SEBRAE promove consultoria para turismo de aventura em Paulo Afonso
21 de novembro de 2014O SEBRAE Paulo Afonso convidou o consultor Tiago Valois, diretor da empresa DAVENTURA para desenvolver um trabalho de qualificação com o turismo de aventura na cidade de Paulo Afonso. Não é de hoje que o SEBRAE junto a carteira de Economia Criativa e Esporte de Aventura se dedica ao sucesso desse segmento turístico na cidade e, a cada nova oportunidade, oferece aos empresários do setor diversas oportunidades para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
É notório que Paulo Afonso tem um enorme potencial para o turismo de aventura mas esse ainda é um setor que não consegue “andar com as próprias pernas”. A cidade já foi cenário de diversos eventos relacionados ao esporte de aventura, já foi “jogado na mídia” nossas belezas naturais mas o desenvolvimento desse segmento na cidade ainda é muito tímido.
Eventos como o Eco Esportes Radicais e Brasil Wild que tiveram repercussão internacional são exemplos de que a cidade tem plenas condições de oferecer o cenário necessário para a prática do esporte de aventura e, consequentemente, a sua exploração turística. Mas apenas o cenário não é o bastante para o sucesso desse segmento. Assim como qualquer oferta de serviço, é necessária a qualificação e, nesse caso, a responsabilidade e segurança dos que ofertam o serviço.
Fotos: Portal Ozildo Alves e 360°
O papel da empresa DAVENTURA em Paulo Afonso está justamente em, a princípio, fazer um diagnostico das empresas para que seja possível entender o cenário turístico e potencializá-lo para quem sabe, ser “a nova capital dos esportes/turismo de aventura na Bahia". Uma cidade que já foi comparada a Nova Zelândia devido a sua estrutura natural tem plenas condições de assumir esse posto. “Lençóis é grande referência de aventura na Bahia, Brotas em São Paulo, Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul... Em Paulo Afonso não é diferente no que tange ao potencial, realmente tem muito potencial, o que eu sinto carência aqui é a iniciativa dos empreendedores, falta muito empreendedorismo, faltam novas agências. Lençóis tem mais de 20 agências. Por isso que gira.” Diz Tiago que já participou do Eco Esportes Radicais por 2 anos e sentiu na pele essa experiência de desfrutar da atividade de aventura na cidade.
“A iniciativa do SEBRAE Paulo Afonso, através da Analista Técnica Nadja Monteiro é extremamente relevante porque o turismo de aventura está submetido a uma lei geral do turismo e quem opera o turismo de aventura precisa atender essa legislação [...] e a empresa que oferte aventura precisa ter um sistema de gestão implementado, então o objetivo da nossa consultoria é que após o diagnostico possamos desenvolver um plano de trabalho que, a partir de 2015 a gente possa intensificar. A gente começou agora no final de 2014, esse momento inicial de sensibilização e diagnostico.... e a partir de 2015 mergulharemos na interpretação da norma ISO 21.101. A consultoria vai ser muito mais positiva porque vai ser de acordo com a norma de referencia internacional.”
Para essa consultoria, Tiago conheceu in loco cada empresa ofertante de turismo de aventura. Fez passeios com Kalango do Sertão, Rota Vertical, Carranca Boat e observou que há muito conhecimento técnico da exploração da atividade em si. Mas que há uma necessidade de qualificação no que se refere a gestão, à transformação da atividade em um produto que possa ser comercializado da melhor maneira possível e oferecendo segurança necessária para o turista, dentro da legislação que rege a atividade. “Temos muitas oportunidades para contribuir, principalmente para desenvolver novos produtos que Paulo Afonso não pode ficar somente limitado ao canion ou somente limitado ao Raso da Catarina! Muito pelo contrário, tem toda uma produção associada ao turismo envolvida que pode ser integrada ao turismo de aventura, ao turismo de experiência, a própria observação da vida selvagem tanto do jacaré que tem aí no lago, a Águia Chilena, as araras em Jeremoabo, Santa Brígida [...] Num raio de 100 km da para desenvolver muita coisa aqui e tendo como centro indutor Paulo Afonso. E envolver também outros estados: Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Um destino que pode virar uma rota das emoções, tendo o Rio São Francisco como eixo principal de desenvolvimento.”
Fotos: Tiago Valois (Visita Megaventure Rota Vertical / Kalango do Sertão / Carranca Boat)
“O 1º passo é justamente o que está sendo feito: é qualificar. Tanto o empresário como o profissional. E a partir disso ter uma massa crítica formada para começar a divulgar. Porque não adianta promover sem ter ainda um pessoal preparado. Tem que preparar mais gente. Eu acredito que com a história que Paulo Afonso já teve, com o novo momento que está vivendo, e com a perspectiva que o SEBRAE Nacional, com o SEBRAE Bahia, através do SEBRAE Paulo Afonso querem contribuir para desenvolver o turismo de aventura, a gente vai ter um bom horizonte pra voar bem alto. O processo vai ser lento, naturalmente.”
Consultoria direcionada com Nadja Monteiro - Sebrae / Tiago Valois e Eid Kentenich Rota Vertical.
Tiago Valois é Engenheiro Eletricista formado pela UFBA, fundou a DAVENTURA em 2004 que é uma empresa de consultoria e Marketing em turismo, já experimentou o rapel da ponte Dom Pedro II, bem como do bondinho, furna do morcego.
Por Ana Paula araujo
Foto: Klycinha Nascimento / Tiago Valois / Portais 360° e Ozildo Alves.