Máquina Total uma verdadeira explosão de som - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Máquina Total uma verdadeira explosão de som

6 de maio de 2014

A banda de rock Máquina Total, que completou seu 3º ano de existência no último dia 1º de Maio vem desenvolvendo um trabalho de grande qualidade na cidade. O grupo é formado pelos guitarristas Ricardo Castello e Ronaldo da Maceno, o baixista Fernando César, o baterista Thiago Lima e o vocalista Fábio Galvão. Com essa formação fixa, a banda tem pouco mais de 2 anos e meio.

 

Dos lugares que toca aqui na cidade, é sinônimo de casa cheia na certa. A banda tem um carisma com o público por causa da irreverência dos músicos mas isso também está atrelado à qualidade musical. Segundo os integrantes da banda, eles têm um interesse comum em investir em tecnologia. A utilização de bons equipamentos é um dos principais aliados do grupo. “Pouquissimas bandas de Paulo Afonso tocam no circuito que a gente toca com esta frequência e intensidade. Não é para tirar onda nem nada [...] a gente procura ter muita atenção com o equipamento, em tirar um som de qualidade, então o retorno vem... é fácil agradar quem não conhece, então os músicos vão num show onde tem músicos bons que não tem equipamento, o cara fala: ‘pô que som horrível!’ Ou então: ‘o cara com esse sonzão e não toca nada’. Então eu me preocupo em investir no meu equipamento porque eu quero ouvir bem o meu instrumento. Se eu tivesse tocando com uma guitarra inferior ou uma caixa muito ruim, eu não conseguiria ouvir o som que eu tenho vontade de ouvir que é o som que eu ouço quando eu boto Pink Floyd pra rolar ou Led Zeppelin que são minhas referências por exemplo. Não que eu queira tocar como os caras tocam, mas quero algo que se aproxime. Mas depois que você agrada a gente (que é chato com a gente mesmo).... fica mais fácil agradar quem não conhece” diz Ronaldo da Maceno .

 

 

Foto: klycinha Nascimento

 

 

No último sábado a banda fez uma excelente apresentação no encerramento do Encontro de Motociclistas de Paulo Afonso que, mesmo com a chuva, segurou o público até o final. Foi um dos shows mais curtidos do evento como um todo. Segundo eles, a harmonia da banda não acontece por causa dos ensaios exaustivos, mas sim pela sintonia existente entre os músicos. Pra se ter uma ideia, o último ensaio deles foi no encontro de motos do ano passado. E antes que as pessoas se perguntem como eles conseguem essa proeza, acredite ou não, eles inserem músicas no repertório em conversas pelas redes sociais ou whatsapp. É, mais uma vez, a tecnologia contribuindo para a evolução do grupo. “A gente não ensaia, a gente toca! Porque conviver é mais do que pegar instrumentos e ficar fazendo o som, a gente troca muitas ideias fora do palco e a gente se diverte fora dele [...] esse show, as coisas se arrumam, elas se escolheram” diz Ricardo Castelo.

 

 

Foto: klycinha Nascimento

 

 

Uma outra característica do grupo é que eles reúnem várias influências musicais. O baterista é mais ligado ao jazz, “com Ricardo eu troquei muitas ideias. Tem uma musica de jazz que eu to escutando, a gente troca de figurinha mesmo. Já Ronaldo vai muito pro lado do blues, uma pegada de blues que eu tenho muito orgulho de tocar com ele.” “O legal é que é uma partilha das nossas vivencias, isso aqui é uma comunidade...” diz Tiago em relação ao entrosamento entre eles.

 

 

   Ricardo Castello, Ronaldo da Maceno, Fábio Galvão, Fernando César, Thiago Lima 

                 

 

 

 

Cada um cuida da musica! Eu cuido da musica da mesma maneira que ele cuida. A gente se identifica um com o outro porque sabe que tem um compromisso pessoal de gostar dos sons, apreciar e aprender a tirar sempre mais dos instrumentos ... a gente procura ter esta relação de unidade. O objetivo é o mesmo! É importante existir essa empatia”, diz Ricardo ainda sobre a homogeneidade dos integrantes.

 

 

Foto: klycinha Nascimento

 

 

É certo que todo final de semana, em algum lugar da cidade ou na região, a banda Máquina Total está se apresentando. No mês passado estava com um contrato fixo com o Boteco Sparttacus e garantia público fiel por lá. O Gato Risonho é outro estabelecimento que sempre tem o prazer de chamá-los para tocar já que os clientes sempre solicitam e gostam muito. E os integrantes vem percebendo que os estabelecimentos estão com mais interesse em proporcionar melhor qualidade musical aos clientes e estão investindo mais em equipamentos de som de qualidade. Isso é um fator que beneficia a todos os envolvidos: aos que tocam, aos que ouvem e aos donos dos espaços afinal, hoje em dia, a música nos bares são cada vez mais frequentes e já está sendo tão importantes e solicitadas quanto a própria comida/bebida. Na experiência da Máquina há uma constatação de que quem não prioriza e respeita a necessidade de qualificação já está tendo dificuldade em se organizar para acompanhar a mudança dos ventos.

 

Conheça mais sobre a banda AQUI

 

Contato para shows: 75 9128 - 6368 / 75. 9138-6368/ 75.8845-1225

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Fotos: Klycinha Nascimento

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.