2o Domingo no Parque e 1o Faxinaço Ecológico e Cultural
24 de março de 2014O Parque Belvedere é um dos atrativos turísticos mais belos da cidade e tem uma distribuição de espaços que proporciona diversas atividades de esporte, lazer, entretenimento. As famílias pauloafonsinas costumam desfrutar do belo gramado do local para passar as tardes nos finais de semana apreciando a natureza e fazendo parte dela. Por essas e outras razões, esse foi o local escolhido para realizar o primeiro Faxinaço ecológico e cultural. Aproveitando que o SESC tem um projeto de proporcionar (1 domingo por mês) lazer, cultura e entretenimento à população e visitantes da cidade, a equipe do AcertePauloAfonso, Kalangos do Sertão e Secretaria de Turismo firmaram uma parceria e promoveram os 2 eventos em um mesmo dia. E assim, no último domingo, surgiu o “Domingo no Parque e Faxinaço Ecológico e Cultural”. Essa foi a 2ª edição do Domingo no Parque, promovido pelo SESC, e a 1ª edição do Faxinaço Ecológico e Cultural, promovido e realizado pela AcertePauloAfonso e Kalango do Sertão em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
Para a programação do dia, que foi iniciada por volta das 11 da manhã, a equipe do Faxinaço convocou os voluntários para o mutirão de limpeza do Parque Belvedere, tomando o cuidado de solicitar aos interessados em aderiram à campanha, que assinassem o termo de adesão. Quem ia se inscrevendo ganhava um Kit com camiseta, sacola de lixo e ticket para lanche. Foi interessante verificar a quantidade de crianças que se interessaram pela ação.
Inscrição, entrevistas, ação e resultado
A partir daí, as pessoas começaram a fazer a coleta do lixo que estava espalhado por todo o parque. A Secretaria de Turismo providenciou a secagem do lago do chafariz para facilitar a retirada de todo o lixo que havia sido descartado naquele local.
Fotos: Ricardo Pereira e Pollyanna Araujo
Nesse momento, o Carranca Boat, embarcação exclusiva da cidade de Paulo Afonso e explorada pela equipe Attitude Relax (AQUI), já estava com os atletas na água para remar e desfrutar da beleza do lago. Alguns SUPs também apareceram por lá e entraram na água para contribuir com a ação e proporcionar esporte e lazer para os que estavam ali. Assim como os caiaques da Kalango do Sertão foram colocados na água para colaborar com a coleta do lixo descartado no rio.
É importante salientar que a prática esportiva no lago Belvedere NÃO é permitida. Esse dia foi uma exceção para a ação do Faxinaço. APENAS a equipe Kalango do Sertão tem autorização para exploração do rio, pois entregaram um projeto com plano de segurança para exploração do lago que foi aprovado. Então NÃO leve sua embarcação para explorar qualquer atividade no lago sem autorização prévia.
Fotos: Ricardo Pereira
Além dessas atividades esportivas que estavam aliadas à limpeza do lago, também foi montado o slackline, onde as pessoas podiam experimentar, testar o equilíbrio, fazer acrobacias.
Fotos: Ricardo Pereira
Para a distração dos presentes, o SESC montou um stand de leitura onde as pessoas tinham acesso a gibis, livros que abordavam o tema ecologia e outros temas. A ARDAP fez o maior sucesso com a mini feira de adoção de animais que quase esgota o “estoque” de filhotes que foram levados. E os triciclos que, como acontece todo final de semana, estavam lá para divertir a garotada.
Fotos: Ricardo Pereira
No período da tarde, o SESC deu início às apresentações culturais com o espetáculo de bonecos da Companhia Roda da Baraúna intitulado O Lixo. Esse espetáculo esteve inteiramente integrado ao movimento do faxinaço. O texto abordava a maneira de descarte do lixo, o incentivo à coleta seletiva, a explicação da gravidade do descarte irresponsável. Basicamente o próprio lixo, explicava para um “coleguinha” e Dona Desperdício como eles deveriam ser tratados. Os bonecos estavam lindamente caracterizados. Os personagens eram o Plástico, o Lixo orgânico, Vidro, Papel, Metal, Radioativo, o Lixo, o Menino e a Dona desperdício. Uma peça digna de ser apresentada constantemente nas escolas em campanhas ecológicas.
Fotos: Ricardo Pereira
Outra apresentação cultural foi o Palhaço Edson Chucky que apresentou o espetáculo “Circo Sem Lona - O Incrível espetáculo jamais visto que ninguém nunca viu”. O espetáculo mostrava um palhaço versátil, onde ele era o músico, o malabarista, o mágico, o dançarino... A criançada se divertiu bastante e participou da apresentação ativamente.
Fotos: Ricardo Pereira
Gecildo Queiroz, como sempre estava lá com a venda do seu livro “A rua da frente”, pois os 1000 exemplares do “Melhorar Incomoda” já foram todos vendidos. Os blogueiros também fizeram uma reunião no Belvedere para fazer um bate papo sobre mídias eletrônicas e “blogagem”. A banda Bendizei compareceu ao parque para fazer aquele som de reggae logo pela manhã.
Fotos: Ricardo Pereira e Klycinha Nascimento
Entre uma apresentação cultural e outra, o palestrante Ítalo Ricelly ministrou uma palestra abordando o tema “Meio Ambiente X Saúde”. Nessa palestra, falou sobre algumas doenças que podem ser causadas devido ao excesso de lixo no meio ambiente como dengue, cólera, leptospirose entre outras.
Foto: Ricardo Pereira
Outro palestrante foi Eid Kentenich, proprietário da empresa Rota Vertical que explora a atividade de Turismo de aventura aqui em Paulo Afonso. Na ocasião, ele montou uma estrutura onde o mesmo se apresentou pendurado por uma corda com o auxílio de uma cadeirinha de rapel e de posse de todos os equipamentos de segurança necessários para a prática das atividades radicais. Sua intenção com essa ação era demonstrar que, para explorar essa atividade é necessário conhecimento técnico, material de segurança e experiência na atividade.
Nicollas Mateus, proprietário da Kalangos do Sertão também falou sobre a exploração turística que ele desenvolve aqui na cidade e a responsabilidade que os guias devem ter ao conduzir turistas para as trilhas. O cuidado de um guiamento responsável, educativo e com responsabilidade ambiental.
Tanto Eid quanto Nicollas frisaram que as trilhas existentes em Paulo Afonso estão sendo exploradas por alguns de maneira inadequada, pois muitos comparecem ao local, levam lanche, jogam o lixo na natureza e não têm o compromisso cuidar do meio ambiente. O recado que ficou foi: ao fazer um trilha, atividade de aventura, os interessados DEVEM procurar o Núcleo de Atendimento ao Turista de Paulo Afonso, que é um local de referência e que pode dar informações seguras de quais pessoas/empresas devem procurar para conhecer nossa cidade.
A “cereja do bolo” ficou para o final com a apresentação do brupo Percussiclando, que também fez parte da coleta, e se apresentou posteriormente fazendo aquele som que deixa sempre a garotada ligada. Para essa apresentação, o grupo convidou o cantor Ropiário que cantou 2 músicas e, dentre elas, ele escolheu “Heal The World”, de Michael Jackson para homenagear o evento do faxinaço. Uma apresentação belíssima que contou com uma harmonia intensa entre o grupo e o cantor. O grupo foi escolhido justamente pelo caráter ecológico e ambiental que possui. A filosofia do grupo é justamente aproveitar o material que seria descartado para fazer instrumentos musicais. PERCUSSICLANDO é o SOM da SUSTENTABILIDADE.
Fotos: Ricardo Pereira
Para que todo o evento acontecesse, as equipes organizadoras contaram com o empenho dos Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal que isolaram o acesso ao parque, coordenaram o transito, cuidaram do bem estar de todos. Equipes que abraçaram a causa e entendem o quanto eventos como esse podem ser produtivos para a população.
O fotógrafo Ricardo pereira que sempre está nos eventos culturais da cidade também estava lá com sua máquina na mão, mas nos deu a oportunidade de aparecer à frente das câmeras. Obrigada Ricardo, por sempre contribuir com a permanência das imagens dos eventos. Outra contribuição de imagens é de Klycinha Nascimento que é a responsável por boa parte das fotografias da FanPage do AcertePauloAfonso.
Klycinha, Gecildo e Ricardo Pereira
Mas o ápice das apresentações culturais ficou por conta de Gildo Madeira, idealizador do Grupo Percussiclando, que apresentou a música Angiquinho de sua autoria, onde utilizou o som de instrumentos recicláveis para fazer a música. Com o auxílio de um equipamento de gravação de áudio, o artista produziu sozinho a música. Tocando cada instrumento, Gildo ia gravando e juntando o som produzido para, ao final, produzir a música. Da mesma forma fez com o Maracatú que tocou utilizando apenas o som do corpo. Recentemente Gildo fez uma oficina de Percussão corporal e pretende ministrar essa nova onda aqui em Paulo Afonso também. Segundo ele, em breve abrirá as inscrições. A música ficou belíssima, demonstrando que ele, sozinho, sem auxílio de instrumentos, é capaz de produzir uma bela música. Ou seja, o corpo é um instrumento tanto quanto um pandeiro, por exemplo. Foi uma apresentação realmente digna dos aplausos de todos que ficaram boquiabertos com a música prodizida por apenas uma pessoa. Gildo sempre inovando e trazendo novas formas de som.
Fotos: Ricardo Pereira
Agradecemos aos apoiadores: Rota Vertical, Attitude Relax (em especial Hallisson, Robson e Sandro), SEBRAE (em especial a Nadja por acreditar em movimentos como esse), ASCOPA, ARDAP.
Patrocinadores: Posto Ilha, Girassol Empreendimentos, Gard, Casa O Ferrageiro, Supermercado SUPRAVE que são empresas com responsabilidade ecológica e ambiental que abraçaram a causa do faxinaço.
O SESC e a equipe do FAXINAÇO estão de parabéns pelo excelente dia de domingo no Parque Belvedere.
Fotos: Klycinha Nascimento
“Agradecemos também aos inúmeros voluntários que se dispuseram a colocar a mão no lixo e depositá-los no seu devido lugar – A Lixeira. Agradecemos também aos que contribuíram de maneira indireta não descartando o lixo em local inadequado, agradecemos aos barraqueiros que, ao saírem, deixaram os espaços bem limpos. É muito satisfatório ver o quanto as pessoas se empenharam com a ação e esperamos que isso seja uma prática permanente e não apenas uma ação pontual. O descarte inadequado do lixo é uma responsabilidade nossa. Se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente agradecerá nos dando um planeta mais digno de ser habitado. A Secretaria de Turismo também foi fundamental para a realização dessa ação. Só o que temos a dizer é OBRIGADA!!” Diz Clícia Nascimento em nome da AcertePauloAfonso.
Fotos: AcertePauloAfonso
Agradecemos em também à TV São Francisco, em especial a Zé Carlos, que fez a cobertura do evento. Às Rádios Bahia Nordeste, Betel e ao Balaio pela divulgação e convocação da população.
Veja mais fotos de Ricardo Pereira do evento AQUI
Curta nossa FanPage AQUI
Por Ana Paula Araujo
Fotos: Ricardo Pereira e Klycinha Nascimento