Paulo Afonso é tema no programa CAMINHOS DA REPORTAGEM da TV Brasil.
12 de agosto de 2013A equipe de reportagem da TV Brasil esteve em Paulo Afonso no mês de julho para gravar um documentário sobre os Roteiros Integrados do Cangaço. O documentário tem como tema o Cangaço, cultura muito forte aqui na região. As cidades que fazem parte do Roteiro são Paulo Afonso, Macururé, Chorrochó, Piranhas, Água Branca e Aracaju. Cada uma com sua riqueza relacionada ao Cangaço.
Em Paulo Afonso, passarem pelo Riacho, Malhada da Caiçara, Campos Novos, Salgadinho e Juá.
No Riacho, conheceram complexo arquitetônico da Generosa Gomes de Sá (uma das maiores coiteiras de Lampião). O complexo é formado pela casa dela, mais 3 casas construídas para seus filhos e uma imponente capela que, ao fundo, é possível avistar a Serra do Umbuzeiro (importante atrativo turístico de Paulo Afonso). Essas construções foram iniciadas no ano de 1900. Como esse complexo era localizado entre a saída do raso da Catarina, a Casa de Maria Bonita e o estado de Sergipe, Lampião passava sempre pela casa dela para realizar os famosos bailes.
Na Malhada da Caiçara, visitaram o Museu a céu aberto Casa de Maria Bonita, lugar onde a Rainha do cangaço nasceu. No museu é possível encontrar algumas fotografias da Rainha do Cangaço, bem como alguns objetos da época.
Em Campos Novos, visitaram os escombros da casa de Sr. Venceslau, onde foi enterrado o primeiro filho de Lampião e Maria Bonita que foi gerado já sem vida.
Passaram pelo Salgadinho, onde conheceram a casa que a cangaceira Lídia Pereira de Sousa nasceu.
E, finalizando o roteiro Paulo Afonso, foram no Juá, onde visitaram pontos e pessoas que viveram no tempo do cangaço.
As outras cidades que fazem parte do Roteiro são Macururé e Chorrochó, onde visitaram o ex soldado de volante Teófilo Pires do Nascimento; Água Branca visitaram o casarão da baronesa Joana Torres, onde lampião atacou; Piranhas, onde fizeram o passeio até a Grota do Angico, lugar onde Lampião morreu; e em Aracaju foram só entrevistar a filha de Lampião e Maria Bonita
O documentário vai ao ar dia 05 de setembro às 22h, no porgrama CAMINHOS DA REPORTAGEM, da TV Brasil.
Toda a reportagem foi acompanhada pelo escritor João de Sousa Lima, grande estudioso, incentivador e apreciador do tema cangaço. A proposta dos Roteiros integrados é um projeto dele.
Mais informações sobre o tema cangaço você pode encontrar no site: http://www.joaodesousalima.com
Por Ana Paula Araujo