itaparica, Rubervânio Lima e Nadja Maria Monteiro, Analista do SEBRAE em Paulo Afonso.
Foto: Rubinho Lima
Era notório enxergar a alegria das Marias ao receber a certificação e aguardam ansiosas para comercializar o material que foi produzidos nesses dias que trabalho com a artesã Maria Regina.
A reutilização do couro da tilápia é de suma importância para o meio ambiente, traz demandas comerciais e acima de tudo mostrando através da Economia Criativa que é possivel reiventar sempre.
Por: Acerte Paulo Afonso
Fotos: Klycinha Nascimento