CONHEÇA TAMBÉM - Serra do Retiro em Glória/BA
30 de abril de 2014A Serra do Retiro fica localizada no município de Glória/BA, nosso vizinho aqui de Paulo Afonso. Sua subida é feita por uma trilha famosa pelas romarias que acontecem em determinadas épocas do ano, principalmente Semana Santa.
É uma trilha de média a alta complexidade, e é necessário ter um certo preparo físico afinal, são, em média, 2 horas de subidas que, em alguns lugares, são bem íngremes! Para chegar lá é necessário o auxílio de um guia de turismo que irá conduzi-lo até o “pé da serra” onde tem uma bela igreja para recepcionar os visitantes.
A partir daí, a caminhada loooooonga começa. A princípio, uma trilha leve, plana e com areia batida faz da caminhada uma ação super agradável e empolgante. Recentemente “caiu uma chuvinha” pela região e a vegetação está bem verde e fechada, proporcionando sombra na maior parte do percurso.
Com uma meia hora de caminhada começam as subidas mais íngremes e o cansaço vem chegando devagarinho e quando se dá conta, a pessoa já está sentada pedindo parada. Nessas trilhas longas é necessário que aconteçam algumas paradas estratégicas para lanche, água e descanso rápido. É muito importante que as pessoas utilizem calçados adequados. As trilhas, muitas vezes, têm pedras que alguém por descuido pode escorregar.
Sem contar com as belas espécies de animais que podem ser encontrados por lá. Desde os tradicionais bodes até lagartas, gafanhotos, kalangos... Há quem tenha sorte de ver outros bichos mais raros. Basta ficar atento a todos os detalhes da trilha! A vegetação é belíssima e com lindas flores da caatinga.
Na primeira parada contemplativa já é possível esquecer todo o cansaço e curtir o belo visual que o pequeno mirante proporciona. De lá é possível avistar o Balneário de Glória, o município de Paulo Afonso, o Rio São Francisco, a Serra do Umbuzeiro, os povoados do entorno... Sem dúvidas, um belíssimo local para sentir a natureza.
Um pouco mais adiante, mais subidas à vista. Em todo o percurso é possível avistar as estações da Via Sacra. Como já dito, nessa serra acontecem as romarias. Prática frequente em muitas cidades do interior que possui serras no seu entorno. A romaria termina em um ponto da serra que é plano e rodeado pela vegetação. O que não possibilita o visual do entorno, lá existe um cruzeiro que é onde as pessoas fazem suas orações e é caracterizado como o final da via. O espaço também é bem propício a acampamento justamente pelo caráter plano do local.
A partir daí a caminhada fica bem mais leve e tem até descida para subir a serra! Essa é mais uma particularidade do local.... Após o local do cruzeiro, acontece mais uma caminhada para um outro mirante. E este proporciona tanto o visual da primeira parada contemplativa como também a possibilidade de avistar a Usina Luiz Gonzaga, localizada no município vizinho chamado Jatobá. Ou seja, uma visão panorâmica da região.
Mais adiante tem uma leve descida para chegar em outra parte da serra: um morrinho que existe formando uma pequena serra em cima da serra. É, sem dúvidas, o local mais bonito da trilha. Tem umas formações rochosas em arenito belíssimas, e é possível tirar belas fotos em cima dessas pedras. A trilha inteira, em um ritmo médio e com poucas paradas, fica em média uma caminhada de 2h. É um tempo longo, cansativo, mas que tudo se torna nada diante de tanta beleza e um vento absurdamente forte e gostoso para refrescar do calor. Para quem gosta de caminhada, esse trecking é fantástico.
Após usufruir de toda a beleza, em aproximadamente 40 ou 50 minutos é possível fazer a descida da serra e finalizar o passeio.
Recomenda-se que após todo esse cansaço as pessoas passem pelo balneário de Glória e desfrutar da culinária gostosa com o visual do belíssimo Rio São Francisco que está ali a disposição para um belo de um banho!
Foto: Mário Roberto
Veja mais fotos no upfesta (Ricardo Pereira) AQUI
Curta nossa página AQUI
Por Ana Paula Araujo
fotos: Ricardo Pereira e Kalango do Sertão