Muitos progressos na música da cidade
31 de julho de 2014Quem poderia imaginar que uma quarta feira a noite poderia ser tão encantadora? Mas foi o que aconteceu ontem. O Centro de Educação Musical Igor Gnomo apresentou o seu terceiro capítulo de um projeto idealizado por Igor Gnomo e Larissa Hora. Um duo que o casal está fazendo para posteriores apresentações públicas.
Por enquanto esse “programa” está sendo apresentado uma vez por mês lá no CEMIG para poucos convidados porque a sala ainda é um pouco pequena, mas já tem promessas de que tanto o projeto quanto o espaço será expandido. A população e os apreciadores da boa música agradecem a contribuição que o Igor Gnomo está dando ao cenário cultural da cidade. Não é novidade nenhuma que esse garoto tem idéias inovadoras e além de pensar nelas, ele estuda a situação e sempre implanta.
Como já dito na matéria de lançamento do CEMIG, essa é a realização de uma das ações que o guitarrista idealizou (saiba mais AQUI). Além dessa, tem muita coisa boa vindo por aí e esse espaço promete ser um verdadeiro centro de cultura pois Gnomo abriu com exclusividade e primeira mão para o AcertePauloAfonso suas idéias futuras e a do próximo capítulo desse projeto:
“A gente vai ter mais 2 salas que já são nossas mas a gente tá organizando o material para lançar igual a essa com uma plotagem e dar um certo conforto para o aluno e esse corredor que vai virar uma espécie de galeria onde a gente vai expor de 9 quadros/fotos ou artes plásticas. Todo mês a gente quer manter contato com um artista diferente, a partir daí a gente vai ver como a gente vai usar o corredor, tanto da parte acústica, para não vazar e não ecoar tanto o som, mas também as salas simultâneas como por ex a gente pode começar... é um plano que eu vou abrir o jogo para a Acerte em primeira mão. A gente espera no próximo mês fazer o seguinte num sábado ou domingo:
Das 18 às 20h - mostra de um filme nessa sala;
Das 20 às 21h o nosso programa instrumental e
Das 21 às 22h uma Jam Session com uns convidados.”
A ação de hoje também teve caráter publicitário, pois a jornalista Cristina Laura que conheceu o trabalho de Gnomo na Feira de Gastronomia em Juazeiro ficou encantada e estava presente para fazer uma matéria sobre economia criativa para a Revista Conexão SEBRAE. Esse projeto de Economia Criativa está sendo gerenciado no SEBRAE Paulo Afonso por Nadja Maria e renderá algumas matérias aqui na cidade abordando esse tema.
Além da Jornalista e sua equipe, estiveram presente no programa de hoje o compositor Jorge Papapá, Silvinho Xavier, Marcos Pinheiro (blog CircuitoPA), Gecildo Queiroz, o fotógrafo Ricardo Pereira, que dessa vez não poderá publicar as imagens tão rapidamente porque estava lá também como contratado para a revista Conexão e alguns amigos e alunos da dupla.
Mas não só de música foi feita a noite. A proposta da dupla é também oferecer um espaço para falar sobre música num bate papo descontraído que tornou bem agradável essa mistura e contou com um grande elogio vindo de Jorge Papapá sobre a iniciativa:
“A gente na verdade esta formando público né?! Porque você ouvindo uma música mais de perto é muito diferente de um teatro ou na rua... pode ficar mais a vontade é uma delícia ter essa possibilidade de fazer isso, ter essa idéia fantástica! A música não precisa ser só tocada e ouvida, ela precisa ser mastigada, precisa ser discutida, porque as pessoas entendem de musica. Num show convencional as pessoas desprezam muito o público, o publico não é ninguém, e na verdade é tudo, é quem dá sentido ...”. E Gnomo complementa: “A idéia é fazer um espaço intimista e que a gente possa expressar nosso trabalho a cada dia. É um projeto novo mas que seja basicamente nesse clima”. “E que seja um canal para quem tem alguma composição para vir apresentar um outro dia que a gente faça, que sejam íntimos da gente, ter essa confiança em vir aqui apresentar” diz Larissa.
Além do clima agradável das pessoas que compuseram o cenário, a ambientação estava impecável com umas luminárias artesanais que foram confeccionadas por Maurício Mendes, uns pufs e o chão para a acomodação. Tudo de muito bom gosto mesmo, aconchegante e intimista. O repertório escolhido também foi impecável com músicas autorais e releituras de grandes compositores.
Além da apresentação da dupla, o também professor da escola Thiago Sandes fez uma participação com seus instrumentos de sopro e o aluno Diego que fez a única música cantada da noite lindamente!
Todos se mostraram muito satisfeitos com o resultado desse terceiro capítulo e a sensação dos protagonistas foi de que vem melhorando a cada dia. Gnomo falou da evolução e das atividades futuras:
“o 1º foi bem tímido, o segundo teve uma característica mais de lançamento e o 3º a gente trabalhou mais o lado laboratorial que é a questão de abranger alunos também fazendo parte do evento e do acontecimento. As próximas atividades da escola virão acompanhadas de workshop, recitais com os alunos ao final de cada módulo e mensalmente a gente vai fazer uma atividade como essa que a gente, até então, intitulou de capitulo mas a gente vai lançar uma proposta com nome específico e chegar ate antão a abranger pessoas que não são da escola, expectadores. E podendo chegar a cobrar um ingresso/taxa... e agora que a gente ta expandindo o espaço a gente vai deixar um pouco mais de convidados e chamar as outras pessoas... a intenção da escola não é só na parte educacional mas sim na parte de produção e difusão da cultura e memória cultural dos dias de hoje.”
E Larissa fala também de um progresso pessoal: “a aceitação está sendo boa, não é??!! Assim, do primeiro ate hoje a gente já melhorou no quesito de estar mais firme com o repertorio. Porque esse é o primeiro desafio da gente, encontrar as músicas pra tocar. E quando a gente vai se firmando as edições vão sendo melhores. Pra mim é bem diferente porque eu to tocando fora de casa acho que é a primeira vez que essas pessoas estão me ouvindo aqui e pra mim já é uma realização pessoal grande.”
Curta nossa página AQUI
Por Ana Paula Araujo
Fotos: AcertePauloAfonso