II Paulo Afonso Jazz Festival, foi um verdadeiro sucesso. - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

II Paulo Afonso Jazz Festival, foi um verdadeiro sucesso.

28 de novembro de 2017

Nesse último final de semana, a cidade de Paulo Afonso foi agraciada com um lindo festival de música. Aconteceu entre os dias 24 e 26 de novembro o II PA Jazz Festival. Idealizado pelos produtores Igor Gnomo, Clícia Nascimento e Larissa Hora no ano de 2016 com o nome de BOND Jazz, o festival foi abraçado pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso que resolveu realizar a 2ª edição com o intuito de inserir esse evento no calendário cultural da cidade.

 

 

 

Desde a sexta feira passada a cidade respira música boa e o evento foi digno de vários elogios no que se refere a organização, escolha de atrações e sintonia com o público. Uma oportunidade de conhecer novos ritmos, revelar talentos e proporcionar um intercâmbio musical pois, além de grandes músicos apresentando seus shows nos palcos, o Paulo Afonso Jazz Festival contou com um workshop que proporcionou uma troca de experiências entre o renomadíssimo André Neiva (baixista de Jorge Vercillo), Lamartine Costa (músico pauloafonsino), o baterista Igor Galindo e a banda de Álvaro Assmar. Foi uma manhã de sábado rica em conteúdo musical.

 

 

 

O evento iniciou na noite de sexta feira com a banda pauloafonsina Preto e Branco tocando no Palco Alternativo intitulado Rota de Fuga, que também foi contemplado com a atração local Orbita Mobile.

 

 

 

 

Inaugurando o Palco Osvaldo Silva (músico homenageado pelo evento) , o trio Marcelo Fonseca apresentou pela primeira vez seu trabalho autoral instrumental, o trio estava irradiando felicidade. Em seguida, tocou a banda pernambucana de Claytom Barros com a participação Paulo Rafael e, fechando  a noite com chave de ouro, a sueca Kajsa Beijer fez um lindo show o com a participação do trio mesa para três.  

 

A noite de sábado foi regada a baião, estreando o palco Rota de Fuga com Johnathan Malaquias e sua sanfona arretada. Em seguida, o Palco Osvaldo Silva foi "aberto" com a apresentação do blues man baiano Álvaro Assmar e banda, a dupla tão esperada Mestrinho e Pipoquinha, Lamartine Costa, Luciano Magno e participação do sanfoneiro Cezinha e encerrando a noite, o cantor Jorge Vercillo fez uma apresentação de mais de 2h regado a muito saudosismo em suas músicas consagradas.

 

 

 

A tarde de domingo no Parque Belvedere já é consagradamente animada, mas a presença da Jam no Parque do Paulo Afonso Jazz Festival deu ainda mais charme ao local. Abrindo a tarde musical, o guitarrista Sérgio Chorão se apresentou com sua banda instrumental, logo em seguida, Julio Rego (gaitista)  e Ricardo Vieira (violão de 7 cordas) , que estiveram no festival do ano passado, trouxeram o som do novo CD e também trouxeram o percussionista Hermogenes como convidado.

 

 

A cantora pauloafonsina Carolina Alexandra, com todo seu charme apresentou seu show autoral intitulado Gaiola Viajante e a Jam foi encerrada com Igor Gnomo e músicos convidados que puderam fazer seus solos instrumentais em comemoração ao sucesso do evento.

 

Cada ano que passa eventos desse porte se tornam mais adequados para a cidade de Paulo Afonso. Foi visível a satisfação do público ao receber talentos tão grandiosos e fugir um pouco da cultura de massa. Um público que quase nunca sai de casa compareceu ao evento com essa sede de novidade.

 

A cultura é construída de forma gradativa. Uma cidade não pode ser fechado culturalmente a ponto de não poder receber outros tipos de manifestações culturais. Por muitas vezes, o desconhecimento faz com que determinadas manifestações sejam enfraquecidas, mas essa mistura que o evento trouxe para a cidade com muito Jazz, rock, baião, MPB, frevo e outros diversos ritmos possibilitou um contexto harmônico para a população.

 

A música instrumental tem uma certa dificuldade de ser inserida no contexto musical de uma cidade por não estar sendo sempre jogada nas mídias e vendidas comercialmente. Ações como essas do Festival de Jazz (GRATUITO) oportunizam a população a se aproximar ainda mais. Além de uma quantidade enorme de músicos na cidade que gostam de tocar um estilo musical, mas acabam tocando outros ritmos por uma questão de demanda.

 

O Paulo Afonso Jazz Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e teve a curadoria e produção do BOND Jazz formado por Clícia Nascimento, Igor Gnomo e Larissa Hora. A equipe envolvida nesse BOND foi formada também pelos apresentadores Ana Paula Araujo e Romildo Alves, os Diretores de Palco Pablo Vinícius e Vitor Barros Dutra e um grandioso apoio de Silvinho Xavier e toda equipe da Secretaria de Cultura e Esportes, do secretário Jânio Soares, do prefeito em exercício Flávio Henrique Lima, todos os parceiros que estiveram presentes para a realização deste grande evento, SAMU, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, GTran, Guarda Municipal, DVAP, Sesc Ler, Imagem Publicidade, Carlinhos Som, Candeeiro Iluminação, Frangil Som, NivaSom, Edson Lucena, e, todos que fizeram do II Paulo Afonso Jazz Festival um verdadeiro sucesso!

 

 

Por Ana Paula Araujo

Imagens: Bond Jazz Curadoria e Produção / ASCOM - PMPA

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.