É AMANHÃ!! 1a Bienal do livro em Paulo Afonso/BA
4 de novembro de 2014O evento reúne escritores dos Estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe
É grande a expectativa de escritores pauloafonsinos e nordestinos para a realização da 1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso e o 1º Encontro de Escritores de Paulo Afonso e Região do São Francisco, evento que acontecerá da quarta-feira, dia 05 (Dia Nacional da Cultura) até o dia -07 de Novembro, no Memorial Chesf de Paulo Afonso.
De Paulo Afonso estão na expectativa do evento os escritores Antônio Galdino da Silva, João de Sousa Lima, Edson José Barreto dos Anjos, Jotalunas Rodrigues Barros, Luiz Rubem Ferreira A. Bonfim, Rubervânio da Cruz Lima, Aristóteles Lima Santana, Ivus Conde Ideburque Leal, Gecildo Queiroz, Roberto Ricardo do Amaral Reis, Euclides Batista Filho, Maciel Teixeira Lima, Francisco Araújo Filho, José Fernando da Silva, Sandro José Gomes, Helisson Rafael da Silva Nascimento, Antônio Romão da Silva, Sávio Lopes Mascarenhas, Jorge Pereira dos Santos (PAPAPÁ), Aníbal Alves Nunes, João Paulo Pirôpo de Abreu, Jovelina Maria Ramalho da Silva.
Escritores, da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe que chegam para animar a festa! São eles:
Bahia, além dos pauloafonsinos, também estão inscritos: Pedro Pereira da Silva, de Jeremoabo, Gilmar Teixeira dos Santos, de Feira de Santana. Também de Feira de Santana vem o poeta José Inácio Vieira de Melo, trazido pelo Sesc-Ler de Paulo Afonso. De Barra, vem Wilgner Murillo da C. Santos. De Salvador quem já chega no dia 04/11 é João Bosco dos Santos, que é baiano de Rodelas e a professora Rita de Cássia C. Bacelar Pinheiro, que também é contadora de histórias e está trazendo alguns bonecos para interagir com as crianças. Alcivandes Santos Santana vem de Santa Brígida.
Alagoas vem Edvaldo Francisco dos Santos e Severino de Souza Neto, da cidade de Delmiro Gouveia e Edvaldo de Araújo Feitosa, vindo de Água Branca.
Pernambuco, quem chega é Jadilson de Souza Ferraz, que vem de Petrolândia e Antonio Vilela, de Garanhuns.
Sergipe, três deles de Itabaiana: Antônia Amorosa de Menezes, José Carlos Mendonça, Antônio Francisco de J. Saracura. De Nossa Senhora das Dores quem vem é João Paulo Araújo de Carvalho, presidente da Academia de Letras. Evanilson O. Santana, o Tinho Santana, vem de Canindé do São Francisco e de Aracaju chegam Arquimedes José Melo Marques e a esposa Elane Lima Marques.
foto: divulgação
Em face da restrição do espaço, as inscrições tiveram que ser encerradas ainda no início do mês de outubro e a organização do evento infelizmente não pôde atender a vários pedidos que chegaram depois.
DATA: 05 a 07 de Novembro DE 2014
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Memorial Chesf Paulo Afonso, cedido pela Administração Regional da Chesf em Paulo Afonso, cujo Administrador é Augusto Cézar.
AMBIENTAÇÃO: Secretaria de Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, cujo Secretário, Jânio Soares é grande cronista e tem coluna quinzenal, aos sábados, no jornal A TARDE, de Salvador. Está aos cuidados de Júnior Barros e sua equipe da Imagem Publicidade, empresa de Paulo Afonso.
ORGANIZAÇÃO: Jornal Folha Sertaneja, a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião do Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA, tem encontrado grande sensibilidade nos veículos da mídia local e regional como as Rádios Betânia FM, Betel FM, Bahia Nordeste, todas de Paulo Afonso e a Rádios Delmiro AM e FM da cidade de Delmiro Gouveia. Também a TV São Francisco vem divulgando o evento no quadro São Francisco Acontece, com chamadas de áudio várias vezes ao dia e confirmou a cobertura da TV na abertura da Bienal, através do cinegrafista José Carlos Ferreira.
APOIO: Empresários pauloafonsinos como José Mauro - do San Marino Hotel, Jean Carlos - do Residente Hotel, Maciel Teixeira (também escritor) - da Loja Milenium, Francisco Rodrigues Neto - da Loja Rio Malhas , Jugurta Nepomuceno - da Casa O Ferrageiro e Sebastião Leandro de Morais - dos Supermercados SUPRAVE.
Foto: Antônio Galdino
A Bienal já está produzindo frutos. Os escritores Edson Barreto e Roberto Ricardo tiraram da gaveta muitos poemas e editaram o livro Versos Diversos em Verso e Reverso que, além de trazer belos poemas, foi concebido também como obra didática para ser trabalhado nas escolas.
Também o professor Ivus Leal, cronista do jornal Folha Sertaneja desde o seu começo – escreveu a sua primeira crônica na edição Nº 02 deste jornal, em Março de 2004 – reuniu parte dos seus escritos, de crônicas e causos, no livro Pelas Estradas da Vida, título associado aos muitos anos de viagens do professor em seu Motor Home por todo o Brasil.
Há também estudantes universitários que ligaram empolgados e já correm atrás de diagramadores e gráficas para também publicar seus escritos.
Muitos também estão procurando a organização do evento para participar, apresentando seus textos e poemas e grandes colégios como o CETEPI -1 e o Carlina Barbosa de Deus, já confirmados estão levando seus alunos para interagirem com os escritores e com as palestras que serão realizadas ali nos dias 06 e 07 de Novembro. Mas espera-se a confirmação da participação de muitos outros alunos e professores de outros grandes colégios como o Montessori, o Sete de Setembro, o CETEPI -2, o Luiz Eduardo Magalhães, o Polivalente, a Escola Estadual Ministro Oliveira Brito, o Colégio Monteiro Lobato, o Educandário Imaculada Conceição, a EFOTEJ, o Carneiro do Vale e as universidade FASETE, UNEB, IFBA e UNIVASF.
A Univasf que completou 10 anos nesse mês de Outubro, acaba de realizar um grande Feira Literária em Juazeiro e implantou o Campus de Paulo Afonso em Setembro deste ano com o Curso de Medicina.
Os que estiverem nesse evento serão recepcionados por escritores pauloafonsinos, membros da Academia de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico e colaboradores que também prestarão informações sobre a cidade e a região.
Camisas da 1ª Bienal - ainda há. Adquira a sua logo...
Foram confeccionadas camisas do evento – poucas – e os interessados podem adquiri-la no Balcão de Informações ao preço unitário de custo - R$20,00.
Participe de toda a programação
1ª Bienal do Livro de Paulo Afonso e o 1º Encontro de Escritores de Paulo Afonso e Região do São Francisco será aberta no dia 05 de Novembro, às 19 horas, no Auditório do Memorial Chesf Paulo Afonso, com a apresentação dos escritores inscritos, saudação a Rui Barbosa, o aniversariante do dia 05/11 – Dia Nacional da Cultura em sua homenagem e homenagens aos escritores Ariano Suassuna pelo poeta repentista Rafael Neto, João Ubaldo Ribeiro, pelo professor Francisco Néry e Antônio José Alves de Souza, o que primeiro escreveu sobre Paulo Afonso, pelo escritor Antônio Galdino da Silva. Haverá um momento cultural com o Trio Dona Florinda – autêntico e aplaudido forró pé-de-serra – que acaba de chegar de uma turnê de mais de três meses em vários países da Europa onde participou de Festivais de Forró que ali se realizam regularmente.