3o Salão Baiano de Turismo - Notícias - Acerte Paulo Afonso

Notícias


Acerte Paulo Afonso » Geral » Notícias

3o Salão Baiano de Turismo

9 de maio de 2014

O 3º Salão Baiano de turismo iniciou ontem no Centro de Convenções de Salvador e, como sempre, contou com a participação das Zonas Turísticas da Bahia e o stand da Zona Lagos e Canions que contempla os municípios de Paulo Afonso e Glória.

 

Da cidade de Paulo Afonso, estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal, Chalés Chácara Regina, San Marino Hotel, Executive Hotel, Rota Vertical, ASCOPA e www.acertepauloafonso.com.br. Da cidade de Glória, estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal e Restaurante Tassio Castor.O SEBRAE como sempre proporcionou a ida desse grupo , organizando uma caravana com trade local. O stand Lagos e Canions estava todo decorado com artesanato em rede e foram distribuídas lembrancinhas para os visitantes, bem como material de propaganda dos municípios que representavam a zona.

 

Foto: Nat Paulo Afonso / N. Monteiro

 

 

Como sempre, grupos folclóricos foram convidados para fazer a recepção do evento dando todo um brilho especial com apresentações de dança regional, dança indígena, baianas lindamente caracterizadas.

Foto: Klycinha Nascimento

 

 

Foto: Bahiatursa

 

O Centro de Convenções fica dividido estrategicamente com área para as zonas turísticas exporem seus trabalhos (13 stands das zonas); 16 balcões para segmentos turísticos e produtos; feira de turismo ABAV; 60 stands comerciais ABIH e ABRASEL; pavilhões com rodada de negócios; stands para imprensa especializada; núcleo do conhecimento, onde acontecem palestras relacionadas ao assunto; espaço gastronômico (com cozinha show, espaço para degustação); Instituto Mauá com 18 stands para exposição do artesanato.

 

 

 

 

Foto: Klycinha Nascimento

 

Palestras de grande valor comercial foram realizadas no auditório Mãe Menininha, a começar pelo tema Gastronomia como elemento de Gestão de Restaurante, onde os palestrantes Tereza Paim (proprietária do restaurante Casa de Teresa), Leila Carreiro (proprietária do restaurante Dona Mariquita) e Beto Pimentel (proprietário do Restaurante Paraíso Tropical) expuseram suas experiências no ramo da gastronomia e defenderam a culinária regional como um fator diferencial nesse segmento. Proprietários de restaurantes especializados em comidas típicas do Nordeste, os palestrantes demonstraram uma enorme preocupação em não deixar morrer a raiz da culinária nordestina com produtos cada vez mais industrializados e com menos sabor. Valorizaram a produção artesanal de alimentos como um fator preponderante no sabor final dos pratos.

 

 

Fotos: Klycinha Nascimento

 

A segunda palestra teve como tema Acessibilidade no Turismo, um tema que está em alta devido à potencialidade desse público que está cada vez mais consumindo os produtos turísticos e, consequentemente, exigindo que os atrativos turísticos estejam preparados para receber aqueles que possuem mobilidade reduzida.

 

O palestrante Alexandre Baroni, superintendente dos direitos da pessoa com deficiência, expôs o case de sucesso no Pelourinho que desde o ano de 2011 iniciou com o Projeto de acessibilidade no Centro histórico de Salvador. Uma ação que parecia praticamente impossível e que teve muitos entraves, mas que se tornou um sucesso possibilitando o acesso às pessoas com deficiência a um dos principais atrativos turísticos da cidade de Salvador.

 

Foto: Klycinha Nascimento

 

O palestrante Wilken Souto, representante do Ministério do Turismo, demonstrou a potencialidade desse nicho que é o de pessoas com deficiência que tem grande potencial, com cerca de 45 milhões de brasileiros. Uma das alternativas encontradas para fazer com que esse público tenha voz, foi criar um canal de comunicação que esse público pudesse fazer a avaliação da capacidade dos estabelecimentos para recebê-los. Uma alternativa encontrada foi a publicação de um Manual de Orientação: Turismo e Acessibilidade, e a criação de um guia do Turismo Acessível, um site com informações e sugestões para esse mercado (http://hlog.acessibilidade.turismo.gov.br/ta/#conteudo).

.Foto: Klycinha Nascimento

 

Para finalizar, representantes da empresa Chapada Adventure expuseram um case sobre a recepção que a empresa fez para um grupo de deficientes auditivos e um deficiente físico. A problemática que envolve, desde a adaptação do atrativo natural à estrutura para receber esse visitante.

 

Foto: Klycinha Nascimento

 

As atividades encerraram por volta das 20h e o salão acontecerá até a noite de amanhã.

 

Foto: Nat Paulo Afonso

 

 

Curta nossa página AQUI

 

 

Por Ana Paula Araujo

Foto: Klycinha Nascimento / Nat Paulo Afonso / Bahiatursa

[email protected]

Leia mais

« 1 2 »
+ Anuncie
Voltar ao topo
© 2024. Acerte Paulo Afonso.