7ª Edição de Vivências Artísticas nas Escolas Estaduais
24 de setembro de 2014Alunos das Escolas Estaduais dos Municípios de Paulo Afonso, Glória, Chorrochó, Rodelas, Abaré, Macururé, Santa Brígida, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Sítio do Quinto e Jeremoabo jurisdicionados a DIREC – 10 participam da 7ª Edição de Vivências Artísticas, o projeto compreende em análise de obras selecionadas das escolas estaduais realizada por grupo de alunos ou apresentações individuais artístico-culturais na fase regional, para Coordenação de Projetos intersetoriais, no intuito de validar a participação dos estudantes na etapa estadual dessas ações que será nos dias 28, 29 e 30 de Outubro de 2014, na Itaipava Arena Fonte Nova.
Na sede da Direc – 10 em Paulo Afonso, uma comissão de jurados foi convidado pelo Diretor Regional o Senhor Marcos Antônio Queiroz Pires para analisar obras dos alunos das cidades citadas acima. A comissão foi formada por: João Sousa Lima – escritor e historiador, João Bosco – pedagogo e humorista, Salomão Vergner – arqueólogo, administrador e professor, Dorival Pereira – Professor e Clícia Nascimento – gerente da ASCOPA e sócia diretora do portal AcertePauloafonso.
No primeiro momento foi apresentado o projeto estruturante EPA que trata-se de experiências em políticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos, com vistas à identificação do patrimônio baiano, a preservação da memoria cultural e a apropriação das histórias e da cultura.
Foto: Acerte Paulo Afonso
O segundo momento foi para a avaliação de vídeos que se encaixa na estruturante AVE que se trata do projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE) é parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar, por intermédio da criação e exposição das artes visuais estudantis nas escolas da rede estadual de educação da Bahia.
Foto: Acerte Paulo Afonso
No dia 25 de setembro será realizado no Clube Paulo Afonso - CPA a final municipal em 02 momentos de apresentações. As 15horas apresentação das vivências artiticas TAL - Tempos de Artes Literárias ,EPA - Educação Patrimonial Artistica e AVE - Artes Visuais Estudantis.
Após cada apresentação o corpo de jurados escolherá as obras que atende a normativa do concurso.
As 19horas é a vez dos programas FACE - Festival Anual da Canção que é a apresentação de alunos com composição própria, melodia e canto. O musico Igor Gnomo acompanha todos os finalistas com trilha sonora, arranjos, mixagem e aula de canto com os alunos que irão para a final em Salvador como citado acima.
Outro programa que será apresentado é o PROVE - Produção de Vídeos Estudantis, são produções caseiras feita pelos alunos abordando vários temas como final da copa do mundo, eleições, drogas, aborto, entre outros.
Por tanto, não fiquem de fora e você aluno das Escolas Estaduais pode animar sua torcida e defender sua escola nesse programa que leva arte e cultura nos quatro cantos da Bahia.
Serviço:
Data: 25 de Setembro de 2014
Local: Clube Paulo Afonso - CPA
Horário: A partir das 15 horas
Entrada: Gratuita
Por: Clícia Nascimento
Foto: Acerte Paulo afonso