Lindo espetáculo Lampezão e Maria Botina
5 de julho de 2014A noite de ontem teve um sabor especial de alegria e diversão. O espetáculo da Caravana da Tapioca, após passar por 3 cidades da Bahia apresentou o espetáculo circense de Lampezão e Maria Botina no Espaço Cultural Raso da Catarina. O espetáculo é vencedor do Prêmio FUNARTE de teatro Myriam Muniz 2013 e tem um proposta encantadora de contar história de amor unindo performances de circo, música, mágica, poesia e claro muita gargalhada. Mesmo com o início estando marcado para as 19h, imediatamente após o jogo da Seleção Brasileira, a praça estava lotada e era até difícil de acreditar que tanta gente iria prestigiar o espetáculo.
Com um cenário preenchido com poucos objetos, o espaço estava cheio de magia e qualidade de performance dos atores Anderson Machado (Cavaco/Lampezão) e Giulia Cooper (Nina/Maria Botina) que se apresentaram com um belíssimo figurino. O espetáculo abordava a história de uma moça que queria um homem valente para viver a vida ao lado dele e um rapaz muito covarde que finge ser valente para conquistar o coração da moça. Em meio a todo o desenrolar da história os artistas conseguiram arrancar boas gargalhadas da plateia que estava atenta a todo momento a cada detalhe.
Como não poderia deixar de ser, houve uma bela interação entre os artistas e o público que além de participar com palmas e gargalhadas, alguns expectadores da plateia foram convidados a fazer parte da cena.
Nesse espetáculo não podia faltar apresentação de malabares, bola mágica, chicote, monociclo, baldes. Fixando a característica circense no contexto da apresentação que foi uma verdadeira lição de amor a arte e valorização da cultura e da poesia. Muitos que passavam pela praça não resistiam e ficavam para assistir ao belo espetáculo que estava sendo apresentado. O contexto no geral tinha a característica de prender a atenção de todos que estavam ali presente e até os carros que passavam na rua paravam para “dar uma espiadinha” e não iam mais embora tornando a rua um “drive in”.
A companhia já passou por alguns outros estados e, no total, são 6 estados que serão/foram contemplados e em cada um dos estados acontece/aconteceram 4 apresentações. Segundo informações da produção, todas as apresentações com um público tão significativo quanto foi aqui em Paulo Afonso. Foi bonito de ver a praça lotada de expectadores de todas as idades em um momento pós jogo. Ao final a plateia toda aplaudiu de pé e mandou boas vibrações para a companhia seguir na sua turnê.
Por Ana Paula Araujo
fotos: Klycinha Nascimento