4ª Confraria Líder/UNISA Cozinha Norte-Americana - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

4ª Confraria Líder/UNISA Cozinha Norte-Americana

4 de agosto de 2017

A LIDER/UNISA vem se destacando a cada edição de suas confrarias com o empenho e valorização dos seus alunos do Curso Livre de Gastronomia na noite do dia 26 de julho podemos perceber com requinte e organização uma noite extremamente agradável, com ambientação, música ao vivo, serviço e sabores que conquistaram os diferentes paladares.

 

A decoração ficou por conta de Silvana Santos, iluminação de Tauan e a presença musical de Lorena Lima e convidados, a 4º Confraria da LIDER/UNISA teve como tema: THE KITCHEN IS THE HEART OF THE HOME “ A cozinha é o coração da casa” os alunos foram divididos em 02(duas) equipes chamadas de Texas e New York, o evento homenageou a cozinha norte americana. A coordenação gastronômica ficou na responsabilidade do Chef Internacional Clodomiro Tavares.

 

Os alunos se empenharam para mostrar seus talentos, o que aprenderam nesses 6 meses de curso e já iniciaram de uma maneira bem criativa na caraterização, à equipe Texas levou o figurino de Xerifes para à cozinha com direito a chapéu e distintivo com os nomes de cada integrante e levaram miniaturas da imagem da estátua da liberdade em seus pratos. Já a equipe New York usou aventais personalizados, lenços com cores da bandeira, pura criatividade.

 

 

Equipe Texas

 

Equipe New York

 

 

O Jantar foi dividido em 6 pratos, onde cada equipe ficou responsável em criar uma entrada, prato principal e sobremesa, a harmonização dos vinhos ficaram aos cuidados do Sommelier pela Wine Spirits Education na Trust Walfran Lima, formado pela Napa Valley Academy

 

 

 

A noite satisfez sentidos além do paladar, olfato e visão. Os ouvidos foram satisfeitos com belíssima interpretação de Lorena Lima, cantando clássicos de Elvis Presley, Adele, Amy Winehouse, entre outros e acompanhada pelo belíssimo som do violino de Tatiana Dorta e o carron. Vamos ao que interessa e falar um pouco dos sabores dessa grande noite. O primeiro prato da noite, foi servido pela equipe Texas:

 

 

 

 

 

1ª Entrada – Equipe Texas

 

 

A equipe Texas preparou de entrada um Salmão grelhado típico do Alaska servido gelado e um equilibrado molho de mostarda e mel, cebolas crocantes e um crispe de pele de salmão em uma linda apresentação, dando destaque a cada elemento da receita. O que harmonizou perfeitamente com um vinho branco Chardonnay escolhido pelo sommelier.

 

 

2ª Entrada – Equipe New York

 

 

A Cheesecake salgada com camarão crocante e tomate seco e manjericão foi uma verdadeira surpresa de sabores, o que me deixou muito feliz! É costume sempre experimentar cheesecake doces e esse prato foi uma das surpresas da noite. Com uma montagem que trouxe sutileza e riqueza de detalhes. O prato foi harmonizado com o mesmo vinho do prato anterior e como podemos perceber a diferença de sabores a cada degustação. Para a cheesecake foi preparada uma base de biscoito água e sal, recheio de cream cheese e uma geleia de tomate seco e decorado com manjericão e fechando o prato um delicioso camarão crocante que estava no ponto certo.

 

1º Prato Principal – Equipe Texas

 

 

Desta vez um prato quente, foi  Pork Ribs In Jack Daniel´s – deliciosa costelinha suína ao molho barbecue com um toque do famoso e queridinho whiskey norte- americano Jack Daniel´s acompanhado de batatas rústicas e um leve toque de purê de abobora que estava com um doce saborosíssimo, o que fez combinar perfeitamente com o molho das costelinhas levemente apimentada e que se desmanchavam na boca. O que fez festa de sabores quando degustado com o vinho da uva  Pinot Noir um Robert Mandavi safra 2012.

 

 

2º Prato Principal – Equipe New York

 

 

Um verdadeiro Steak à Creole a cozinha Creole veio mais da culinária clássica europeia, mais delicada e refinada, a cozinha Cajun surgiu de uma culinária francesa mais rústica, mais simples.

Os alunos usaram a parte nobre do contrafilé bovino, servido com legumes grelhados que tinha, vagem, aspargos, cenoura o filé servido em uma caminha de alho poró ao vinho branco e muito crocante bem a moda da cozinha creole. O Filé estava bem passado, em uma excelente porção,  que casou super bem com o vinho Delicato OLD VINE ZINFANDEZ – 2013. A decoração do prato levava a bandeira americana o que deu um charme maior em sua apresentação.

 

 

Saindo das opções salgadas, foi a vez de saborear as sobremesas preparada pelos alunos, para alguns o momento mais esperado da noite é a festa dos doces. E, para a noite americana as equipes não deixam a desejar nos sabores. A primeira sobremesa foi servida pela equipe Texas.

 

 

1ª Sobremesa- Equipe Texas

 

 

Banana Foster Cheesecake com massa de biscoito, bem assada, cream cheese, creme caramelizado de banana e aquela deliciosa crocancia com nozes. O mix do cream cheese quando misturava com a caramelização de babanas deixou o sabor bem suave e de excelente harmonização. A apresentação do prato estava linda.

 

 

 

2ª Sobremesa- Equipe New York

 

 

Quando todos podriam já finalizar a noite com tantas delicias sendo servidas é que veio uma das surpresas da noite, chamado de Californiam Cream um delicioso creme de abacate misturado com chocolate 50%, mel, raspas de chocolate e creme de morangos. Servido em uma, belíssima taça de Martini!

 

Não sei vocês, mas já estou ansiosa pela 5ª edição!

 

Como falamos no início os alunos foram divididos em duas equipes, onde foram votados os quesitos: apresentação e sabor.

Descrição dos resultados

 Entrada

Texas (Salmão do Alaska com cebola crocante e molho de mostarda)

Apresentação: 217

Sabor:               211

 

New York (cheesecake Salgado com camarão crocante, tomate seco e toque de manjericão)

Apresentação: 251

Sabor:               239

Prato principal

Texas: (costelinha suína ao molho Jack Daniel’s acompanhado de batatas rústicas e leve toque de purê de abóbora)

 

Apresentação: 235

Sabor:               241 

 

New York (parte nobre do contra filé bovino, com legumes grelhados é alho poró ao vinho branco, a moda da cozinha creole)

 

Apresentação: 254

Sabor:               189 

Sobremesa

Texas (Massa com base de biscoito Corvette de cream cheese e molho caramelizado de banana).

Apresentação: 220

Sabor:               223 

 

New York (Creme de abacate com chocolate 50%, mel , raspas de chocolate e morango).

Apresentação: 238

Sabor:               227 

Total Geral

Texas:  apresentação total: 672                       

New York apresentação total: 743

 

Texas:  sabor total:       675

New York  sabor total:  655

 

AVALIAÇÃO DO EVENTO

Cada quesito poderia chegar no máximo a 290 estrelas. Resultado final:

Organização do Evento: 268

Recepção : 235

Serviço de mesa: 240 

Sommelier: 265 

58 pessoas avaliaram

 

A grande vencedora da noite foi a equipe Texas que obteve o maior número de estrelas no quesito sabor.

 

 

Assista o vídeo do evento:

 

 

Por Clícia Nascimento

Fotos: Mais Festas 

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.