Programação do VI FLIPA - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Programação do VI FLIPA

31 de março de 2014

O Festival Literário de Paulo Afonso – FLIPA está em sua 6ª edição e, para esse ano, o tema será “Da Mala do Poeta a Dorival Caymmi”. O diferencial, dessa vez, será a chamada para a caminhada poética que acontecerá no dia 11 de abril, com saída às 17h da praça do colégio Sete, percorrendo as principais ruas da cidade e finalização na Praça da Tribuna (Av. Getúlio Vargas). “Vai ter musica, poetas já consagrados e a ser revelados e Paulo Afonso e região” Afirma Luiz José.

 

Será uma maneira de envolver ainda mais a comunidade a esse evento que está sendo tão bem preparado pela coordenação e departamento de Letras da FASETE. Segundo Luiz José – coordenador do curso de Letras - a idealização do FLIPA tem, em seus objetivos aproximar a academia e a comunidade “Era uma forma de a academia dar uma contribuição para a sociedade porque tem poetas que estão lá mas ficam apresentando trabalhos monográficos, apresentando nos recitais... mas era uma coisa muito interna e essa foi uma forma de integrar a sociedade. E também cutucar, estimular, instigar a sociedade. E também é contribuição que a academia pode dar para sociedade”.

 

 

"Esse ano, homenagearemos também a “Mala do Poeta – tem poesia de todo jeito” de autoria dos escritores Jotalunas (que foi acadêmico da FASETE) e Luiz Rubens [...] Se na mala cabe tudo, cabe literatura, cabe música, cabe manifestações artísticas, conferências, palestras, mini cursos, workshop. A programação tem todas as modalidades, todas as expressões”. Diz ainda Luiz José com relação ao conteúdo do festival. A realização do evento terá programação interna, no auditório do Colégio Sete de Setembro e externa, na Praça das Mangueiras. Confira:

 

 

DIA 24/04/14

 

Horário: 19:00

 

Local: Auditório do Colégio Sete de Setembro

 

Abertura do FLIPA

 

Palestra: Cartas na Mesa com o Imortal José Carlos Capinan – Academia de Letras da Bahia.

Apoio: Academia de Letras de Paulo Afonso - BA

 

Lançamento de Livro "Saudações Caetés" de Virgílio Agra

 

DIA: 25/04/14

 

Horário: 19:00

 

Local: Parque das Mangueiras – Centro de Paulo Afonso

 

A Poesia Nossa de Cada Dia com o tema: sagrado – sublime: as fronteiras de Hilda Hilst – Recital poético com a atriz internacional Fabiana Pirro – Recife/PE.

 

Show Musical: Igor Gnomo homenageia Caymmi

 

Estande de Letras (FASETE):

O mundo encantado da Contação de histórias com os acadêmicos do Curso de Letras:Daniela Garcês, Jaqueline Santos e Paloma Aparecida.

 

Performance artística literária – bibliotecária Márcia Ferraz.

 

Lançamentos de Livros.

 

Estande do SESC Bahia:

 

A Poesia nossa de Cada Dia

 

Feira de Livros

 

DIA: 26/04/14

 

Horário: 8:00 às 12:00

 

Local: Colégio Sete de Setembro

 

Oficinas e Minicursos - Clique aqui

 

Horário: 19:00

 

Local: Parque das Mangueiras – Centro de Paulo Afonso

 

Projeto Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito - Coordenação: Jotalunas (egresso do Curso de Letras – FASETE) e Luiz Rubem.

 

Estande de Letras (FASETE):

 

O mundo encantado da Contação de histórias com os acadêmicos do Curso de Letras:Daniela Garcês, Jaqueline Santos e Paloma Aparecida.

 

Performance artística literária – bibliotecária Márcia Ferraz.

 

Lançamentos de Livros.

 

Estande do SESC Bahia:

 

2ª Edição do projeto: A Poesia nossa de Cada Dia (com a atriz Fabiana Pirro - PE)

 

Feira de Livros

 

Debate com o Professor Dr. Romero Venâncio: algumas relações entre a literatura de Hilda Hilst (poesia e prosa) e as dimensões sagrado, sublime e metafísico nas obras da autora.

 

**Inscrições AQUI

 

 

Desde o primeiro FLIPA até hoje, o coordenador enxerga que a formação de plateia é um ponto forte, “estamos formando plateia, tem aumentado o numero de pessoas, não só admiradores, pessoas que gostam da arte, mas pessoas que estão produzindo. Uma coisa positiva é que estamos produzindo conhecimento e a questão da formação de plateia acho que é uma responsabilidade nossa enquanto academia, enquanto sociedade no sentido de formar plateia e mudar um pouco essa questão de comportamento  das pessoas, a valorização da arte”.

 

Crédito: Divulgação

 

 

Curta nossa FanPage AQUI

 

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Fotos: Klycinha Nascimento

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2025. Acerte Paulo Afonso.