Sala da Cultura - Locais - Acerte Paulo Afonso

Acerte Paulo Afonso » Locais » Sala da Cultura

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) se instalou nesta região, conhecida como Forquilha, em 1948, antes do nascimento do município e cidade de Paulo Afonso que só aconteceu 10 anos depois, em 1958.
 
Com o início das obras de construção da primeira Usina de Paulo Afonso, milhares de nordestinos, principalmente dos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além dos baianos das regiões mais próximas, se estabeleceram em Forquilha, depois chamada Vila Poty, trazendo com eles suas raízes culturais.
 
Assim, nos primeiros tempos de Paulo Afonso, a influência cultural veio do pastoril e do reisado. E o cenário musical era composto pelo frevo, ciranda, maxixe, xote, baião e forró.
Nesse tempo também era comum a presença de repentistas e criadores da literatura de cordel e xilogravura, muito fortes em Pernambuco e na Paraíba.
 
O axé, ritos religiosos como a lavagem do Bonfim, cantos e danças associados aos cultos afro-brasileiros, instrumentos como o berimbau, o axé e a culinária baiana só começaram a chegar a Paulo Afonso no início dos anos de 1980.
 
No que se refere ao artesanato, no Povoado Malhada Grande um núcleo de produção artesanal, cria, há anos, em seus teares manuais, rústicos, peças de crochê e tricô, tapetes de fios, que têm atraído a atenção dos amantes da arte pura e regional e já foram até exportados para a Europa e Estados Unidos.
 
Temos também uma grande influência do cangaço, afinal, foi aqui que Lampião passou boa parte de sua vida, na região conhecida como Raso da Catarina. Daqui saíram 47 cangaceiros para o seu bando. E foi do Povoado Malhada da Caiçara, no município de Paulo Afonso, que  ele "levou" Maria Bonita, nossa conterrânea, que ficou conhecida como “a rainha do cangaço”. Um grupo folclórico “Cangaceiros de Lampião” existe há 60 anos.
 
O teatro “apareceu” por aqui na década de 70, onde uma professora popularizou o uso do palco, com apresentações regulares nos clubes da cidade. Surgiram alguns grupos de dança e conjuntos regionais, teatro de rua, também nas escolas. Hoje, o grupo que ainda permanece é a APDT (Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro) que é coordenada por um dos talentos revelados nessa década de 70.
 
Enfim, não diferente do nosso Brasil, Paulo Afonso é o resultado de uma mistura de cultura, cores, raças, costumes. O que nos faz muito ricos nesse aspecto.
Aqui temos excelentes músicos, desenhistas, contadores de causos, poetas, atores, artesãos, enfim, uma infinidade de artistas das mais diversas vertentes!
Aqui você encontrará um pedacinho de cada arte. Seja bem vindo ao mergulho cultural."

Igor Gnomo Group

Endereço: https://www.facebook.com/pages/Igor-Gnomo/227993880600679?fref=ts
Telefone: 75-8807.1158
Site: http://www.igorgnomo.com/
+ detalhes
Nascido em Paulo Afonso Bahia, IGOR DAVI (21 ANOS) graduando em Lic. em Música, guitarrista e compositor. Começou a ter influências musicais cedo, sempre influênciado pelos pais. Ganhou seu primeiro instrumento quando tinha 8 anos de idade, a partir daí não parou mais. O músico mistura elementos ritmicos do Funk, JAZZ, passando pelo rock instrumental. Atualmente Igor vem circulando com o show "NorDestino" em cima do seu primeiro cd também intitulado NorDestino, que conta com 9 composições de sua autoria e a participação de vários músicos como o guitarrista Luciano Magno. O grupo é composto pelo baixista Andre Jumper, o baterista Glaucio Barreto e o percussionista Gildo Madera. O direcionamento do grupo é voltado a festivais, feiras culturais e workshops, assim já passando por várias cidades e diversos eventos. Igor Gnomo é natural de Paulo Afonso-BA e reside atualmente em Aracaju-SE, assim facilitando a ponte para também outros estados. Ouça o trabalho https://soundcloud.com/igorgnomo http://www.youtube.com/watch?v=CGl8QZ_cKb8

Os Nelsons

Endereço: https://www.facebook.com/pages/Os-Nelsons/189587727798197
Site: http://myspace.com/osnelsonspacity
E-mail: osnelsons@hotmail.com + detalhes
Proveniente do sertão baiano quebrando toda mística original da palavra sertão, Os Nelsons fundamentaliza essa ambiguidade de estar no meio da seca, mas rodeado pela pureza da sua ilha, simbolizada pela sua formação antrópica, como sua cidade de origem, a Ilha de Paulo Afonso. A banda quebra esse paradigma e mescla com autoridade entre o elemento sertanejo acompanhando o cronograma da evolução musical, em que deixa transparente a vontade de expressar audiovisualmente toda sua originalidade e transformá-la em linguagem universal. A base eletrônica similar a dos guetos de Luanda, do life style de Kingston e das melhores boates de Londres, faz dos Nelsons uma banda contagiante e não consegue esconder o regionalismo que os difere desse cenário. Com elementos nordestinos: Carimbó, pagode e axé, misturados ao brasileiríssimo samba, os importados rock, dub, ragga, reggae e kuduro, Os Nelsons vem com a proposta de inovar no entretenimento das grandes festas, eventos, festivais e da mídia de massa (TV, radio e internet). A partir do lançamento do seu ultimo EP (Os Nelsons Inna Dancehall) Os Nelsons conseguiu atingir um publico maior o que gerou a primeira turnê da banda no inicio do ano. Com notória participação no evento grito rock passando por cinco cidades superou todas as expectativas da critica, já que em quase todos shows foram considerados a banda de destaque da noite. Este mesmo EP terá uma faixa integrando o novo CD Brazilian Bass Culture & Beyond que sairá na Europa, EUA e Canadá. Atualmente, a banda trabalha na pré-produção de um disco completo de estúdio intitulado ‘’Digital’’. Ouça o som aqui https://soundcloud.com/os-nelsons/

Trio Dona Florinda

Endereço: http://facebook.com/triodonaflorinda
Telefone: (75) 8884-0305
+ detalhes
Trio de forró pé-de-serra feminino da cidade de Paulo Afonso-BA. Voz e Percussão: Carolina Alexandra Triângulo: Lorena Garcia Zabumba: Fatima Melo Acordeon e Direção Musical: Salvio Emanuel

Thiago Sandes

Bairro: Centro
Telefone: (75) 9190.0491/ 8819.7024
Site: http://https://www.facebook.com/pages/Thiago-Sa...
E-mail: thiagosandestrombone@gmail.com + detalhes
Nascido em 20 de dezembro de 1983, THIAGO SANDES, foi influenciado musicalmente desde criança pelos variados estilos musicais que seu pai ouvia, como MPB, Samba, Forró, Rock, Reggae, Funk, Jazz, Música Instrumental, entre outros. Passando também a crescer acompanhando shows ao vivo das bandas que se apresentavam no Clube Operário de Paulo Afonso - COPA, onde seu pai trabalhava. Quando criança, começou a tocar brincando com as panelas, baldes e bacias de sua mãe, em uma tentativa de improvisar uma bateria, onde tocava, cantava e imitava o som dos instrumentos de sopro com a voz. Aos 13 anos ganhou um violão de sua madrinha, começando a estudar música de forma autodidata, por falta de professores qualificados na cidade, onde se apresentava catando e tocando nas reuniões familiares. Por ter interesse inteiramente pela música de forma mais abrangente, no que se trata de instrumento musical, no ano de 1998, começou a estudar teoria e leitura de partitura com o saudoso maestro e trombonista Expedito Aguiar, onde pode conhecer de forma mais íntima o som dos instrumentos de sopro. No início queria aprender a tocar trompete, mais por falta de instrumento só lhe havia sobrado um clarinete, que por sinal tem um som muito bonito, porém não teve uma boa adaptação ao instrumento. A partir daí passou a aprender a tocar trombone na banda marcial do COLEPA, que tinha como colaborador o saudoso Barbosa. Durante os ensaios da banda do COLEPA, sempre apareciam empresários donos de bandas locais procurando por músicos de sopro para formação de trio metal (trompete, trombone e saxofone). Em 2001, tornou-se músico profissional, sendo convidado como trombonista para integrar os metais da bandas: Los Bregas(banda baile), Aquarela Nordestina(forró), Marreta You Planeta(swingueira), Reboliço(swingueira), Falcões do Forró, Mayara e Banda. Além de tocar em bandas, também foi convidado para gravações dos CDs e DVDs das bandas da região. Os instrumentos utilizados por Thiago Sandes são: Trombone, Voz, Violão, Flauta, Cavaquinho e Pífano. Atualmente integra a Sand's Band, um grupo de música instrumental para cerimoniais e toca com Voz e Violão no estilo MPB. Atuando como músico Free Lancer, faz parte dos seguintes projetos musicais: Banda Sutac (axé); Sálvio Emanuel e banda (forró regional tradicional e música instrumental); Banda Origem do Forró; além de gravações em estúdio para outros artistas.

Ricardo Castelo

Site: http://www.facebook.com/Magickastel
E-mail: rpcastelo@gmail.com + detalhes
Voz+Violão+Guitarra+Vocalizes+Piston Cretino Artista radicado em Paulo Afonso desde o fim de 2010, e natural de Salvador, teve sua primeira experiência musical na 2ª Bienal do Recôncavo, em Cachoeira/BA, com sua composição "Cule-Cule", fazendo parte do grupo Mandú, que explorava o universo poético-literário de Guimarães Rosa. Posteriormente, em Salvador integrou por 10 anos o grupo musical Zambotronic, baseado nas vertentes da música negra nacional e internacional - a Black Music -, e também nos conceitos e instrumentos experimentais de Walter Smetak. Ainda com o grupo produziu uma série de eventos gratuitos e solidários sob o nome de BlackNoise, que envolviam shows musicais, djeeing, B-boys e grafite, nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Ilhéus (com o grupo "O Quadro"). Participou rapidamente na criação de outros grupos musicais tais como Cores Vivas (atual Thocay: samba e ritmos brasileiros) e Aparelhos Multiuso. Tem na sua formação Cursos Livres de guitarra e voz na UFBA, Conservatório Schubert/SSA e oficina musical com José Miguel Wisnik. Em Paulo Afonso, formou inicialmente o Quintado Blues (com Ronaldo Da Maceno), o Duo Magickastel (música experimental), e atualmente faz parte da banda Máquina Total. Em 2013 já participou do 2º Banquete Literário Sesc, do FLIPA Ano 5 e do 14º Moto Energia.

Zack Mc- Rapper nordestino (Zaqueu dos Santos Marques)

Telefone: (75) 8815.7961 / 9125.7383
Site: http://www.palcomp3.com.br/ZackMC
E-mail: zack.nostalgico@hotmail.com + detalhes
Nascido em Paulo Afonso. Tive o primeiro contato com o Rap aos 7 de idade, quando meu irmão veio de são paulo, dai foi amor a primeira ouvida hehe, comecei a cantar em 2006 com uma influencia cristã, ingressando na musica gospel, fiz parte de um grupo chamado ATOS DE CRISTO no qual fiz varias apresentações pela cidade, em igrejas, eventos de escola, praças e outros. Tendo como destaque a participação no fest gospel de 2008 no qual a banda catedral se apresentou. Em 2012 iniciei carreira solo e lancei o primeiro cd, intitulado "NOSTÁLGICO", onde pude levar meu trabalho a outras cidades da região.
http://www.youtube.com/watch?v=3pxYfrJR7X8 Gildo Madeira pensou nessa possibilidade criativa e inovadora, pois é uma forma fácil e barata para produção sonora, visto que os instrumentos são encontrados na rua, no quintal de casas ou no lixo. Ex: tonéis, latas, peças de carro, bacia, balde etc. E quando se fala em inovar o grupo Percussiclando vê solução em tudo que se pode produzir som, trabalhando e melhorando nas crianças a concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, além de estimular a consciência crítica e reflexiva voltada para o meio ambiente, ajudando a atenuar o impacto ambiental e promovendo o prazer de fazer musica; é o que podemos chamar de SOM SUSTENTAVEL. TUDO É MUSICA Show Percussiclando O show do grupo Percussiclando chega em sua cidade com proposta de mostrar variadas formas de fazer música instrumental percussiva, com criatividade e inovação buscando mostrar ao público presente o que podemos fazer com objetos que seriam descartados em locais impróprios. O grupo composto de 18 jovens entre 11 e 20 anos estudantes de escolas públicas de Paulo Afonso vem se destacado no cenário musical. A apresentação tem como objetivo principal conscientizar as pessoas de que o meio ambiente, maior patrimônio da humanidade, precisa de ajuda e que pede socorro a nós habitantes. Propomos também a ideia de educação socioambiental, onde a participação e o envolvimento de todos é que vai fazer a diferença. O nosso lema é sustentabilidade. Nosso show tem temas percussivos autorais, fazendo fusão de ritmos e sons nordestinos a exemplo da Bahia e de Pernambuco, tais como: Samba, samba de roda samba reggae, maracatu caboclinho, baião entre outros, valorizando e fortalecendo nossa cultura. Nessa mistura eclética e com uma dose de criatividade vem surgindo novo experimento musical, afirmando a diversidade da música nordestina. Numa apresentação vibrante, onde o público de todas as idades pode participar interagindo junto com o grupo fazendo um show à parte, são contagiados pelos instrumentos artesanais na batida pulsante, vão trazendo à consciência uma constatação inevitável, de que nós podemos dar uma nova oportunidade aos adolescentes que são atendidos pelo projeto e ao nosso planeta.

Gildo Madera

E-mail: https://www.facebook.com/gildomadera?fref=pb&hc_location=friends_tab + detalhes
Percussionista idealizador do Grupo Percussiclando
Anuncie seu estabelecimento

Locais

+ Anuncie

Vídeos

Um Conto Sertanejo

mais vídeos

Newsletter

Receba novidades por email

Conte sua história

Envie algum fato marcante vivido em Paulo Afonso, junto com fotos e vídeos. Ela pode aparecer no site.
Contar Ver histórias
Voltar ao topo
© 2018. Acerte Paulo Afonso.