City Tour
Paulo Afonso é uma cidade cheia de atrativos naturais, porém, ao chegar na cidade, já é notório o cuidado com o qual a cidade foi crescendo. Temos belas praças, dentre elas, a Praça das Mangueiras é um ponto onde não se pode deixar de ir e tirar belíssimas fotos. Temos também a Praça da Tribuna, onde aconteciam várias manifestações culturais. O calçadão da Av. Getúlio Vargas é um belo lugar para apreciar os bares, lanchonetes e uma grande quantidade de lojas.
O Parque Belvedere é um lugar super aconchegante, onde as famílias costumam sentar debaixo das belas sombras e fazer pique nique, levar as crianças pra lanchar, tomar sorvete ou brincar no pula-pula. A prática do slack line é uma atividade constante por lá também.
Sem contar com as belas igrejas da cidade. Dentre elas, a Igreja São Francisco é um cartão postal da cidade, toda formada por pedras da própria região, tem em seu interior, quadros que representam a Via Crucis de Jesus e, na única porta de madeira, algarismos romanos vazados que simbolizam os 10 mandamentos.
Não deixe de ir também à Prainha do Candeeiro, lugar onde acontece o campeonato de velas no evento Copa Vela que acontece em setembro. Os bares ficam abertos para que seja possível curtir a beleza do rio São Francisco e desfrutar de uma maravilhosa gastronomia.
Então, na sua vinda a Paulo Afonso, é fundamental que você passe em todos esses lugares e, lógico, visitar o Complexo Hidrelétrico.
E no final da tarde, o dique (paredão da usina PAIV) é de onde se pode ver o mais belo pôr do sol.
Não deixe de verificar todos os atrativos turísticos que disponibilizamos aqui no site. ACERTE sempre o seu passeio tirando suas dúvidas aqui!
SEJA BEM VINDO!
Casa de Maria Bonita
A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira MARIA BONITA, a rainha do cangaço, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso/BA, guardando a mesma linha arquitetônica (casa de reboco). Lá funciona o "MUSEU CASA DE MARIA BONITA", aberto à visitação pública. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço. Informe-se nas Agências de Turismo de Paulo Afonso.
Complexo Hidroelétrico
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf - iniciou a construção de suas usinas em Paulo Afonso no ano de 1949. Hoje, estão instaladas na região, num raio de 4 km, 5 grandes hidrelétricas, a Usina Apolônio Sales, na divisa de Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL e as Usinas Paulo Afonso, I, II, III e IV que produzem 4.300 MW de energia elétrica. Somadas às usinas Luiz Gonzaga, em Petrolândia e Xingó, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas, o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é responsável por 83,4% de toda a energia produzida pela Chesf, que é de 10,7 MW. A Usina PA.IV, que produz 2,462 MW, possui uma das maiores cavernas do mundo. Tem 210 metros de extensão, 24 de largura, 55 de altura. Para o funcionamento das usinas foram construídas grandes barragens que formam imensos lagos região. A Barragem de Moxotó, com 1 bilhão de m³ de água que alimenta a Usina Apolônio Sales. Dela sai um canal para a Barragem da Usina Paulo Afonso IV. O canal criou a Ilha de Paulo Afonso. No passeio pelo Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, lagos, quedas d`água, vegetação nativa, pontes estreitas e flores, muitas flores.
Aventura
O que mais atrai turistas para Paulo Afonso são os atrativos naturais e a utilização destes para a prática do Turismo de Aventura. A reserva ecológica do Raso da Catarina, a Serra do Umbuzeiro, o cânion do São Francisco, são os locais mais propícios para esta prática. Permitem uma boa caminhada pelas trilhas, muitas delas percorridas pelo Cangaceiro Lampião e seu bando. É o convívio com a vegetação típica do semi-árido e a reserva mais natural do bioma caatinga. O cânion tem sido palco de provas e campeonatos de canoagem. Na Prainha de Paulo Afonso na Copa Vela, acontecem também provas náuticas principalmente com os barcos da classe laser e hobie cat e de jet-ski. Os turistas amantes da aventura e adrenalina ainda podem praticar e acompanhar atividades como MotoCross, SuperCross, Bicicross, Rally. A região também é rica em espaços para a prática de rappel, tiroleza e outros esportes de aventura.
Cachoeiras
A cachoeira de Paulo Afonso se constitui num atrativo natural de interesse universal, que poderá ser ampliado pela sua inédita situação de operar programadamente e da repercussão positiva de se recuperar esse espetáculo da natureza depois de décadas de extinção... dá-se a ela, quando ao atributo atratividade/intensidade de todos os outros atrativos existentes na área (pesquisador Alejandro Luiz Pereira – retirado da página 14 do trabalho de Galdino)
A cachoeira de Paulo Afonso, que já foi “uma das cinco maiores do mundo em volume d´água associado à altura, única situada em áreas semi-áridas” (Alejandro), também foi inspiração para a poesia vigorosa do baiano Antônio Castro Alves, mesmo sem nunca ter visitado. (como informa a Professora Jovelina Ramalho em sua dissertação de mestrado) .
Serra do Umbuzeiro
A Serra do Umbuzeiro, localizada no Povoado Riacho, distante 20 quilômetros do cento de Paulo Afonso, pela BR-110, é cenário para uma boa caminhada até o cruzeiro, em seu ponto mais alto.
O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 507 metros tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso.
Passeio de Catamarã
A cidade de Paulo Afonso conta com mais um atrativo turístico e mais uma opção de lazer. Desfrute das mais belas paisagens do Canyon do Rio São Francisco a bordo do Catamarã Raso da Catarina. O passeio tem aproximadamente 3 horas de duração sendo 1 (uma) hora para banho.
O Canyon do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. Dos 65 quilômetros do cânion, que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingo, 17 quilômetros de cânion natural com paredões de granito com mais de 110 metros de altura, estão no município de Paulo Afonso. O Canyon também pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.
Praças, Igrejas, Monumentos
Pinturas Rupestres
Mais de 100 sítios arqueológicos da região do canyon do São Francisco, em Paulo Afonso, com pinturas rupestres datadas de nove mil anos, são protegidos pelo Museu a Céu Aberto de Artes Rupestres, As artes rupestres, são sinais e figuras pintados pelos homens primitivos, em rochas e paredes de cavernas, estão gravadas em rochedos graníticos do sertão baiano.
Raso da Catarina
Ponte D. Pedro II
A Ponte Dom Pedro II (Ponte Metálica, como é conhecida), construída na década de 50, é uma maravilha da engenharia, toda em metal encravada no belo canyon do Velho Chico. É nela que os atletas liberam sua adrenalina em saltos de bungee jump, base jump e rapel. Tornou-se um ícone da cidade de Paulo Afonso. Porém, atualmente não é possível o uso da mesma sem autorização prévia do DNIT.
Acompanhe alguns depoimentos de pessoas que já praticaram atividade de aventura na ponte na Séria ADRENA, atividade nos ar (ou pendurados)
Prainha Ayrton Senna
Trilhas Ecológicas
Balneário Prainha
Raso da Catarina
A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto que à noite é de até 10°C.
Famílias dos índios pankararés habitam na entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico que apresenta belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez. Uma outra, lembra uma grande catedral gótica.
A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeliáceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da ararinha-azul.
Os passeios são feitos sempre com carro tracionado e com a presença de guia local e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai.
Gastronomia
O Turismo e a Gastronomia são inseparáveis, pois não têm como se pensar em turismo, sem prever entre outros itens, a alimentação para curta ou longa permanência, onde o viajante não pode abster-se dela, e desta fora, sempre tende a experimentar a cozinha local.
Em Paulo Afonso, pode-se provar o Acarajé, a Buchada, a Rabada, o Bode Assado ou guisado, a Galinha de capoeira, o Doce de umbu. O peixe frito, ou em moquecas, dentre eles a tilápia, são opção imperdível. Todos estes pratos fazem parte da nossa culinária, que tem grande variedade de alternativas para todos os gostos. Pizzarias, bares, sorveterias e lanchonetes oferecem variadas opções mais leves, como sanduíches, salgados, crepes e massas. É de dar água na boca!
Igrejas
Igreja São Francisco de Assis
Construído em 1949 sobre pequena colina, tem estrutura em pedra da própria região. A nave tem 90m2 e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. Na parede de fundo a imagem de São Francisco de Assis, o padroeiro da cidade, está impressa em alto relevo. Nas paredes laterais, as estátuas de São Judas Tadeu, Nossa Senhora da Conceição e de São José, além dos quadros que representam a via-crucis de Jesus. A igreja de São Francisco de Assis já é cartão postal da cidade mais precisa ser incorporado aos roteiros turísticos, especialmente para os visitantes da terceira idade.
Catedral de Nossa Senhora de Fátima
Construído em 1952 em arquitetura neoclássica com predominância de linhas retas, possui 1000m2 de área construída, estrutura em concreto armado e cobertura em telha tipo francesa, sustentada por tesouras de madeira de lei. No altar, grande cruzeiro em madeira, dois confessionários e uma pia batismal. Na torre central, com 12m de altura, destaca-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima e o sino em bronze. Nas paredes laterais, estátuas de Nossa Senhora das Dores, de Santo Antônio e de São José. O Templo é aberto diariamente das 7h:00h às 13:00h e das 14:00h às 22:00h . Fica localizado na Avenida Getúlio Vargas
Igreja de São Lourenço
Construída em homenagem ao padre Lourenço, que veio da Itália com Dom Mario. Padre Lourenço sofreu um acidente e faleceu. No local foi construído um cruzeiro e a igreja. O nome da Igreja São Lourenço foi em homenagem ao padre, já que tinha um santo com o mesmo nome. Está localizada no bairro B.N.H.
Monumentos
Monumento ao Trabalhador
Localizado na praça 1º de maio, na Avenida Getúlio Vargas. Este monumento é uma homenagem aos que trabalharam na perfuração das rochas, abrindo caminho para a construção da usina, representado por dois marteleiros. A obra foi inaugurada em 01/05/1960. O autor do projeto de sua criação foi o vereador Carlos Alberto Alves, da Câmara Municipal de Paulo Afonso, também chesfiano, piloto de aeronaves da empresa. A homenagem está expressa na seguinte mensagem: Aos que tornaram Paulo Afonso a redenção do Nordeste.
O Obelísco
Registra a 1ª concretagem da barragem de Delmiro Gouveia assistida pelo Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra em 12 de agosto de 1949.
End. Av. Maranhão
Ponte Dom Pedro Segundo
A Ponte Metálica, construída na década de 50, é uma maravilha da engenharia, toda em metal encravada no belo canyon do Velho Chico. Apesar de está interditada para a prática de esportes radicais é nela que vários artistas, atletas, liberaram sua adrenalina em saltos de bungee jump, base jump e rapel. Tornou-se um ícone da cidade de Paulo Afonso.
O Touro e a Sucuri
A história desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviara o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d'água até chegar ao que é hoje. O touro representa o rio com a sua força e formosura naturais. A sucuri representa a ciências, o conhecimento humano. É a engenharia domando o grande gigante (o rio). Segundo a visão do autor, em relação a 4ª estrofe do poema de Castro Alves, “A Cachoeira, o touro representa a rocha, a força; a sucuri, as águas em serpentina, quebrando a rocha, daí surgindo a grande cachoeira.
A Amazona e o Cavalo
É uma escultura carregada de significados, ligados a nossa realidade. Numa visão mais simples, a amazona, simboliza o homem dominando a natureza que está sendo representada pelo cavalo. Outra interpretação dá conta que A amazona simboliza a queda d’água em forma de cachoeira precipitando-se sobre as rochas (a pedra granítica), própria da região, que está simbolizada pelo corcel. Fica localizado na escolinha (CFPPA).
Monumento do Primeiro Decênio da CHESF
Situado na praça do Belvedere este monumento foi uma homenagem dos trabalhadores da Chesf à sua primeira diretoria. O monumento é composto de:
- 1. Busto do Dr. Antônio José Alves de Souza, engenheiro e primeiro presidente da Chesf;
- 2. 04 medalhões com os rostos dos primeiros diretores: Adozindo Magalhães de Oliveira, como diretor administrativo Falecido no inicio das obras; Afrânio de Carvalho (substituto de Adozindo) Carlos Berenhauser Júnior, Diretor comercial e Otávio Marcondes Ferraz, Diretor técnico.
Na parede onde estão os medalhões há uma frase, originalmente gravada em letras de bronze. Optou-se em manter a frase em letras fundidas em baixo relevo na própria parede. A frase é: A fé, a temacidade, o sacrifício e a união tornaram realidade o anseio de várias gerações. Ao presidente e aos diretores da CHESF, as homenagens dos que colaboraram na obra de Paulo Afonso. 15-03-48 a 15-03-58.
Parques e Praças
Canyons do Rio São Francisco
É formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se cheias de relevos lisos ou pontiagudos formados pela erosão da àgua e ação dos ventos. O Canyon pode ser apreciado de inúmeros locais mas destacamos a vista a partir da Ponte que liga ao Estado da Bahia e Alagoas, a BR - 110.
O local é uma parte do Alto Vale, que inicia-se no lago Moxotó, a partir da Cachoeira de Paulo Afonso, e vai até às proximidades de Piranhas, em Alagoas. O Canyon apresenta profundidades variaveis, desde 30 até 170 metros, extensão de 65km e largura também variavelo entre 50 a 330 metros. As rochas das encostas são do tipo magmáticas e metamorficas, de granito, nas cores vermelha e cinza. A vegetação é de caatinga rasteira, co uma fauna rica e variada, contastando de inumeras especies de répties, insetos e aves. O canyon do Rio São Francisco, pode ser apreciado em inesquecível passeio de catamarã, no trecho à montante da Usina Xingó até o Riacho do talhado, onde o barco faz uma parada para mergulho.
Lago do Capuxu
A área do lago é de aproximadamente 15.000m², largura de 100 metros, extensão de 150 metros e profundidade média de 2 metros. É cercado por arvores de grande porte, como as tamarineiras, azeitoneiras, mangueiras, goiabeiras, amendoeiras, caraibeiras, algarobeiras e muitas plantas ornamentais. É proibido o banho, por ser area de segurança da CHESF.
Uma paisagem deslumbrante para um fim de tarde!