Atrativo Turistico - Acerte Paulo Afonso

Acerte Paulo Afonso » Atrativo Turistico » Monumentos

Monumentos

  • Monumento do Trabalhador
  • Monumento 1º Decênio da Chesf
  • O Touro e a Sucuri
  • O Obelisco
  • Ponte Dom Pedro Segundo
  • A Amazona e o Cavalo
  • A Amazona e o Cavalo

Monumento ao Trabalhador

Localizado na praça 1º de maio, na Avenida Getúlio Vargas. Este monumento é uma homenagem aos que trabalharam na perfuração das rochas, abrindo caminho para a construção da usina, representado por dois marteleiros. A obra foi inaugurada em 01/05/1960. O autor do projeto de sua criação foi o vereador Carlos Alberto Alves, da Câmara Municipal de Paulo Afonso, também chesfiano, piloto de aeronaves da empresa. A homenagem está expressa na seguinte mensagem: Aos que tornaram Paulo Afonso a redenção do Nordeste.

 

O Obelísco

Registra a 1ª concretagem da barragem de Delmiro Gouveia assistida pelo Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra em 12 de agosto de 1949.
End. Av. Maranhão

 

Ponte Dom Pedro Segundo

A Ponte Metálica, construída na década de 50, é uma maravilha da engenharia, toda em metal encravada no belo canyon do Velho Chico. Apesar de está interditada para a prática de esportes radicais é nela que vários artistas, atletas, liberaram sua adrenalina em saltos de bungee jump, base jump e rapel. Tornou-se um ícone da cidade de Paulo Afonso.

 

O Touro e a Sucuri

A história desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviara o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d'água até chegar ao que é hoje. O touro representa o rio com a sua força e formosura naturais. A sucuri representa a ciências, o conhecimento humano. É a engenharia domando o grande gigante (o rio). Segundo a visão do autor, em relação a 4ª estrofe do poema de Castro Alves, “A Cachoeira, o touro representa a rocha, a força; a sucuri, as águas em serpentina, quebrando a rocha, daí surgindo a grande cachoeira.

 

A Amazona e o Cavalo

É uma escultura carregada de significados, ligados a nossa realidade. Numa visão mais simples, a amazona, simboliza o homem dominando a natureza que está sendo representada pelo cavalo. Outra interpretação dá conta que A amazona simboliza a queda d’água em forma de cachoeira precipitando-se sobre as rochas (a pedra granítica), própria da região, que está simbolizada pelo corcel. Fica localizado na escolinha (CFPPA).

 

Monumento do Primeiro Decênio da CHESF

Situado na praça do Belvedere este monumento foi uma homenagem dos trabalhadores da Chesf à sua primeira diretoria. O monumento é composto de:

 

 

Na parede onde estão os medalhões há uma frase, originalmente gravada em letras de bronze. Optou-se em manter a frase em letras fundidas em baixo relevo na própria parede. A frase é: A fé, a temacidade, o sacrifício e a união tornaram realidade o anseio de várias gerações. Ao presidente e aos diretores da CHESF, as homenagens dos que colaboraram na obra de Paulo Afonso. 15-03-48 a 15-03-58.

+ Anuncie

Vídeos

Um Conto Sertanejo

mais vídeos

Newsletter

Receba novidades por email

Conte sua história

Envie algum fato marcante vivido em Paulo Afonso, junto com fotos e vídeos. Ela pode aparecer no site.
Contar Ver histórias
Voltar ao topo
© 2017. Acerte Paulo Afonso.