Sesc Ler encerra atividades de 2014 com várias apresentações
24 de novembro de 2014Encerrando as atividades dos projetos Domingo no Parque, Sonora Brasil e Biblioteca Sesc vai a praça, o dia de domingo foi recheado de eventos promovidos pelo sesc. A começar pelo Domingo no Parque, evento que acontece 1x ppor mês no Parque Belvedere contou com a apresentação da Cia de Teatro Roda da Baraúna fazendo uma performance litero-musical intitulada "Negros Tons", em homenagem e reflexão ao mês da Consciência Negra. Com Carolina Alexandra, Luan Almeida e Aldo Ogã. Direção: Dolores Moreira.
Foto: Cia Roda da Baraúna
Além disso, a Cia também fez uma pequena apresentação teatral abordando os temas Outubro Rosa e Novembro azul de maneira engraçada e instrutiva.
Em seguida, o Trio Consciência Negra, um projeto do percussionista Buiú e formado por ele, Gildo Madeira e Danilo se apresentou também.
O encerramento das atividades ficou por conta do cantor Rubens Brasil com sua banda tocando um som soul music. Repertório muito agradável e que concluiu as atividades do domingo no parque em altíssimo estilo.
Foto: Ricardo Pereira
A programação do Biblioteca SESC vai a praça já estava iniciando. O tema desse último episódio de 2014 foi alusivo ao Dia da Consciência Negra. Para início, foram oferecidas oficinas de turbante. Que estava ensinando e embelezando os que estavam ali presente com toda aquela montagem de adereços na cabeça. Realmente a cultura negra é um encanto.
Foto: Sesc Ler Paulo Afonso
Em seguida, o Trio consciência negra se apresentou mais uma vez com músicas africanas de raíz. Interessante como apenas 3 integrantes conseguem produzir um som daqueles. Parecia que tinha umas 10 pessoas tocando de tão preenchido que estava o som. A apresentação começou com som tipicamente africano e terminou com o som percussivo com influências baianas.
E para concluir a programação do dia, o desfecho ficou por conta do quarteto Belmonte no Memorial Chesf. Última apresentação de 2014 do Sonora Brasil. O auditório estava lotado e com pessoas do lado de fora esperando para entrar. Foi notória a emoção da gerente do sesc – Fabiana Lucena – no momento do discurso de encerramento em falar que quando o projeto de formação de ouvintes musicais foi iniciado, o auditório contava com meia dúzia de ouvintes e no dia de encerramento das atividades de 2014 saber que não tinha mais espaço para receber os expectadores.
Foto: Romildo Alves
Esse talvez seja um sinal de que os interesses do público estão cada vez mais se abrindo para temas que não estão necessariamente na mídia. Certamente o SESC é um forte colaborador para a formação de novos apreciadores culturais.
Por: Ana Paula Araujo