Sala da Cultura - Locais - Acerte Paulo Afonso

Acerte Paulo Afonso » Locais » Sala da Cultura

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) se instalou nesta região, conhecida como Forquilha, em 1948, antes do nascimento do município e cidade de Paulo Afonso que só aconteceu 10 anos depois, em 1958.
 
Com o início das obras de construção da primeira Usina de Paulo Afonso, milhares de nordestinos, principalmente dos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além dos baianos das regiões mais próximas, se estabeleceram em Forquilha, depois chamada Vila Poty, trazendo com eles suas raízes culturais.
 
Assim, nos primeiros tempos de Paulo Afonso, a influência cultural veio do pastoril e do reisado. E o cenário musical era composto pelo frevo, ciranda, maxixe, xote, baião e forró.
Nesse tempo também era comum a presença de repentistas e criadores da literatura de cordel e xilogravura, muito fortes em Pernambuco e na Paraíba.
 
O axé, ritos religiosos como a lavagem do Bonfim, cantos e danças associados aos cultos afro-brasileiros, instrumentos como o berimbau, o axé e a culinária baiana só começaram a chegar a Paulo Afonso no início dos anos de 1980.
 
No que se refere ao artesanato, no Povoado Malhada Grande um núcleo de produção artesanal, cria, há anos, em seus teares manuais, rústicos, peças de crochê e tricô, tapetes de fios, que têm atraído a atenção dos amantes da arte pura e regional e já foram até exportados para a Europa e Estados Unidos.
 
Temos também uma grande influência do cangaço, afinal, foi aqui que Lampião passou boa parte de sua vida, na região conhecida como Raso da Catarina. Daqui saíram 47 cangaceiros para o seu bando. E foi do Povoado Malhada da Caiçara, no município de Paulo Afonso, que  ele "levou" Maria Bonita, nossa conterrânea, que ficou conhecida como “a rainha do cangaço”. Um grupo folclórico “Cangaceiros de Lampião” existe há 60 anos.
 
O teatro “apareceu” por aqui na década de 70, onde uma professora popularizou o uso do palco, com apresentações regulares nos clubes da cidade. Surgiram alguns grupos de dança e conjuntos regionais, teatro de rua, também nas escolas. Hoje, o grupo que ainda permanece é a APDT (Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro) que é coordenada por um dos talentos revelados nessa década de 70.
 
Enfim, não diferente do nosso Brasil, Paulo Afonso é o resultado de uma mistura de cultura, cores, raças, costumes. O que nos faz muito ricos nesse aspecto.
Aqui temos excelentes músicos, desenhistas, contadores de causos, poetas, atores, artesãos, enfim, uma infinidade de artistas das mais diversas vertentes!
Aqui você encontrará um pedacinho de cada arte. Seja bem vindo ao mergulho cultural."

JaRô Produções e Entretenimento

Telefone: (75) 9123-5973 / (75) 8801-9534
Site: http://https://www.facebook.com/jaroproducoes
E-mail: jaroproducoes@gmail.com + detalhes
A JaRô Produções & Entretenimento é uma empresa qualificada e com profissionais especialistas em Produção e Comunicação Artístico-Cultural, Ações Educacionais e Ações Promocionais, atenta as necessidades dos seus clientes. Premiado com a montagem cênica e circulação em 04 (quatro) cidades de estados distintos que integram a Bacia do São Francisco (Paulo Afonso – BA, Delmiro Gouveia – AL, Canindé do São Francisco – SE e Jatobá – PE), através do edital Microprojetos Rio São Francisco, realizado pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, com recursos do Fundo Nacional de Cultura/Ministério da Cultura em 2012. Premiado com a circulação por 06 (seis) cidades baianas que compõem a Bacia do São Francisco (Paulo Afonso, Juazeiro, Sento Sé, Xique-Xique, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa), através do edital Setorial de Teatro, realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT e Unidade Executora da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, com recursos provenientes do Fundo de Cultura da Bahia – FCBA em 2013.

APDT - Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro

Bairro: Centro
Telefone: (75)3281 1770
Site: http://www.facebook.com/APDT
E-mail: apdt_brasil@yahoo.com.br + detalhes

Paulo Afonso é uma cidade pólo, por estar situada no norte da Bahia, fazendo divisa com Pernambuco, Alagoas e Sergipe, portanto é um ponto estratégico de convergência cultural do sertão para o Brasil e o mundo. Sob esse prisma, a equipe de trabalho busca no fazer cênico, pesquisar a história do nosso povo, estudar a simbologia dos nossos signos culturais, investigando as relações sociais, externando essas investigações em produções artísticas de caráter educacional e de entretenimento, questionando a realidade, dinamiza ndo a vida artístico-cultural da cidade e da região e sensibilizando para uma vivência social mais participativa.

A APDT foi criada com a finalidade de oportunizar, sensibilizar e dinamizar essas transformações na sociedade em geral, através do aperfeiçoamento e profissionalização dos artistas e técnicos na cultura, por meio de projetos e ações sócio culturais, ambientais e infantis.

Anuncie seu estabelecimento

Locais

+ Anuncie

Vídeos

Um Conto Sertanejo

mais vídeos

Newsletter

Receba novidades por email

Conte sua história

Envie algum fato marcante vivido em Paulo Afonso, junto com fotos e vídeos. Ela pode aparecer no site.
Contar Ver histórias
Voltar ao topo
© 2018. Acerte Paulo Afonso.