Paulo Afonso é tema no programa CAMINHOS DA REPORTAGEM da TV Brasil. - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

Paulo Afonso é tema no programa CAMINHOS DA REPORTAGEM da TV Brasil.

12 de agosto de 2013

A equipe de reportagem da TV Brasil esteve em Paulo Afonso no mês de julho para gravar um documentário sobre os Roteiros Integrados do Cangaço. O documentário tem como tema o Cangaço, cultura muito forte aqui na região. As cidades que fazem parte do Roteiro são Paulo Afonso, Macururé, Chorrochó, Piranhas, Água Branca e Aracaju. Cada uma com sua riqueza relacionada ao Cangaço.

 

Em Paulo Afonso, passarem pelo Riacho, Malhada da Caiçara, Campos Novos, Salgadinho e Juá.

 

No Riacho, conheceram complexo arquitetônico da Generosa Gomes de Sá (uma das maiores coiteiras de Lampião). O complexo é formado pela casa dela, mais 3 casas construídas para seus filhos e uma imponente capela que, ao fundo, é possível avistar a Serra do Umbuzeiro (importante atrativo turístico de Paulo Afonso). Essas construções foram iniciadas no ano de 1900. Como esse complexo era localizado entre a saída do raso da Catarina, a Casa de Maria Bonita e o estado de Sergipe, Lampião passava sempre pela casa dela para realizar os famosos bailes.

 

Na Malhada da Caiçara, visitaram o Museu a céu aberto Casa de Maria Bonita, lugar onde a Rainha do cangaço nasceu. No museu é possível encontrar algumas fotografias da Rainha do Cangaço, bem como alguns objetos da época.

 

Em Campos Novos, visitaram os escombros da casa de Sr. Venceslau, onde foi enterrado o primeiro filho de Lampião e Maria Bonita que foi gerado já sem vida.

 

Passaram pelo Salgadinho, onde conheceram a casa que a cangaceira Lídia Pereira de Sousa nasceu.

 

E, finalizando o roteiro Paulo Afonso, foram no Juá, onde visitaram pontos e pessoas que viveram no tempo do cangaço.

 

As outras cidades que fazem parte do Roteiro são Macururé e Chorrochó, onde visitaram o ex soldado de volante Teófilo Pires do Nascimento; Água Branca visitaram o casarão da baronesa Joana Torres, onde lampião atacou; Piranhas, onde fizeram o passeio até a Grota do Angico, lugar onde Lampião morreu; e em Aracaju foram só entrevistar a filha de Lampião e Maria Bonita

 

O documentário vai ao ar dia 05 de setembro às 22h, no porgrama CAMINHOS DA REPORTAGEM, da TV Brasil.

 

Toda a reportagem foi acompanhada pelo escritor João de Sousa Lima, grande estudioso, incentivador e apreciador do tema cangaço. A proposta dos Roteiros integrados é um projeto dele.

 

Mais informações sobre o tema cangaço você pode encontrar no site: http://www.joaodesousalima.com

 

Por Ana Paula Araujo

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.