Acerte em Paulo Afonso - Av. Apolônio Sales
16 de abril de 2014A cidade de Paulo Afonso é cheia de lugares interessantes. Sejam eles para passear, praticar atividade física, contemplar, curtir um domingão de bobeira, tomar banho de rio. Além dessas finalidades, são lugares bonitos, agradáveis e aconchegantes para explorar.
Sendo assim, resolvemos mostrar alguns lugares com algumas finalidades oficiais e “extra oficiais”, turisticamente falando, e contamos com vocês, leitores, para sugerir novos espaços, falar o que mais pode ser feito nesses lugares citados, contar uma história vivida, enfim, aqui buscaremos uma maior interação de quem está fazendo a leitura e com quem tem interesse em ajudar a contar um pouco mais das histórias que acontecem na cidade e aumentar o nosso acervo de informações turísticas para o site. Essa será a série “ACERTE EM PAULO AFONSO”.
Envie-nos uma foto com sua história
Essa também será uma forma de atrair olhares para lugares bonitos que existem na cidade e algumas utilidades deles. Esperamos que gostem e se divirtam contando suas histórias! Para dar mais uma opção, você pode contar sua história enviando um email pra nós ([email protected]) e, caso solicitem/autorizem, publicaremos na aba “eu fui” que está no site (AQUI).
Vista aérea da Av. Apolônio Sales. Foto: Mário Roberto
Para iniciar, falaremos um pouco da Av Apolônio Sales que é praticamente a avenida de principal acesso à cidade. Com ruas bem largas tem como “vizinhança” além de residências muitas clínicas, tanto que pode-se dizer que será o polo médico da cidade em um futuro bem breve. Além de supermercado, franquias de grandes lojas, hotéis, bares, restaurante, concessionárias, a prefeitura da cidade, fórum, câmara de vereadores, associação Comercial, rodoviária e o Núcleo de Atendimento ao Turista – NAT.
NAT, Câmara de Vereadores, Fórum e Ginásio de esportes
A avenida tem esse nome em homenagem ao "pai" da Chesf Apolônio Jorge de Farias Sales, engenheiro agrônomo e foi presidente da CHESF por 12 anos, faleceu em 12 de outubro de 1982 aos 78 anos, em sua homenagem, a Usina Moxotó passou a chamar-se Usina Apolônio Sales, assim como a principal avenida da cidade que, na ideia de seus admiradores, merecia um busto do mesmo no início dessa avenida, mas isso nunca se concretizou.
“Apolônio Jorge de Faria Sales, nascido em 24 de agosto de 1904, que era Ministro da Agricultura do Presidente Getúlio Vargas a quem propôs a criação da CHESF em outubro de 1945, através dos Decretos-Leis Nºs. 8031 e 8032, de 3 de outubro daquele ano.” (Livro: Angiquinho – 100 anos de História. Rio São Francisco, Delmiro Gouveia e a CHESF, 1ª edição, Antônio Galdino da Silva e João Sousa Lima, pág 111)
Antigo aeroporto de Paulo Afonso, na Av. Apolônio Sales, antiga André Falcão - Foto: internet
Nos primeiros anos da cidade, a avenida era uma pista de voo para o hangar que ficava no espaço Lindinalva Cabral. Esse espaço agora está em reforma e será um pequeno teatro. Era uma avenida que, até poucos anos (uns 20 talvez) nem asfaltada era. Distante do comércio, não atraia tantos interesses pelos terrenos por essas bandas. Hoje é um dos espaços mais caros da cidade. É um belo cartão de “boas vindas” aos que visitam Paulo Afonso.
Av. Apolônio Sales com ornamentação natalina - Foto: Mário Roberto
Muitas pessoas aproveitam essa avenida para a prática de atividade física. De manhã cedinho já é possível ver muita gente fazendo caminhada, corrida, andando de bicicleta, patins, skate. Mas é no período da noite que essa prática é ainda mais constante. São inúmeras pessoas que, muitas vezes nem “esperam o sol esfriar” e já estão lá fazendo sua atividade do dia. São pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. As pessoas vão cruzando umas com as outras e se cumprimentando, recebendo e retribuindo sorrisos e solicitações de “bom dia”, “boa noite”, “tudo bem”...
Foto: Mário Roberto
Há quem diga que muitos estão lá mesmo é para paquerar também!
Ainda tem as pessoas que sentam na calçada para bater um bom papo e ver os amigos passarem e pararem depois da caminhada.
O encontro para saída dos Pedaleiros (grupo de ciclistas recreativos da cidade) também é feito na Avenida, em frente ao NAT - Núcleo de Atendimento ao Turista. E os ciclistas profissionais também tomam conta da Av. para o treino que é diário. É importante que os motoristas tenham um certo cuidado com quem está fazendo o treinamento para que não causem acidentes. Já que esse é o melhor local encontrado pelos ciclistas para treinar, não custa respeitar e até cuidar dos atletas!
Foto: Pedaleiros/
Quando vai ficando um pouco mais tarde da noite tem aqueles que gostam de andar de skate ou patins e precisam que a rua esteja mas “vaga” para arriscar algumas manobras ou ousar na velocidade sem correr o risco de machucar alguém.
Foto: Internet
A Av também é palco para a festa da Copa Vela. Antigamente os blocos saíam da prainha e vinham até essa avenida com a turma toda atrás do tio elétrico. Passavam pela ponte que dá acesso à cidade e ela balançava, era uma euforia esse momento. Sem contar os momentos que as luzes todas apagavam e era a hora de dar “aquele beijo” no (a) paquera. Normalmente isso acontecia nas imediações da rodoviária!
Hoje o palco principal ainda é armado na avenida e a festa acontece lá também.
Então essa é a Av. Apolônio Sales, antigamente chamada de André Falcão e, mesmo com esse nome há anos, ainda tem gente que a chame assim! Você tem uma história na Av Apolônio Sales para contar? Nos envie no [email protected] e continue acompanhando nossa série ACERTE EM PAULO AFONSO!!
Curta nossa FanPage AQUI
Por Ana Paula Araujo