Os Nelsons contemplado - Espaços Culturais SECULT
15 de maio de 2014A banda pauloafonsina Os Nelsons acaba de ser contemplada com o credenciamento dos Espaços Culturais SECULT, que abriu as inscrições para pessoas físicas e jurídicas em março/abril desse ano e divulgou a lista de contemplados recentemente no Diário Oficial. Esse credenciamento contemplava grupos com atividades ligadas à música, dança, circo, teatro, manifestações populares e voltadas para o público infantil. A iniciativa faz parte do conjunto de ações para consolidação de uma política pública democrática para a cultura baiana.
Essa contemplação possibilitará que eles se apresentem em até 17 cidades do Estado. Uma forma de espalhar a música dos pauloafonsinos pela Bahia afora. Os meninos estão na esperança de que pelo menos em 4 cidades eles possam colocar seu trabalho na vitrine musical do Estado.
Foto: Clara Campos - Espelho Lunar
A banda já se apresentou pela Secretaria de Cultura da Bahia através de contratos. Esse é o primeiro Edital que eles participam e são contemplados. A seleção foi realizada com entrega de documentação exigida que foi aprovada pela SECULT.
A banda existe há 3 anos e já se apresentou algumas vezes aqui na cidade. Eles vêm notando que as portas, mesmo que lentamente, estão se abrindo. Como é o exemplo do Festival 5 Minutos que aconteceu aqui em Paulo Afonso recentemente. O entendimento é que Paulo Afonso está sendo apadrinhado pelo produtor Marcondes Dourado da diretoria de áudio visual da Bahia. Ele foi o responsável pela vinda do 5 minutos para Paulo Afonso. “Marcondes quer colocar Paulo Afonso na cena cultural de qualquer forma!! E isso é bom para todo mundo. Aquele festival ali teve um significado muito grande, se a galera sentiu o peso daquele festival.... Paulo Afonso tem isso tudo, uma cidade que tem muito artista de varias áreas, teatro, dança, musica, produção...” diz Vandeilson Feitosa, baixista da banda Os Nelsons. A banda foi “cliente” da oficina realizada pelo festival, onde um clipe seria produzido para a banda (saiba mais AQUI).
Foto: 5 minutos
Outra oportunidade foi a participação na Mostra SESC de Artes Aldeia Mulungu, onde o grupo fez a participação musical no último domingo e fez o Parque Belvedere em peso “se jogar!”. Segundo Vandeilson, o apoio de Romildo Alves (SESC) foi fundamental para que essa atração fosse incluída na programação. E sempre que se apresenta na cidade é uma emoção nova. “Eu sempre quis tocar no Belvedere! Ali é muito massa, ali tem uma cara... o ambiente e muito agradável, é um parque!! Paulo Afonso tem muita festa, mas tem uma coisa que não tem para família toda como o SESC faz: coloca uma trupe de palhaços, espetáculos de dança, de teatro, uma banda no final. Ali você ta atingindo vários públicos de diferentes idades. Tem criança, sr de idade, jovem, adulto... isso é bom tanto pro artista quanto pro projeto do SESC!”
Foto: Ricardo Pereira
É importante que surjam cada vez mais editais para a cultura que possam proporcionar esse intercambio cultural entre as cidades da Bahia e até de outros estados. É provável que apareçam mais novidades no calendário de apresentações da banda. Fiquem atentos e acompanhem o crescimento dessa banda que vai longe!
Curta nossa página AQUI
Por Ana Paula Araujo