Cinema GRATUITO em Paulo Afonso - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Cinema GRATUITO em Paulo Afonso

18 de setembro de 2014

Foi iniciada ontem a noite a Mostra de cinema: Encontro com o Cinema Alemão promovida pelo SESC em comemoração aos seus 68 anos. A mostra foi iniciada com o filme: Bem-vindo à Alemanha, com a duração de 95 minutos e conta a história de um imigrante turco que está prestes a receber a cidadania alemã e não sabe se é isso o que realmente ele deseja. "o filme fala sobre identidades que se transformam pouco a pouco, sobre a complexa questão da patria de cada um".

 

 O SESC faz aniversário e é a população pauloafonsina que ganha o presente em todo o mês de setembro com programações das mais variadas possíveis.

 

A programação iniciou oficialmente no dia 12 de setembro na Praça das Mangueiras com atividades recreativas, oficinas, intervenção urbana e show musical e no mesmo dia, teve também a programação no auditório do SESC com o Stand Up Comedy “Namoros modernos” de Gecildo Queiroz.

 

Foto: Ricardo Pereira

 

A mostra de cinema teve início hoje com a Sands Band sendo representada pelos músicos Tiago Sandes e Ropiário apresentando músicas instrumentais de acordo com o tema do cinema alemão. Ao tempo em que um coffe break era servido para os ali presente. É notória a preocupação do SESC em agregar valor aos seus eventos inserindo sempre atrações musicais da cidade para fazer parte da programação.

 

 

Em seguida, para fazer a abertura da mostra, o cineasta e historiador Ramon Coutinho, que se intitula “audiovisueiro” fez uma breve exposição do que representa essa mostra e agradeceu a oportunidade de vim a Paulo Afonso a convite do SESC para falar de cinema e “quando a gente pensa que cinema é a arte do encontro, a possibilidade de a gente conhecer outra cidade, outros lugares atraves do cinema tanto pela tela, quanto quando a gente pode ir, então eu fico muito lisonjeado de poder estar aqui”, inicia ele o seu breve bate papo pré filme.

 

O cinema alemão sendo apresentado numa cidade do interior da Bahia! A primeira colocação que eu deixo pra a gente aqui no filme e esses dias de cinema alemão aqui é essa: ‘Por que a gente sai de casa para assistir um filme? e o que é que ele pode nos dizer enquanto baianos? Nordestinos? Um filme de um lugar tão distante?’  E por isso eu acho tão bacana uma mostra de cinema e que esse nome “encontro” está inserido, porque na arte a gente tem que criar um encontro com a arte, e o cinema parece que cada vez menos tem essa capacidade de encontro. A maioria dos filmes que a gente vê - eu as vezes pergunto pros meus amigos: ‘Por que a gente foi ver esse filme?’ A gente vive meio que numa sociedade automática. Assiste o filme que não sabe por que viu, sai do filme sem muito conteúdo pra pensar nesse filme [...] aqui a gente vai ver filmes que nos provoquem, que nos falem muita coisa que nos fazem pensar não só sobre a Alemanha, mas sobre o nosso lugar, nossa cidade, nosso espaço...” e assim ele deixou bem claro que a proposta dessa mostra é não só a exibição de filmes, mas a possibilidade de encontro, de discussão, de debate, integração.

 

 

Ao final da exibição do filme, um bate papo foi iniciado entre Ramon e os expectadores, firmando assim a proposta lançada de fazer com que essa mostra seja um encontro e que proporcione boas discussões e reflexões a respeito do que foi exibido. 

 

 

O cineasta Ramon fará um workshop no dia 21 abordando o tema “Modelos de Produção Cinematográfica Independente”. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Certamente será um workshop de grande valia, levando em consideração sua condução com a abertura e o encerramento da mostra de hoje.

 

Crédito: Divulgação

 

Fiquem atentos a toda a programação de filmes: “A Mostra de Cinema ENCONTRO COM O CINEMA ALEMÃO nos proporcionará conhecer, por intermédio da ficção, aspectos da vida cotidiana alemã, nos levando a refletir sobre uma infinidade de questões sociais e humanas, em detalhes, normalmente esquecidos, apagados em filmes que costumamos ter acesso.” – fonte SESC, mais informações e Inscrições: (75) 3281.6221 - SESC - A MAIOR REDE PRIVADA DE BEM ESTAR SOCIAL.

 

Crédito: Divulgação

 

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

Fotos: Klycinha Nascimento / Ricardo Pereira - www.upfestas.com.br

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.