AMANHÃ - intervenção artística na Igreja São Francisco - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

AMANHÃ - intervenção artística na Igreja São Francisco

2 de maio de 2014

O Festival 5 minutos Expandido encerrou sua mostra competitiva na noite de ontem com a apresentação dos últimos 16 curtas metragens. A programação foi de 3 dias com exibição de curtas com até 5 minutos no Memorial Chesf.

 

A produção muito bem feita com uma recepção impecável. Para os que chegavam ao memorial, já eram recepcionados com uma bela projeção do festival na parede principal do acesso ao memorial. Todos cordialmente recepcionavam os expectadores com entrega dos ingressos e direcionavam para o auditório. Tudo sendo filmado e fotografado. Sem dúvidas esse foi um grande passo para o estímulo à criação do audiovisual aqui na cidade. É um privilégio poder ter sido cidade sede para um festival tão conceituado como esse.

 

 

Segundo Marcondes, diretor da Dimas, em relação ao conteúdo exposto nos curtas desses 3 dias que se passaram, “então você tem aqui artistas plásticos, artistas visuais, músicos, amadores. Pessoas que nunca fizeram filme fazendo aqui com câmeras simples, com câmeras mais profissionais, então eu acho que esse é o grande valor do 5 minutos, desse festival, é justamente mostrar que a gente pode criar e se expressar através do audiovisual todos os dias. E inclusive foge desses padrões de narrativa do grande cinema do que a gente vê na TV, do que a gente vê nessas grandes profissões.”

 

 

Após a exibição dos 16 últimos curtas metragem, Marcondes convidou Clara e André, que estão ministrando a oficina de videoclipe onde o cliente é a banda Os Nelsons (saiba mais AQUI). “Clara Campos e André são 2 artistas da cidade que trabalham com vídeo, com musica. Foi através desse encontro com Clara, Raoni (Os Nelsons), Igor Gnomo e Gildo (Percussiclando) que encontramos aqui no FUNCEB itinerante todo esse caldeirão e foi o que me fez  trazer, que me deu força, que me deu sentido da vinda dos 5 minutos praça. Quando a gente começou a fazer a oficina, a gente pensou em trabalhar em cima do mapa musical que é um site que a FUNCEB já desenvolve ha alguns anos que faz um mapa de quase todas as produções musicais da Bahia. A gente resolveu fazer uma oficina em cima do mapa musical. Uma oficina aqui em Paulo Afonso para trabalhar com uma banda de Paulo Afonso que estivesse no mapa musical. E aí a gente escolheu Os Nelsons e eu pensei justamente em Andre e Clara porque são daqui , profissionais altamente qualificados e a gente tem mania de dizer que santo de casa não faz milagre e de n valorizar os nossos próprios artistas [...]"  diz Marcondes enaltecendo a qualificação dos “santos de casa” que fazem excelentes milagres no áudio visual.

 

 

Em seguida, Clara, André e Raoni expuseram seus pontos de vista com relação à experiência que essa oficina vem proporcionando, e uma prévia do vídeo clipe, que está sendo montado na oficina, foi projetada na tela. Um material que ainda está inacabado mas que ficou excelente. O clipe final será projetado na Igreja São Francisco amanhã a partir das 19h e com acesso GRATUITO.

 

 

Para a intervenção de amanhã, a produção do festival 5 Minutos convida a todos para comparecerem no salão da Igreja Fão Francisco. Houve uma preocupação em possibilitar aos expectadores o tempo para apreciar o evento na igreja e também o show que está acontecendo no encontro de motos. A programação possivelmente não passará das 21h. Então é importante que, quem tiver interesse em assistir que chegue antes das 19h, pois a igreja estará com projeções sendo exibidas desde cedo.

 

Os temas das projeções serão baseados na memória afetiva da cidade, segundo Marcondes, “essa proposta que a gente vai realizar no sábado é como se fosse um looping e depois a ação. Performance e intervenção urbana que acontece. A gente pensa inclusive nesse horário para ficar em sintonia com o evento de motos e dar tempo desse deslocamento. Essa proposta de intervenção urbana é justamente pra trazer a memória afetiva da cidade, a gente começa com essa intervenção com Igor Gnomo fazendo a trilha com som ao vivo e varias imagens da cidades submersas e com vozes e depoimentos da ancestralidade de Paulo Afonso, são os avós, os pais... quem tem mais de 50 anos certamente terá essa memória  viva. Mas quem não tem, a ideia desse projeto também é trazer essa memória, essa falta desse momento na vida da cidade. Logo na sequencia vem o Percussiclando, que já traz uma ancestralidade anterior que são as etnias indígenas, as pinturas rupestres da região e por fim a gente vai encerrar com Os Nelsons  que traz esse caldeirão, essa complexidade que é hoje é Paulo Afonso. Com essa musica bem contemporânea que eles fazem.

 

 

Não deixem de comparecer

DATA: 03/05/14

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Igreja São Francisco ATRAÇÕES: IGor Gnomo, Percussiclando e Os Nelsons. Projeções de imagens da cidade e clipes na Igreja.

 

É GRATUITO e terá um caráter emocional fantástico para os pauloafonsinos e visitantes.

 

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

fotos: 5 minutos

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.