ASCOPA E Núcleo Empreender recebem Secretario de Turismo Regivaldo Coriolano
20 de abril de 2017A ASCOPA através de sua presidente Gorette Moreira e o Trade Turístico receberam o atual secretário de turismo de Paulo Afonso, Sr. Regivaldo Coriolano, que esteve reunido na noite da última segunda-feira 17/04 com alguns empresários do turismo para o bate-papo " Vamos Falar de Turismo?" no auditório da ASCOPA.
Esse encontro ocorreu em função do convite realizado pelo Núcleo de Turismo do Programa EMPREENDER (saiba mais AQUI) ao secretário, com o intuito de aproximar o poder público da iniciativa privada.
Para esse primeiro encontro o secretário apresentou algumas propostas de trabalho e se colocou a disposição para esclarecimentos e possíveis parcerias. Dentre as propostas de governo foram citadas:
- A estruturação do receptivo da Serra do Umbuzeiro, proposta já elaborada na gestão anterior, porém ainda não executada, mas que atualmente já tem até data para o início dos trabalhos;
- Implementação de um roteiro para turismo religioso;
- Revitalização do Balneário Prainha;
- Revitalização da Praça do Grande Hotel com estrutura para atividades de aventura e um mirante para o cânion;
- Receptivo na Ponte Dom Pedro II;
- Receptivo bem estruturado na Malhada Grande para o Catamarã;
- Reabertura dos diálogos com a CHESF para trazer de volta atrativos turísticos como o Bondinho e o Modelo Reduzido;
- Criação do Festival da Primavera com diversos eventos culturais;
- Curso para formação de novos guias turísticos com dois anos de duração em parceria com o governo do estado, entre outras diversas possibilidades de alavancagem para o turismo de Paulo Afonso.
Após a apresentação das propostas o secretário disponibilizou-se para responder questionamentos, dúvidas e ouvir sugestões dos que se fizeram presentes, entre elas: a alteração de datas no calendário de eventos da cidade, especificamente do Moto Paulo Afonso, que deixou a rede hoteleira em situação delicada para atender a esse público fiel e de grande importância para a economia local que são os motociclistas; a construção de um pórtico de entrada para a cidade; a descentralização dos segmentos de turismo com um responsável capacitado para cada setor; trazer o artesanato de volta ao centro da cidade e a viabilização e formalização do turismo de aventura.
Muitas demandas foram expostas e discutidas, mas o tempo foi pouco para tantas sugestões, esclarecimentos e reivindicações. Segundo Regivaldo Coriolano, as portas da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio estarão abertas sempre que necessário e com muita disposição para trabalhar em parceria com os empresários e empreendedores que tenham interesse em investir no setor.
Uma questão que foi levantada pelo grupo e que já está sendo estudada pela secretaria é a formatação de forma coerente e estrutural dos atrativos e roteiros turísticos que podem e devem ser trabalhados pelo trade. Regivaldo garante que já esteve em reunião com alguns empresários para dar início a esse processo, que no entendimento da maioria é fundamental e imprescindível para o encaminhamento das ações futuras.
Essa foi mais uma ação do Núcleo de Turismo do Programa Empreender que é mantido pela ASCOPA e caso você que é empresário do Turismo e ainda não faz parte deste núcleo, junte-se à nós! Infomações: 75. 3281 - 3018 falar com Kelly Matos - Consultora Empreender.
Por Ana Paula Araujo e ASCOM ASCOPA
Fotos: ASCOPA